TEMA 2024: A IGREJA SE MOVENDO NO PODER DO ESPÍRITO.
image

O FRUTO PERMANENTE - PARTE 4

O que fazer para manter o fruto no Reino? Precisamos de menos enfeites nos discípulos e mais essência do Espírito Santo empregada no caráter deles. Por que? Porque eles foram chamados por Jesus.

Talvez você possa identificar algo naquilo que eu irei falar, mas não se chateie, procure buscar andar no centro da vontade de Deus, para andar mesmo, no novo e vivo caminho que Jesus nos promete.

Quem realmente anda em um novo e vivo caminho, é um fruto permanente protegido no mundo espiritual. Veja o que diz em Jo 15:16:

16 Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda.

Infelizmente hoje, temos visto muitas pessoas que procuram um motivo para dizer: “Olha, eu não estou no Reino porquê...” isso....  Fui da Igreja, mas eu me decepcionei etc. Enfim, podemos ver pessoas que olham mais para as coisas do que para Jesus. São pessoas que vivem uma lepra na alma, que se não vigiarem e procurarem a cura, terão fim diferente do propósito que Deus tinha para elas.

Certa vez, ouvi em uma ministração que dizia: - Seja maior que suas desculpas!

Muitos vivem dando desculpas, mas na verdade, as pessoas não crescem porque não treinam a sua liderança, e não plantam a semente de honra onde elas tem aprendido o evangelho da salvação. Antes era excelente, de repente, acham que não pesta mais!!! Por isso, devemos refletir muito sobre Jo 15:16, porque Deus não brinca de Igreja.

Se você quer ser um fruto permanente, não pode ser pela metade. Por isso, não deixe Deus encontrar você 30% no propósito. Seja 100% em tudo o que faz, principalmente no propósito.

Entenda que às vezes não depende só do líder da Igreja, para ter um crescimento. Como assim, meu Apóstolo? Jesus mandou que envolvesse o discipulado. Ou seja, não depende só do lider ou de você para ganhar Goiás, Goiânia enfim, vidas para Jesus... Dependemos desse modelo deixado, que é espiritual. E que já fez efeito em sua vida, e continua fazendo, só que é preciso disciplina para ser um discipulo aprovado. Por exemplo; Eu não dependo de ninguém, mas preciso de todo mundo.

Deus não depende de ninguém, mas precisa de nós. Deus só depende dEle mesmo. Mas nós, dependemos totalmente dEle. Por isso, o plano já foi dado à maneira dEle, todos nós ja conhecemos o que está escrito em Mt 28:19-20.

19 Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; 20 ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.

Quando eu olho para o que envolve o discipulado, eu olho para a ordem de Jesus, e eu quero sua parceria, porque você também deseja essa parceria dos seus discípulos. Nós queremos a parceria daqueles que estão conosco, e não dos que dizem que estão. Por isso, entenda que o mover no Reino não envolve só “discipulado”, envolve “disciplina”.

O Discipulado não funciona “sem disciplina”. Não é a disciplina da correção, mas de orientação, para a pessoa a ter um foco. Somos chamados por Deus para gerar o fruto permanente.

Vou dar um exemplo: Eu tiro o meu devocional todos os dias. As minhas orações todos os dias, envolve muita coisa, de segunda a domingo, e também nos feriados; chovendo ou não, viajando ou não, em trânsito ou não, eu oro. Mas porque eu faço isso? Porque o meu comportamento “não” é compatível com essa “disciplina”. E se “eu não” me “esforçar”, eu não faço! Ou seja, eu não tenho essa disciplina, mas eu luto para ter e ai eu consigo vencer.

O Reino de Deus é tomado por esforço. Por isso, Jesus disse em Mt 11:12:

12 Desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele.

Portanto, a disciplina é necessária para todos nós, para o fruto permanente permanecer, e também para podermos mostrar o quanto o nosso caráter está tratado. Por exemplo: quando recebemos uma meta, isso nos mostra, o quanto o nosso caráter está tratado. Todos nós sabemos o que devemos fazer em uma Igreja, que é levar a Palavra de Deus, trazer vidas para Jesus. Por que? Porque isso, envolve o meu fruto, a minha permanência e a minha constância no Reino. Porque sou um disciplulo disciplinado.

Devemos entender que essa questão não depende só do lider principal, depende também dos outros porque envolve o relacionamento.

A nossa visão de permanência é muito mais saudável quando a gente sabe se relacionar. Por exemplo: ter uma confraternização; sermos cristãos. Devemos nos relacionar. A partir daí, começamos a mostrar o quanto temos de Deus. É amor!!!

Para você entender melhor, existem pessoas que se sentarem com um colega de ministério, não tem um assunto consernente ao reino para desenvolver em uma conversa. Por quê? Porque o relacionamento está arranhado, preso em alguma coisa do mundo, que está em primeiro lugar na vida dele.

A falta de relacionamento com Deus, com a Palavra, ouvir o culto, estar envolvido na Igreja, danificam a caminhada. Enfim, a intimidade com Deus determina muito a nossa vida espiritual, sentimental, financeira, social e família etc.

Um outro exemplo: veja que de igual modo entre o marido e uma mulher, também. Se não tiverem uma intimidade a tendência a esfriar. Outro caso: entre o patrão e um empregado, se não houver interesse pelo serviço, a mesma coisa acontece.

Um outro aspecto importante que envolve a permanência no Reino são as nossas ações de ter um “testemunho positivo” e “nunca negativo”.                                                                   

Seja em qual situação for; boa ou ruim, o que valida a nossa vida, o nosso ministério, em nossa chamada, é a unção que repousa sobre nós. 

A permanência tem exemplo, veja que Jesus mesmo fala assim: Vocês irão permanecer em Mim pelo exemplo, pela disciplina, pelo relacionamento e pelo discipulado. Jesus sabia o que estava falando! Veja em Jo 15:4-9.

4 permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim. 5 Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. 6 Se alguém não permanecer em mim, será lançado fora, à semelhança do ramo, e secará; e o apanham, lançam no fogo e o queimam. 7 Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito. 8 Nisto é glorificado meu Pai, em que deis muito fruto; e assim vos tornareis meus discípulos. 9 Como o Pai me amou, também eu vos amei; permanecei no meu amor.

Que Deus os abençoe nesse novo tempo e traga o entendimento sobre o fruto permanente, e que vocês possam um dia chegar no céu e vejam o legado deixado e abençoado pela condução do Espírito Santo em nossa geração. E assim, possamos ver filhos, famílias rendidas ao pés de Jesus, cumprindo o Ide de Mt 28:19-20. E que o Senhor estará conduzindo vocês sempre como fruto permanente.

Beijo no coração! Amo vocês!  
 

Alameda Contorno, Nº 1842, Qd. 52, Lt. 13 e 14 - Jardim Santo Antonio - Goiânia-GO CEP: 74.853-120 Telefone: (62) 3922-3812
Segunda a sexta - 8 hs às 12 hs e 14 hs às 17 hs
Net Suprema