TEMA 2024: A IGREJA SE MOVENDO NO PODER DO ESPÍRITO.
image

NÃO APAGUEM O ESPÍRITO

Só é possível andarmos no Espírito, quando estamos livres, portanto, nós não podemos dar passos para frente se estamos atados ou aprisionados em correntes. 

Precisamos achar o que perdemos no decorrer de nosso chamado.

Nós sabemos que o Egito simboliza esse mundo, e o mundo é que nos escraviza e destrói, é o que suga as nossas forças e nos faz viver fora do propósito de Deus. Por isso, veremos na Palavra, que Deus teve misericórdia do seu povo e enviou um libertador, onde através do sangue do cordeiro e da morte do primogênito, o povo foi liberto. E aqui, Deus nos dá um conselho, em I Ts 5:16-22.

16 Regozijai-vos sempre. 17 Orai sem cessar. 18 Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. 19 Não apagueis o Espírito. 20 Não desprezeis as profecias; 21 julgai todas as coisas, retende o que é bom; 22 abstende-vos de toda forma de mal.

Quando estávamos no mundo, nós estávamos no nosso “Egito”, e éramos escravos do pecado, acorrentados pelos desejos da carne. E pior, nós éramos maltratados e destruídos, destinados a justiça e o juízo. Jo 8:34.

34 Replicou-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: todo o que comete pecado é escravo do pecado. 

Então veio o Filho de Deus como o cordeiro que tira o pecado do mundo, JESUS, e Ele trouxe a libertação através do seu sangue. II Co 3:17.

17 Ora, o Senhor é o Espírito; e, onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade.

Portanto, essa obra não acabou na cruz. Veja que Jesus disse que Ele enviaria Outro, e a palavra usada aqui nesse texto no original grego é ALLÓS que significa: da mesma substância, da mesma qualidade, da mesma espécie, ou seja, JESUS enviou outro igual a Ele, o ESPÍRITO DA VERDADE. Jo 14:16.

16 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco,

O Espírito Santo foi enviado com o propósito de dar continuidade àquilo que Jesus começou, e edificar uma noiva imaculada para a sua volta. Portanto, ter o Espirito Santo habitando em nós é uma dádiva da graça, pois não merecemos, mas pela sua misericórdia e amor ele fez de nós “casa”.

O Espírito Santo não é uma coisa, uma força ou uma energia como muitos pregam, Não!!! Ele é uma pessoa, Ele é Deus. Ele é invisível mas real, e a nossa intimidade com Ele é conquistada através da fé na Sua existência e no Seu poder transformador. Por isso, uma das características de sua presença, é fazer a vontade do pai. Precisamos buscar incansavelmente a presença dEle, porque só assim, seremos uma geração forte. Só assim seremos uma geração tomada pelo Espirito, porque nEle habita a força e o poder de Deus, nEle existe uma personalidade, uma vontade, uma emoção. Por isso, que Ele pode ser entristecido, resistido e apagado.                                                                      

Como está seu relacionamento com o Espirito Santo? Porque, o Espirito Santo é aquele que mantém a paz e a liberdade em nossas vidas, Ele zela pela nossa libertação.

Se estamos cheios do Espírito, temos a liberdade, mas se estamos cheios de cadeias, é porque estamos vazios DEle. A Bíblia diz que o mundo não pode recebe-lo. Jo 14:17.

17 o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós.

Vimos que aquele que se faz amigo do mundo, torna-se inimigo de Deus, mas aquele que se torna amigo de Deus, torna-se inimigo do mundo.

O mundo não pode receber o Espírito Santo, porque não O vê nem O conhece. Veja que estamos sendo intruidos por Deus, sobre um sistema mundano, e nós não podemos viver e ser do Espirito, se vivermos em um sistema carnal, que nos aprisione e nos cegue. Rm 8:5.

5 Porque os que se inclinam para a carne cogitam das coisas da carne; mas os que se inclinam para o Espírito, das coisas do Espírito.

A Palavra nos diz que quando o Espirito Santo viesse, Ele nos guiaria a toda verdade. Jo 16:13.

13 quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir.

O Espirito Santo de Deus é nosso guia, nos conduz, nos dá direção. Ele é o responsável por nos guiar a toda a verdade. Ele é aquele que nos revela o desejo e o caminho do Pai.

A palavra de Deus diz que aqueles que são guiados pelos Espírito, esses são filhos de Deus. Rm 8:14.

14 Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.

Veja que no Antigo Testamento Deus mostrava o caminho ao seu povo em Êx 13:21-22, a Palavra diz.

21 O Senhor ia adiante deles, durante o dia, numa coluna de nuvem, para os guiar pelo caminho; durante a noite, numa coluna de fogo, para os alumiar, a fim de que caminhassem de dia e de noite. 22 Nunca se apartou do povo a coluna de nuvem durante o dia, nem a coluna de fogo durante a noite.

Veja, o Senhor ia adiante deles! Um guia nunca pode ir atrás, ele sempre tem que estar à frente mostrando o caminho. Um guia está apto para mostrar o caminho que não conhecemos, pois ele conhece esse caminho. Assim é o Espirito Santo, Ele conhece a mente de Deus e nos guiará a toda a verdade.

Veja a coluna de nuvem! Essa nuvem protegia o povo do sol escaldante do deserto, pois o sol rouba a água do corpo e sem a água ficamos desidratados. A sombra mantém a água em nossos corpos para que possamos nos manter em pleno funcionamento, hidratados. O nosso corpo só funciona com a água. Assim é nosso homem espiritual, e do seu interior tem que fluir rios de águas vivas! A água é a Palavra que o Espirito protege em nosso coração para não ser roubada. 

O homem só funciona com a Palavra! A Bíblia diz que a coluna de nuvem ia guiá-los no caminho, e a Palavra diz que o caminho é Jesus, por isso, só exite um que pode nos conduzir, o Espírito Santo.
                                                                                                           
E a Coluna de fogo? No deserto as temperaturas são altas durante o dia, mas durante a noite elas caem relativamente, e no lugar do calor escaldante vem um frio congelante. Mas, o Senhor na noite era uma coluna de fogo para proteger o Seu povo e não permitir que o frio os alcançasse. Por isso, o Espirito Santo é quem não nos deixa esfriar.                                                                         
  
Portanto, assim é o Espirito Santo, um fogo que não permite que a frieza espiritual nos alcance nem nos domine!

Muitos estão vivendo nesse “frio” porque não mantiveram a chama do Espirito Santo acessa em seus corações. Ele é a luz que nos ilumina nas trevas! Nas trevas do deserto, havia a luz da coluna de fogo! Por isso, entenda que nas trevas da nossa vida, sempre existirá a luz: o Espírito Santo.
                                                                                                     
Entenda, Deus não se afastava do seu povo. Por isso, nós tambem não podemos nos afastar do povo.

O Espírito Santo é nosso companheiro, amigo fiel, e Ele não se afasta de nós. Por isso, devemos rever todos os dias: Como está a minha vida? Porque hoje, você já tem o discernimento de que se Ele está com você, e se Ele está permitinho algo, por que isso?  Não somos mais meninos, agitados por toda a sorte de doutrina.
                                                                                                     
Veja na história da libertação do povo, veja que o pão só era revelado ao amanhecer. Moisés disse que ele foi dado pelo Senhor. Entenda que esse pão é Jesus, Ele é o Pão da Vida, e o Espírito Santo é essa luz que O revela, para nos dar a direção, o caminho da verdade.                                             

Amem.

 

Alameda Contorno, Nº 1842, Qd. 52, Lt. 13 e 14 - Jardim Santo Antonio - Goiânia-GO CEP: 74.853-120 Telefone: (62) 3922-3812
Segunda a sexta - 8 hs às 12 hs e 14 hs às 17 hs
Net Suprema