TEMA 2024: A IGREJA SE MOVENDO NO PODER DO ESPÍRITO.
image

VOLTANDO AO CENTRO DO PROPÓSITO

Eu creio que você já deve ter ouvido palavras de despedidas, e elas são comoventes, não são? Mas eu não acredito que tenham sido como as do Apóstolo Paulo aos anciãos de Éfeso, em At 20:17-35. 

20 jamais deixando de vos anunciar coisa alguma proveitosa e de vo-la ensinar publicamente e também de casa em casa, 21 testificando tanto a judeus como a gregos o arrependimento para com Deus e a fé em nosso Senhor Jesus [Cristo]. 22 E, agora, constrangido em meu espírito, vou para Jerusalém, não sabendo o que ali me acontecerá, 23 senão que o Espírito Santo, de cidade em cidade, me assegura que me esperam cadeias e tribulações. 24 Porém em nada considero a vida preciosa para mim mesmo, contanto que complete a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus para testemunhar o evangelho da graça de Deus. 25 Agora, eu sei que todos vós, em cujo meio passei pregando o reino, não vereis mais o meu rosto. 26 Portanto, eu vos protesto, no dia de hoje, que estou limpo do sangue de todos; 27 porque jamais deixei de vos anunciar todo o desígnio de Deus. 28 Atendei por vós e por todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastoreardes a igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue. 29 Eu sei que, depois da minha partida, entre vós penetrarão lobos vorazes, que não pouparão o rebanho. 30 E que, dentre vós mesmos, se levantarão homens falando coisas pervertidas para arrastar os discípulos atrás deles. 31 Portanto, vigiai, lembrando-vos de que, por três anos, noite e dia, não cessei de admoestar, com lágrimas, a cada um. 32 Agora, pois, encomendo-vos ao Senhor e à palavra da sua graça, que tem poder para vos edificar e dar herança entre todos os que são santificados. 33 De ninguém cobicei prata, nem ouro, nem vestes; 34 vós mesmos sabeis que estas mãos serviram para o que me era necessário a mim e aos que estavam comigo. 35 Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é mister socorrer os necessitados e recordar as palavras do próprio Senhor Jesus: Mais bem-aventurado é dar que receber.

Veja que o Apóstolo Paulo está terminando seu trabalho para o Senhor aqui na terra, porque logo mais, (dois anos depois) o Ap Paulo seria decapitado. O que ele fez? Ele reúne os líderes da Igreja de Éfeso, para orientá-los sobre o cuidado que deveriam ter com o rebanho gerado sob a sua liderança. Ou seja, Paulo demonstra uma preocupação de um pai, com o que sucederia aos discípulos de Éfeso após a sua partida.

Veja que a orientação demonstra preocupação, porque nela dizia assim: "Entre vós penetrarão lobos vorazes, que não pouparão o rebanho". Versículo 29.

29 Eu sei que, depois da minha partida, entre vós penetrarão lobos vorazes, que não pouparão o rebanho.

Ainda acontece nos dias atuais, quando estes lobos (falsos mestres), contaminam nossos discípulos, com heresias por meio da internet, etc. Porém, em seu cuidado e temor com a obra, o Apóstolo Paulo lembra seus discípulos, a respeito de tudo o que dEle receberam, como o amor, as orações, o treinamento. E em um versciculo antes, no versículo 28, Paulo faz um alerta ao discipulos. Veja o nivel de Aliança do Apóstolo Paulo e o quanto ele crê em Deus, demonstrado no cuidado com os disciplulos, veja a sua fidelidade.

28 Atendei por vós e por todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastoreardes a igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue.

É uma exortação para que não negligenciassem suas posições de liderança, independentemente do que acontecesse, mas para que eles permanecessem atuantes, amando e consolidando cada vida. Veja que no fim do texto, o Apóstolo Paulo traz uma poderosa revelação sobre a essência do Evangelho, no versículo 35.

35 Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é mister socorrer os necessitados e recordar as palavras do próprio Senhor Jesus: Mais bem-aventurado é dar que receber.

É importante entendermos que há duas graças no Reino de Deus: a de receber e a de dar.

Quando somos alcançados por Cristo, recebemos muitas bênçãos: como o perdão, a salvação, a vida de Deus (o Espírito Santo), o amor (somos acolhidos e consolidados), somos instruídos na Palavra, e tantas outras bênçãos que temos recebido. Porém, a alma humana é mais propensa a receber e nem tanto a dar. 

Temos uma natureza um tanto egoísta e por isso tantas pessoas vivem uma vida enclausurada nos seus próprios interesses, sem evoluir para a segunda fase da graça, que o cristianismo nos ensina, que é o de dar. 

No Evangelho de Jesus Cristo, nós somos convidados a exercitar a doação, como expressa Paulo no versículo 24.

24 Porém em nada considero a vida preciosa para mim mesmo, contanto que complete a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus para testemunhar o evangelho da graça de Deus.  

"Porém em nada considero a vida preciosa para mim mesmo se não estiver cumprindo o propósito", isso representa: estar disposto a dar a vida por Cristo.

Quem quiser viver a plenitude do Evangelho, precisa assimilar o ensino o versículo 35, que diz: “mais bem-aventurado é dar do que receber”.

Portanto, veja que existe maior proveito, regozijo e glória em dar, porque quando fazemos isso, expressamos a natureza amorosa e doadora do Nosso Deus.

Veja que esse “dar” é um princípio para continuarmos recebendo, além de ser um mandamento estabelecido por Jesus a seus discípulos. Mt 10:8.

8 Curai enfermos, ressuscitai mortos, purificai leprosos, expeli demônios; de graça recebestes, de graça dai.

A vida de alguns discípulos começa a esfriar espiritualmente, quando estes começam a fechar seu coração para dar, e vão desviando-se do propósito bíblico, divino e abençoador de servir a Deus cuidando de vidas. Comece a perceber as pessoas, porque é o sinal de que elas entraram numa rota de desobediência ao Espírito de Deus, e começaram a retroceder para o egoísmo e a religiosidade.

Os que querem seguir crescendo e vivendo um poderoso mover de milagres, devem agarrar cada oportunidade de dar a Deus, como por exemplo:
a presença nos cultos, células, orações;
dar seu tempo;
dar mais atenção à família, ensinando o caminho da casa de Deus;
dar testemunho a seus discípulos, e ajudar a todos que pedirem.
                                                                     
Tudo isto nos mantém no centro do propósito do evangelho que é expressarmos ao mundo, o amor doador de Cristo.

Entenda que pior do que morrermos, é vivermos uma vida sem propósito!

Note em você, note nas outras pessoas, que ao voltarmos ao propósito, voltamos a sonhar e a sorrir,  porque tudo começa a ir bem.

Quando abraçamos nosso chamado à liderança, a unção do Espírito é renovada e multiplicada em nós, porque Deus só dá unção a quem sabe o que fazer com ela.

A promessa de Deus para a sua Igreja é de avivamento e não de esfriamento! Por isso, a preocupação de Paulo é minha também, e que ser nossa. Veja os versículos 25 a 30.

25 Agora, eu sei que todos vós, em cujo meio passei pregando o reino, não vereis mais o meu rosto. 26 Portanto, eu vos protesto, no dia de hoje, que estou limpo do sangue de todos; 27 porque jamais deixei de vos anunciar todo o desígnio de Deus. 28 Atendei por vós e por todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastoreardes a igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue. 29 Eu sei que, depois da minha partida, entre vós penetrarão lobos vorazes, que não pouparão o rebanho. 30 E que, dentre vós mesmos, se levantarão homens falando coisas pervertidas para arrastar os discípulos atrás deles.                                                                                 
Comece a orar pelos seus 12, 144, 1728 para que voltem ao primeiro amor. Você é apostólico! Aproxime-se deles  (dos seu disciplulos, amigos, parentes e familiares) agora em oração. Aproxime-se espiritualmente orando em amor, para que eles busquem a presença de Deus através da oração, busquem o seu chamado, liderar. Lembre-os da promessa de felicidade que há para aqueles que amam e servem a Deus, como está escrito em Jó 36:11.

11 Se o ouvirem e o servirem, acabarão seus dias em felicidade e os seus anos em delícias.

Que o Senhor Deus, criador dos céus e da terra, os abençoe e que Ele multiplique de forma extraordinária a nossa Igreja Maanaim Ministério Apostólico. Amém!!!

Faça um ato profético: coloque uma cadeira vazia na sala onde será a célula, não deixe ninguém sentar nessa cadeira, explique que ali sentará a pessoa pela qual vocês estarão orando.                                                             

Faça o ato profetico, e peça que todos visualizem a pessoa que elas querem ganhar, que por sua ação, intercessão, estará sentada ali nas próximas reuniões da célula que você participa ou da que célula que você abrirá. Hb 11:1. 

1 A fé é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que não podemos ver.

Hb 11:11

11 Foi pela fé que Abraão se tornou pai, embora fosse velho demais e a própria Sara não pudesse mais ter filhos. Ele creu que Deus ia cumprir a sua promessa.


Beijo no coração! Excelente célula!
 

Alameda Contorno, Nº 1842, Qd. 52, Lt. 13 e 14 - Jardim Santo Antonio - Goiânia-GO CEP: 74.853-120 Telefone: (62) 3922-3812
Segunda a sexta - 8 hs às 12 hs e 14 hs às 17 hs
Net Suprema