TEMA 2024: A IGREJA SE MOVENDO NO PODER DO ESPÍRITO.
image

OBEDIÊNCIA À CHAMADA GERA DISCIPLINA, RESPEITO E HONRA

Fp 2:5-11.

 5 Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, 6 pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; 7 antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, 8 a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz. 9 Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, 10 para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, 11 e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.

Quando pensamos em obediecer à chamada, logo, quem deve vir em nossa cabeça deve ser Jesus. Jesus é nosso maior referencial de obediência!

 A obediência foi uma das maiores marcas do ministério do Messias e a razão do seu êxito. Em tudo, Jesus foi obediente ao Pai. Ele seguiu a chamada recebida, e escutava sempre com atenção as ordens de Deus em cada momento de intimidade. E o fundamental foi que Jesus cumpriu Sua missão.

Durante todo o tempo em que ficou na Terra como homem, executou e desempenhou com muito respeito a obediência à lei de Deus e à lei dos homens. Porém, muitas vezes como líderes e em muitas situações, encontramos dificuldades para obedecer aos que estão sobre nós.

Obedecer ao comando de alguém, de um líder, discipulador, Apóstolo ou Pastor, pode não ser algo fácil, mas é possível. É uma questão de disciplina, respeito e honra. Por isso, todo líder que é nascido de novo precisa ter essa marca no seu caráter. Por que? Porque ao obedecermos, matamos a nossa carne e prosperamos.

Em algumas ocasiões para obedecermos, teremos que negar o nosso eu, exatamente como Jesus obedeceu em submissão. Ainda que haja questionamentos dentro de nós, devemos obedecer. Por que? Porque a obediência dá fruto que traz vida. E a desobediência, dá fruto que traz morte.                                       

Há o fruto que alimenta e há o fruto que mata. Por isso, que ao decidirmos pela obediência, somos recompensados e alcançamos níveis maiores de conquistas.

Obedecer é treinar a própria vontade, mesmo com sacrifícios! Por isso, para cumprirmos algo realmente relevante, temos que fazer renúncias.

Até nas aparentes perdas, há vantagens na obediência. Porque a melhor maneira de honrar a Deus é obedecendo-O, respeitando-O, honrando-O.

O líder precisa ser obediente para levar o liderado a treinar a obediência. O liderado responde segundo tudo aquilo que vê em seus líderes. E uma observação: como é o líder, assim é a sua geração! O líder que tem uma obediência treinada obtém resultados de obediência com seus liderados. Por isso, se o líder quiser prosperar, Ele precisa obedecer. Continuar obedecendo. E viver obedecendo.                                                   

Para caminharmos juntos em uma equipe, é necessário decidirmos por obedecer aos comandos que recebemos do líder que é a autoridade espiritual, porque ele foi levantado por Deus. Caso contrário, estaria me opondo ao próprio Deus. Rm 13:1-2.

1 Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por ele instituídas. 2 De modo que aquele que se opõe à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos condenação.

Quando não obedecemos, é porque não consideramos a autoridade que Deus levantou como líder para cuidar de nós e orientar-nos. Mas quando obedecemos, trazemos benefícios para nossa própria vida.

Em tudo, devemos exercer a obediência, ou atraímos maldição. Ninguém obedece de verdade com restrições.

Às vezes, não concordamos com algumas coisas, mas mesmo assim precisamos obedecer, pois a obediência independe de concordar.

A obediência é um princípio válido tanto para ímpios quanto para filhos de Deus. O ímpio, em sua vida secular tem requisitos que precisam ser obedecidos; quando isso não acontece, ele recebe punição. O mesmo acontece com os filhos de Deus. Toda lei deve ser cumprida. Um exemplo simples disso é o sinal de trânsito. Quando um homem quebra a regra da obediência, ele perde regalias, ele paga um preço. Vem as multas. Pode acontecer um acidente etc.
E isso é válido para justos e injustos.

Não fomos chamados para obedecer em parte, mas para sermos obedientes em tudo. Tt 2:9-10.

9 Quanto aos servos, que sejam, em tudo, obedientes ao seu “senhor”, dando-lhe motivo de satisfação; não sejam respondões, 10 não furtem; pelo contrário, dêem prova de toda a fidelidade, a fim de ornarem, em todas as coisas, “a doutrina de Deus, nosso Salvador”.

A obediência dá direito à liberdade. Obedecer é sair de sacrifícios. Andamos com um Deus que requer de nós a obediência e não o sacrifício. Porque se obedecemos, não precisamos sacrificar. A obediência se faz conhecida e todo líder obediente, autoridade contituída é honrada, porque Deus ama a obediência. Rm 16:19.

19 Pois a vossa obediência é conhecida por todos; por isso, me alegro a vosso respeito; e quero que sejais sábios para o bem e símplices para o mal.

Quando somos obedientes, Deus satisfaz o desejo do nosso coração!

O obediente rompe fortalezas na alma e é levado a lugares de honra!

Portanto, saia de perto daqueles que levam-no a desobedecer; não os ouça!

Todo líder obediente abre caminhos de bênçãos da palavra para o fisico, para que os liderados entrem. A obediência destrói os conceitos que se levantam contra o conhecimento de Deus. II Co 10:3-5.

3 Porque, embora andando na carne, não militamos segundo a carne. 4 Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas 5 e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo.

Jesus sempre seguiu a chamada recebida, escutava sempre com atenção as ordens de Deus através de cada momento de intimidade.

O discipulado é sinônimo de obediência. Por isso Jesus disse em Mt 28:19-20.

19 Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; 20 ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.                                              

O conceito de discipulado se resume em uma palavra: obediência à autoridade contituída (líder)! É ser um com ele, é honrar quem um dia prestará contas pela nossa alma. Hb 13:17.

17 Obedeçam aos seus líderes e sigam as suas ordens, pois eles cuidam sempre das necessidades espirituais de vocês porque sabem que vão prestar contas disso a Deus. Se vocês obedecerem, eles farão o trabalho com alegria; mas, se vocês não obedecerem, eles trabalharão com tristeza, e isso não ajudará vocês em nada.                                                                                
Portanto, esse exemplo deve vir dos líderes para os liderados. Se não temos no coração a disponibilidade para obedecer, não podemos exigir obediência de ninguém!

Na Visão Celular, um discípulo é formado na obediência. Ele aprende a obedecer, obedecendo. Por isso, é necessário tempo de investimento na vida. Quanto tempo devemos investir? O tempo necessário para que ele descubra a rota da obediência. Quando isso acontece, o discípulo descobre quem pode ser em Cristo Jesus.

Se você gera um discípulo obediente, você cumpriu a missão como a de Jesus.                                                                                                            
Se você gera um discípulo obediente, é porque você cumpriu a missão dentro da Visão de Deus. Por isso, obediência fala de fidelidade. E o modelo de obediência para o discípulo deve ser o líder. Mas há discípulos que são manipuladores, que não respeitam, e geralmente não honram, e pior, seduzem seus líderes a não obedecer também. Por isso  como líderes que somos, devemos notar isso e não permitir sermos conduzidos por uma unção dessas. Por que? Porque um Apóstolo ou um Pastor, eles verão pasto para as ovelha, verão capim, e cada um vai responder no nível em que está vendo. Por que? Porque o discípulo reproduz o que vê e o que ouve. Por isso, discipuladores, líderes, chamados, servos, crentes, muito cuidado com o seu testemunho.

Eu quero que você reflita: se não há disciplina em obedecer, como posso ministrar sobre obediência? Como os discípulos serão obedientes, se apenas reproduzem o que aprendem com o líder que os instrui, mas não cumpre a proposta?

Você como líder você pode exigir o que você não dá? Não há maneira!!!

Muitas vezes, pelos líderes, entra o espírito de desobediência na Igreja e nos discípulos.

Se algo é transmitido para eles diferente da instrução recebida, eles farão o mesmo em suas reuniões. Se os discípulos ouvem o líder, cobrem as costas do lider em qualquer situação, isso é o certo. Mas as atitudes de alguns, anulam o discurso, e eles tornam-se desobedientes e rebeldes.

Quando o líder tem unção, os discípulos têm prazer em segui-lo, em estar junto nos cultos, célula etc, porque sabem que não são manipulados, mas conduzidos ao triunfo pelo Espirito Santo.

Quando o líder desobedece, sua autoridade é roubada. Todo desobediente assina o óbito, pois morre em alguma área, e Deus disse assim em I Sm 15:22.

22 Samuel respondeu: O que é que o Senhor Deus prefere? Obediência ou oferta de sacrifícios? É melhor “obedecer a Deus” do que oferecer-lhe em sacrifício as melhores ovelhas.

Precisamos ficar atentos, e observar se o discípulo está seguindo você e por quê? Pasmem!!!! Mas Infelizmente, hoje podemos ver a internet fazendo líderes. Quando o líder sai de debaixo da instrução, os discípulos seguem a instrução que lhes parece a melhor. Quando o líder sai de debaixo da instrução, é porque já se acha "o diferente", como Fipipe fez com Jesus. Jo 14:8-10.

8 Filipe disse a Jesus: Senhor, mostre-nos o Pai, e assim “não precisaremos de mais nada”. 9 Jesus respondeu: Faz tanto tempo que estou com vocês, Filipe, e você ainda não me conhece? Quem me vê vê também o Pai. Por que é que você diz: “Mostre-nos o Pai”? 10 Será que você não crê que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? Então Jesus disse aos discípulos: O que eu digo a vocês não digo em meu próprio nome; o Pai, que está em mim, é quem faz o seu trabalho.

Até quando os discípulos seguirão o líder que foi levantado por Deus? Os 12 devem ficar com você o resto da vida.                                                                            
Entenda que o discípulo não é para ser temporário, é para ser eterno. Jesus ficou com seus discípulos até ir para o céu. Por esse motivo, devemos olhar para nossos discípulos como investimentos.                          

O que marca a vida de um discípulo é o exemplo do discipulador que obedece, que honra, que respeita, que entende o propósito de Deus.

Duas coisas podemos ver: ou o disciplulo se apaixona pelo líder e o admira. Ou ele o rejeita.                                      

Quem tem problemas paternos, precisa vigiar muito. Porque eles se apaixonam pelo líder quando vê o exemplo. Mas o dia em que esse exemplo morre, o discípulo morre também em vários níveis. Por exemplo: ele deixa de ir à Igreja. Ele fica desacreditado das coisas de Deus. Ele desiste de ir para a célula ou para Escola de Líderes etc.
                                                                                              
Portanto, o líder é o referencial palpável de que há alguém sério nesta Terra.

Infelizmente, temos aprendido com o tempo, que a maioria das pessoas vêm de um lar completamente destruído, onde perderam a esperança no pai, na família, e quando encontram um discipulador, pensam ter descoberto um exemplo. O que passa acontecer? Eles copiam o líder em tudo. Por isso, podemos ver que essa obra que o Senhor Jesus nos confiou, é de muita responsabilidade! A maneira como você se comporta na sua “liderança que está sendo observada”.

Você precisa entender que se você é um líder obediente, a obediência será o seu triunfo. Porque obediência é sinal de disciplina, respeito e honra. O que plantamos, colhemos. Por isso Jesus disse em Mt 28:19-20.

19 Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; 20 ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.

Há uma promessa para quem ganha almas, consolida almas, discipula almas, e envia almas, que está no versículo 20.

20 ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.

Amém!!! Deus abençoe sua vida! Como lider obediente, transmita meu beijo e abraço a todos!
                                        
 

Alameda Contorno, Nº 1842, Qd. 52, Lt. 13 e 14 - Jardim Santo Antonio - Goiânia-GO CEP: 74.853-120 Telefone: (62) 3922-3812
Segunda a sexta - 8 hs às 12 hs e 14 hs às 17 hs
Net Suprema