TEMA 2024: A IGREJA SE MOVENDO NO PODER DO ESPÍRITO.
image

O PODER DO MANTO DA ALIANÇA DE ELIAS E ELISEU

Hoje nesse discipulado, veremos sobre o manto de aliança entre Elias e Eliseu.

Precisamos entender que em uma aliança de discipulado, Deus nos levará a ter uma unção respaldada pela fidelidade, por isso, precisamos vigia-la.

Vejamos o texto onde Eliseu passa a ser o sucessor de Elias, pela aliança feita. II Rs 2:1-8.

1 Quando estava o Senhor para tomar Elias ao céu por um redemoinho, Elias partiu de Gilgal em companhia de Eliseu. 2 Disse Elias a Eliseu: Fica-te aqui, porque o Senhor me enviou a Betel. Respondeu Eliseu: Tão certo como vive o Senhor e vive a tua alma, não te deixarei. E, assim, desceram a Betel. 3 Então, os discípulos dos profetas que estavam em Betel saíram ao encontro de Eliseu e lhe disseram: Sabes que o Senhor, hoje, tomará o teu senhor, elevando-o por sobre a tua cabeça? Respondeu ele: Também eu o sei; calai-vos. 4 Disse Elias a Eliseu: Fica-te aqui, porque o Senhor me enviou a Jericó. Porém ele disse: Tão certo como vive o Senhor e vive a tua alma, não te deixarei. E, assim, foram a Jericó. 5 Então, os discípulos dos profetas que estavam em Jericó se chegaram a Eliseu e lhe disseram: Sabes que o Senhor, hoje, tomará o teu senhor, elevando-o por sobre a tua cabeça? Respondeu ele: Também eu o sei; calai-vos. 6 Disse-lhe, pois, Elias: Fica-te aqui, porque o Senhor me enviou ao Jordão. Mas ele disse: Tão certo como vive o Senhor e vive a tua alma, não te deixarei. E, assim, ambos foram juntos. 7 Foram cinqüenta homens dos discípulos dos profetas e pararam a certa distância deles; eles ambos pararam junto ao Jordão. 8 Então, Elias tomou o seu manto, enrolou-o e feriu as águas, as quais se dividiram para os dois lados; e passaram ambos em seco.

Nos versículos de 9 a  13 vemos Elias sendo elevado aos Céus.

9 Havendo eles passado, Elias disse a Eliseu: Pede-me o que queres que eu te faça, antes que seja tomado de ti. Disse Eliseu: Peço-te que me toque por herança porção dobrada do teu espírito. 10 Tornou-lhe Elias: Dura coisa pediste. Todavia, se me vires quando for tomado de ti, assim se te fará; porém, se não me vires, não se fará. 11 Indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho. 12 O que vendo Eliseu, clamou: Meu pai, meu pai, carros de Israel e seus cavaleiros! E nunca mais o viu; e, tomando as suas vestes, rasgou-as em duas partes. 13 Então, levantou o manto que Elias lhe deixara cair e, voltando-se, pôs-se à borda do Jordão.

Já nos versículos 15 a 17, vemos sobre os discípulos que eram treinados para entrar no mundo espiritual, porém, foram procurar Elias.

15 Vendo-o, pois, os discípulos dos profetas que estavam defronte, em Jericó, disseram: O espírito de Elias repousa sobre Eliseu. Vieram-lhe ao encontro e se prostraram diante dele em terra. 16 E lhe disseram: Eis que entre os teus servos há cinqüenta homens valentes; ora, deixa-os ir em procura do teu senhor; pode ser que o Espírito do Senhor o tenha levado e lançado nalgum dos montes ou nalgum dos vales. Porém ele respondeu: Não os envieis. 17 Mas eles apertaram com ele, até que, constrangido, lhes disse: Enviai. E enviaram cinqüenta homens, que o procuraram três dias, porém não o acharam.

E nos versículos 18 a 22, vemos que Eliseu torna as águas saudáveis de Jericó, um milagre acontece.

18 Então, voltaram para ele, pois permanecera em Jericó; e ele lhes disse: Não vos disse que não fôsseis?
19 Os homens da cidade disseram a Eliseu: Eis que é bem situada esta cidade, como vê o meu senhor, porém as águas são más, e a terra é estéril. 20 Ele disse: Trazei-me um prato novo e ponde nele sal. E lho trouxeram. 21 Então, saiu ele ao manancial das águas e deitou sal nele; e disse: Assim diz o Senhor: Tornei saudáveis estas águas; já não procederá daí morte nem esterilidade. 22 Ficaram, pois, saudáveis aquelas águas, até ao dia de hoje, segundo a palavra que Eliseu tinha dito.


Nos versículos 23 a 25, Eliseu amaldiçoa os rapazes que zombaram dele.

23 Então, subiu dali a Betel; e, indo ele pelo caminho, uns rapazinhos saíram da cidade, e zombavam dele, e diziam-lhe: Sobe, calvo! Sobe, calvo! 24 Virando-se ele para trás, viu-os e os amaldiçoou em nome do Senhor; então, duas ursas saíram do bosque e despedaçaram quarenta e dois deles. 25 Dali, foi ele para o monte Carmelo, de onde voltou para Samaria.

Vimos na primeira parte do estudo que Eliseu é chamado para ser sucessor de Elias.

Hoje veremos 12 dicas sobre uma aliança.

1º Entenda sobre a importância de uma aliança.
2º Jesus fez uma aliança eterna com a humanidade.
3º Deus trabalha em nossas vidas através da aliança.
4º A aliança da Bíblia é um decreto, que não dá direito a retrocesso.
5º A verdadeira aliança nos fortalece, nos dá maturidade, e enfraquece todo egoísmo e o amor egoísta.
6º A verdadeira aliança nos dá livramento de morte.
7º Só tem aliança quem está debaixo de uma aliança maior.
8º A aliança leva à prosperidade, dá vida, vitória, e bênçãos.
9º Quem quer ser protegido em todas as áreas precisa ter aliança com seu líder.
10º A aliança é orientadora.
11º A aliança só não suporta o espírito de rebelião, rebelde, de rebeldia, que é aquele espírito que se revolta e se insurge contra a autoridade legitimada ou constituída por Deus. Geralmente, esse espirito maligno está naqueles que são indisciplinados, teimosos, bravos, e que excitam a rebelião contra o líder ou quer orientá-lo. Estas características a aliança não suporta, e é o único espírito que quebra a aliança.
12º A aliança exige de nós a obediência em Cristo e ao lider contituído.

Neste texto, vemos um perfeito discipulado, de homens de aliança.

O que é um discípulo? É uma pessoa que aceita consciente o discipulado, que diz sim para a aliança, para um relacionamento, fora disso eles não prosperam. Por isso, é fácil ver o discípulo que não prospera ou que vive em guerras interiores.

Veja que Eliseu e Elias entenderam o princípio de uma aliança, eles haviam aprendido que precisavam dessa  aliança.

Então Eliseu mata os bois, oferece ao povo, e segue o profeta Elias, isto é aliança. É você não olhar mais para o passado, mas almejar o futuro.

Portanto, o tipo de aliança que ele fez é:  - Eu não vou olhar mais para a vida velha, eu estou decidindo seguir um novo estilo de vida, eu desejo ser revestido de um novo manto, o manto profético!

O interessante disso é que Eliseu não tinha este dom, pois era um fazendeiro, mas ele fez uma opção, ou seja, tomou uma decisão.

Assim como nós tomamos a decisão de ganhar vidas, consolidar vidas, discipular vidas e enviar vidas para Jesus. Ou seja, quando Deus nos conduz é porque nós acabamos fazendo uma opção em caminhar em uma Igreja em células no modelo dos 12, que é uma decisão de andar aliançados.

Se formos fiéis à aliança, Deus fará prosperar a nossa vida, o nosso chamado, as nossas células, a equipe de 12, e todas as áreas de nossas vidas terão exito. Por isso, precisamos ser completos na aliança, porque esse será o alvo do inimigo, as nossas vidas.

Lembre-se da dica 11º que lemos acima.

Se não temos aliança traumatizamos os territórios, porque passamos a não ter relacionamento.

Também não podemos andar iludidos de que a aliança não tem altos e baixos. Tem sim. Por exemplo, no casamento todos passam por problemas, mas a verdadeira aliança supera quando está alicerçada na verdadeira aliança maior.

Tudo na vida vem por uma aliança, e independe da posição social ou espiritual. Por exemplo: aliança no trabalho (com o patrão) é um nível. Aliança na célula, (entre discípulos e discipulador) é outro nível. Aliança com Jesus em evangelizar (cumprir o Ide), é outro nivel que deve seguir uma sequencia etc. Por isso, pela força de uma aliança é que nasce uma multidão em uma Igreja.

Existem líderes que precisam quase implorar para seus discípulos comparecerem aos cultos, células ou a algum evento, isto é a atitude clara de que o discípulo não quer compromisso.

Precisamos entender que a aliança na Biblia mostra que temos que ser um com o nosso discipulador, com o apóstolo, com o pastor, com a Igreja para juntos vencermos e arrancarmos as ovelhas da boca do urso e do lobo.

Gn 17:2, diz:

2 Farei uma aliança entre mim e ti e te multiplicarei extraordinariamente.

Extraordinariamente significa: admirável, espantoso, grandioso, muito distinto, extravagante.

Esta é a aliança que Deus quer que tenhamos!

Porém pela quebra de uma aliança, todas as nossas conquistas são enfraquecidas, elas começam ao longo dos anos a serem frustradas.

Uma coisa é certa: o povo vem por uma aliança. E nós somos chamados para isso, para alcançá-los para uma aliança com Deus.

Se somos fiéis à aliança, em tudo o que colocarmos as mãos terá o manto profético, e Deus passa a ampliar a nossa visão e os territórios passarão a serem pequenos para a conquista que faremos. Você crê? Pode até demorar, mas que vem, vem!!!

Deus nos levará ao sobrenatural, e quando abrirmos a boca lançaremos palavras de vida, de ânimo e de poder, de conquista.

Sabemos que Deus ao permitir vermos o manto que honramos, virá uma unção dobrada do Espírito, uma unção dobrada para aqueles que estão dispostos a receber um outro nível de unção. Porém, entenda que hábitos velhos, não garantem conquistas novas.

Se satanás tentar te levar para o passado, não o traga para o presente, senão, ele conseguirá frustrar o seu futuro.

Somente o manto novo, o manto de Elias rompe com o passado.

Quando Eliseu entrou em Gilgal, todos sabiam que um novo manto estava sobre ele.

O nosso inimigo sabe muito bem, o manto que estamos usando, não se engane! Por isso, nós temos que estar dispostos a romper os limites de Gilgal.

Gilgal significa: casa do profeta, ensino da mente, lugar onde as pessoas são atraídas atingindo somente a mente.

Ao sair de Gilgal, Elias e Elizeu partem para Betel, que significa: Lugar da luz, lugar de receber revelação. (Foi em Betel, que o Senhor prometeu que estaria com Jacó para que ele pudesse retornar e adorar novamente o Senhor em sua terra natal. Depois de ter doze filhos e passados mais de vinte anos ele voltou para aquele lugar sagrado, onde teve outra importante experiência espiritual.)

Portanto, esses são os lugares que dentro de nós precisamos rever como estão!

Veja que depois eles vão para Jericó, que significa: lugar dos muros mal cheirosos, lugar de passar por libertação e cura.

Temos que derrubar todos os muros mal cheirosos dentro de nós, muros estes que nos impedem de ser prósperos, muros que nos impedem de largar definitivamente as coisas do mundo, muro estes que atraem demônios de toda a ordem.

Deus quer um povo que faça História, e para fazer uma história você precisa ter uma conduta de aliança.
 
Sem a luz de Betel não há libertação e cura na vida de um Líder.

Veja que Elias disse a Eliseu que ele iria por um lugar onde Eliseu não poderia ir, ele isistiu e disse que iria além do Jordão, isto é aliança. - Estou contigo meu discipulador, meu lider e quero sonhar os teus sonhos!

O dicipulado é um instrumento de Deus para as nossas vidas!

Jordão significa o que corre. Isso fala de não admitir uma linguagem fora do padrão, não voltar atrás.

Ir além do Jordão fala de um líder sem feridas. Fala de um líder que quer vencer o espírito de incredulidade. Porque esse demônio de incredulidade é que tenta prender e reger seu entendimento. Por isso, para recebermos o manto de aliança, deveremos estar atentos como Eliseu estava, pois ele desejou e perseverou em alcançá-lo, ele ficou e viu o manto caindo sobre a sua vida.

Isso nos mostra que não devemos ficar atentos ao passado, mas sim ao presente cuidando de uma aliança redentiva. Uma aliança que liberta, uma aliança que só conseguem aqueles que estão olhando para aquele que Deus deu para os instruir.

Veja que Eliseu queria receber o manto, mas para isso ele também sabia que deveria estar atento.

Portanto, atravessar o Jordão é você não ter mais visão de terra, mas sim do sobrenatural de Deus.

Então não fique preso ao passado, mas fique preso a uma aliança redentiva. Por que? A aliança define o seu futuro! A aliança tem força para curar e unir! Nenhuma Aliança prospera sem a fidelidade!

Deseje o manto porque o manto legitima, traz paz, amor e abre novas perspectivas em sua vida.

Se você não tiver aliança e estiver olhando para terra, você não receberá a unção, mas se estiver olhando para o céu e aliançado, o manto descerá sobre você.

Para esso a aliança existem 3 passos:
Orar mais.
Continuar orando.
Perseverar em oraçao.

Peça agora a unção dobrada, para você cumprir o seu propósito com Deus junto ao seu apóstolo, seus pastores, seu discipulador, junto aos seus irmãos, junto à Igreja.

Qual propósito? Ganhar vidas, consolidar vidas, discipular vidas e enviar as vidas.

Esse é o mando de uma aliança com Jesus.

Deus abençoe sua vida, um beijo do seu apóstolo no coração de todos dessa célula!

Todos os demônios que agem na sua aliança conjugal, demônios que agem trazendo incredulidade, demônios agem nas suas finanças, demônios que agem nas suas células, todos os demônios que estão cuidando dos muros mal cheirosos dentro de você. Hoje estão derrotados! Pelo entendimento diga: Senhor, eu restauro hoje a minha aliança com o Senhor, com a igreja, com o meu apóstolo, para receber uma unção dobrada.  

O seu Gilgal - Seu interior como profeta, terá a aliança restaurada
A sua Betel - Sua luz interior. Que Deus ilumine muitas vidas através das revelações de Deus.
O seu Jericó - Que os muros que ainda precisam ser derrubados, e que você tem dificuldade em controlá-los, em nome de Jesus, hoje cairão pelo entendimento da Palavra.
O seu Jordão – Você é um líder sem feridas, com uma linguagem nos padrões de Deus, os milagres se abrirão diante da sua aliança, em nome de Jesus.

Amém!

 
 

 
 

Alameda Contorno, Nº 1842, Qd. 52, Lt. 13 e 14 - Jardim Santo Antonio - Goiânia-GO CEP: 74.853-120 Telefone: (62) 3922-3812
Segunda a sexta - 8 hs às 12 hs e 14 hs às 17 hs
Net Suprema