TEMA 2024: A IGREJA SE MOVENDO NO PODER DO ESPÍRITO.
image

O MANTO DE ELIAS PARA ELISEU

Uma das passagens mais espetaculares de todo o Velho Testamento, é essa de Elias para Eliseu. Este capítulo descreve essa milagrosa história desses profetas. E a história diz que Deus informa a Elias que seu ministério na terra acabara. Ele deveria atravessar o rio Jordão e dirigir-se a certo lugar, onde iria para a glória.

Ao refletir em relação a seu último dia sobre a terra, o profeta resolveu visitar as cidades de Betel e de Jericó. II Rs 2:1-5.

1 Quando estava o Senhor para tomar Elias ao céu por um redemoinho, Elias partiu de Gilgal em companhia de Eliseu. 2 Disse Elias a Eliseu: Fica-te aqui, porque o Senhor me enviou a Betel. Respondeu Eliseu: Tão certo como vive o Senhor e vive a tua alma, não te deixarei. E, assim, desceram a Betel. 3 Então, os discípulos dos profetas que estavam em Betel saíram ao encontro de Eliseu e lhe disseram: Sabes que o Senhor, hoje, tomará o teu senhor, elevando-o por sobre a tua cabeça? Respondeu ele: Também eu o sei; calai-vos. 4 Disse Elias a Eliseu: Fica-te aqui, porque o Senhor me enviou a Jericó. Porém ele disse: Tão certo como vive o Senhor e vive a tua alma, não te deixarei. E, assim, foram a Jericó. 5 Então, os discípulos dos profetas que estavam em Jericó se chegaram a Eliseu e lhe disseram: Sabes que o Senhor, hoje, tomará o teu senhor, elevando-o por sobre a tua cabeça? Respondeu ele: Também eu o sei; calai-vos.

Elias e Eliseu partiram para aquilo que eu considero uma "viagem de ensino". Porque após visitar as duas cidades, eles chegaram às margens do rio Jordão. versículo 6.

6 Disse-lhe, pois, Elias: Fica-te aqui, porque o Senhor me enviou ao Jordão. Mas ele disse: Tão certo como vive o Senhor e vive a tua alma, não te deixarei. E, assim, ambos foram juntos.

Um dos ensinos de Elias começou ali naquelas margens, quando ele tirou seu manto, um traje grande, folgado no corpo, e bateu na água com ele. De de um modo sobrenatural as águas se dividiram, e os dois homens atravessaram em solo seco. II Rs 2:8.

8 Então, Elias tomou o seu manto, enrolou-o e feriu as águas, as quais se dividiram para os dois lados; e passaram ambos em seco.

Quando chegaram do outro lado, Elias voltou-se para Eliseu e fez a ele e disse:

9 Havendo eles passado, Elias disse a Eliseu: Pede-me o que queres que eu te faça, antes que seja tomado de ti. Disse Eliseu: Peço-te que me toque por herança porção dobrada do teu espírito.

À primeira vista, Elias pareceu surpreso com a resposta de Eliseu, e respondeu no versículo 10.

10 Tornou-lhe Elias: Dura coisa pediste. Todavia, se me vires quando for tomado de ti, assim se te fará; porém, se não me vires, não se fará.

Elias estava dizendo assim a Eliseu: se você tiver um foco nisso que me pediu, lhe será consedido! Se você me vir quando o Senhor me levar, seu desejo será cumprido! Mas se você perder a ação, terá que voltar para casa desapontado. E eles saíram, e enquanto caminhavam, subitamente uma carruagem surgiu do céu e por um redemuinho os separou, e Elias foi levado, versículo 11.

11 Indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho.

Porém no versículo 12, diante do que os seus olhos estavam vendo, Eliseu fez um clamor a Deus, e muito triste rasgou a sua capa pelo meio.

12 O que vendo Eliseu, clamou: Meu pai, meu pai, carros de Israel e seus cavaleiros! E nunca mais o viu; e, tomando as suas vestes, rasgou-as em duas partes.

Elias se foi, mas seu manto caiu no chão. E Eliseu pegou o manto de Elias, que ao ser tomado por Deus, tinha deixado cair. Eliseu pegou o manto e colocou nas costas, pois, no momento de tristeza, rasgou o seu manto. E voltando ao Jordão, ousou fazer o mesmo que Elias havia feito, pois ele tinha visto Deus levá-lo.

Eliseu tirou o manto de Elias que tinha pego, e bateu com ele nas águas do Jordão, colocando a sua fé em ação, disse nos versículos 13-14.

13 Então, levantou o manto que Elias lhe deixara cair e, voltando-se, pôs-se à borda do Jordão. 14 Tomou o manto que Elias lhe deixara cair, feriu as águas e disse: Onde está o Senhor, Deus de Elias? Quando feriu ele as águas, elas se dividiram para um e outro lado, e Eliseu passou.

Foi assim que iniciou-se o notável ministério de Eliseu, um profeta.                                                                         

Eu quero dizer-lhes uma coisa: todos os ensinos de Deus, se tivermos fé, se orarmos e honrarmos a Deus com atitudes, teremos ouvido o clamor que tenhamos feito.

Os acontecimentos desta historia são totalmente incríveis. Eu creio, que Deus está nos dando uma lição nítida aqui e um sentido bem claro e simples: de que Deus desja realizar coisas maiores ainda em sua vida, e que a medida que você pedir acontecerá, mas é preciso foco, clamor e honra.

Eliseu estava sendo instruído nessa caminhada, por isso, podemos aprender que se tivermos foco receberemos o que pedimos. mas é preciso foco, clamor e honra. Gl 6:6-8.

6 Mas aquele que está sendo instruído na palavra faça participante de todas as coisas boas aquele que o instrui. 7 Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará. 8 Porque o que semeia para a sua própria carne da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito do Espírito colherá vida eterna. E Elias sabia que iria ser tomado, não deixou sua carne interferir, por isso, semeou no Espirito,  8 Porque o que semeia para a sua própria carne da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito do Espírito colherá vida eterna.

Você foi chamado por Deus! O que você tem semeado? Quem tem governado você, a carne ou o Espirito?

Em cada geração, todos os que são chamados devem buscar diante do Senhor a sua própria experiência com o Espírito Santo, e Ele, no poder e graça, concederá.

É maravilhoso ler que Deus abriu o Mar Vermelho para Moisés. Que Deus dividiu o Jordão para Elias. Que Deus abriu o Jordão para Eliseu, que pediu unção dobrada do espirito Elias e a sua experiencia foi tremenda. O que você tem pedido a Deus? Como você tem pedido a Deus? Ele quer realizar na obra dEle e seus feitos!

Nessa cena do Velho Testamento, Elias era um tipo de Cristo ascendendo ao Pai. Porém, veja que Jesus nos prometeu algo poderoso, de que “...maiores coisas fariamos em seu nome, porque Ele iria para junto do Pai”, isso é para sua obra, veja em Jo 14:12.

12 Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço e “outras maiores fará”, porque eu vou para junto do Pai.

Por que o Senhor deseja que peçamos? Por que Ele quer realizar os milagres? Por que Ele quer que você tenha as suas experincias sobrenaturais? Ele quer conceder mais... do Seu Espírito para o Seu povo. E Jesus quer conceder mais do que tudo que já foi visto no passado. Jesus quer conceder “outras coisas maiores ainda”. Por isso, Ele anseia aumentar a sua fé, de modo que, como Eliseu, peçamos uma porção dobrada do Seu Espírito, para a Sua glória.

Na realidade, Jesus estava dizendo na essência: Vocês precisarão mais da minha unção! Vocês precisarão mais do meu poder e da minha autoridade, do que todas as gerações que já passaram! Somente o meu Espírito proverá tudo que vocês necessitarem para vencer!

Entenda agora porque Elias levou Eliseu para observar esta viagem, onde ele foi tomado por um redemoinho. Por que o profeta foi acompanhado em Betel e Jericó e não impediu que Eliseu o acompanhasse?

Entenda, não era uma viagem sentimental, que Elias faria pela última vez. Não! Elias era um profeta sábio, ele queria ensinar Eliseu e a nós hoje, a respeito da necessidade de termos mais poder e unção de Deus.

Os dois foram a Betel, cujo nome significa: "casa de Deus". 

Na verdade, Betel trazia uma grande herança espiritual. O próprio Jacó, ja havia oferecido seu sacrifício ali. Porém, com os anos, algo havia acontecido com aquela cidade. Porque o rei Jeroboão, havia construído um bezerro de ouro lá, e logo o povo entregou-se à idolatria. I Rs 12:28-29.

28 Pelo que o rei, tendo tomado conselhos, fez dois bezerros de ouro; e disse ao povo: Basta de subirdes a Jerusalém; vês aqui teus deuses, ó Israel, que te fizeram subir da terra do Egito! 29 Pôs um em Betel e o outro, em Dã.

Como resultado disso, toda uma geração foi perdida para o ceticismo e o espírito de zombarias tomou conta daquelas vidas, roubando dos filhos daquela geração, os sinais das raízes espirituais de Betel.

As coisas estavam indo tão mal, que aquelas pessoas provavelmente zombaram de Elias e de Eliseu quando chegaram. Como sabemos disto? Um dia ou dois mais tarde, quando Eliseu voltou para Betel, os jovens da cidade saíram para zombar dele. E no ensino de Elias a Eliseu  provavelmente Elias notou o horror e a indignação de Eliseu diante daquela sociedade totalmente desviada. E o próprio Elias havia enfrentado zombadores em seus dias, no Monte Carmelo, mas tudo na vida, se tivermos, foco, amor e honra no que estamos aprendendo, Deus nos honrará.

Elias sabia que seria necessária uma força sobrenatural ainda maior para enfrentar aquela nova geração. E não é difícil entender, que aqueles jovens eram muito mais endurecidos e infiéis do que os sacerdotes idólatras que Elias havia enfrentado no Carmelo.

Eu creio que foi nesta hora que Elias resolveu testar Eliseu. Provavelmente Elias sugeriu a Eliseu assim: Eliseu, por que você não se estabelece aqui, e pastoreia este povo? Você com certeza recebeu esse chamado, e você foi bem treinado. Você poderia ajudar a restaurar a grande herança de Betel. E com certeza, Eliseu ouviu coisas assim, porque sabia que seu mestre Elias, possuía um discernimento de poder. Porém, a medida que Eliseu avaliava Betel, percebeu que ele não estava preparado para enfrentar os maus espíritos daquele lugar. E ele compreendeu aquilo que Elias já sabia, a necessidade do Espírito Santo realizar uma obra maior e mais poderosa nele, antes dele poder enfrentar o mal naquela cidade tão corrompida. Foi quando Elias disse em II Rs 2:6.

6 Disse-lhe, pois, Elias: Fica-te aqui, porque o Senhor me enviou ao Jordão. Mas ele disse: Tão certo como vive o Senhor e vive a tua alma, não te deixarei. E, assim, ambos foram juntos. 

Creio que Betel representa aquele tipo de sociedade corrompida, a mesma que se tornou nossa própria nação, após a passagem de uma outra geração. Nós também estamos vivendo, no meio de uma sociedade em que zombam. São pessoas que não estão nem aí para Deus! São pessoas sensuais, entregues à luxúria! São pessoas idolatras, praticantes de imoralidades sexuais, drogas etc. Ou seja, estamos vivendo na geração atual, uma geração até pior do que a geração que Elias ou Eliseu enfrentaram.

Temos uma estratégia tremenda, que são os Encontros com Deus, onde devemos usar o nosso manto, para que essas águas se abram.

Aqueles profetas viram crianças zombando e blasfemando deles. Mas as crianças da nossa geração, do nosso país hoje, estão assassinando umas as outras. Meninos de dez anos, estuprando meninas de cinco. Meninos matam, e se acham sem culpa. Jovens eliminando pais, colegas, desconhecidos inocentes. O que estamos fazendo com o manto que Deus mandou nos entregar?

Eu sei que há muitos jovens santificados nesta sociedade, que são e tem um chamado de Jesus. Eu dou graças a Deus por cada jovem que se coloca ao lado de Cristo nestes tempos de trevas.

Entenda que os dias maus em que estamos vivendo exigem que o povo de Deus receba uma porção dupla de Seu poder e autoridade, para capacitar-se a alcançar esta geração que está se perdendo cada vez mais!!!

- Ore pelo encontro com Deus. Mostre a Deus que você honra o manto que Ele tem dado.
- Edifique o seu altar com 12!

Amém!!!
 

Alameda Contorno, Nº 1842, Qd. 52, Lt. 13 e 14 - Jardim Santo Antonio - Goiânia-GO CEP: 74.853-120 Telefone: (62) 3922-3812
Segunda a sexta - 8 hs às 12 hs e 14 hs às 17 hs
Net Suprema