TEMA 2024: A IGREJA SE MOVENDO NO PODER DO ESPÍRITO.
image

A SALVAÇÃO ENTRA NA CASA

Jesus entrou mesmo em nossa casa? Porque Ele nos chamou a fazer e ter um modelo, que é 12 discípulos. E nesse modelo, Ele nos deu uma estratégia, que se chama Escada de sucesso da visão celular, que é: Ganhar vidas. Consolidar vidas. Discipular vidas. Enviar vidas.

Portanto, a chave é: Almas, Células e Famílias.

Vejamos aqui em (versão utilizada RA) Lc 19:1-10, o que Jesus quer nos ensinar hoje.

1 Entrando em Jericó, atravessava Jesus a cidade. 2 Eis que um homem, chamado Zaqueu, “maioral dos publicanos e rico”, 3 procurava ver quem era Jesus, mas não podia, por causa da “multidão”, por ser ele de “pequena estatura”. 4 Então, “correndo adiante”, subiu a um sicômoro a fim de vê-lo, porque por ali havia de passar. 5 Quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, pois me convém “ficar hoje em tua casa”. 6 Ele desceu a toda a pressa e o “recebeu com alegria”. 7 Todos os que viram isto “murmuravam”, dizendo que ele se hospedara com homem pecador. 8 Entrementes, Zaqueu se levantou e disse ao Senhor: Senhor, “resolvo dar aos pobres a metade dos meus bens”; e, se “nalguma coisa tenho defraudado alguém, restituo quatro vezes mais”. 9 Então, Jesus lhe disse: “Hoje, houve salvação nesta casa”, pois que também este é “filho de Abraão”. 10 Porque o “Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido”.

Este texto é sobre Zaqueu, um cobrador de impostos que havia se enriquecido à custa da desonestidade e por isso, não era bem visto pelo seu povo. Porém, Zaqueu teve a oportunidade de conhecer Jesus ao levá-lo para sua casa. Mas, o que aconteceu como consequência desse encontro?

Foi o que chamamos de uma conversão genuína, uma verdadeira guinada na vida desse homem, e também de sua família.

Portanto, hoje nós aprenderemos com essa história, para que Jesus possa também se alegrar conosco, dizendo: “Hoje veio salvação sobre esta casa!”.

Portanto, podemos notar pelo texto, que Zaqueu tinha um desejo muito intenso de conhecer a Jesus. E esse desejo, que cruzou em suas emoções, não foi desperdiçado, mas, o fez vencer todos os obstáculos. Lucas 19:1-4.

1 Entrando em Jericó, atravessava Jesus a cidade. 2 Eis que um homem, chamado Zaqueu, “maioral dos publicanos e rico”, 3 procurava ver quem era Jesus, mas não podia, por causa da “multidão”, por ser ele de “pequena estatura”. 4 Então, “correndo adiante”, subiu a um sicômoro a fim de vê-lo, porque por ali havia de passar.
 
Uma marca comum na vida daqueles que são abençoados com a presença de Deus, é a sêde que eles têm no coração de conhecê-lo, e a determinação de buscar Sua presença custe o que custar.

Muitas pessoas esperam que o Senhor as abençoe, mas não estão dispostas a pagar um preço para isso.

Já com Zaqueu, não foi assim!!! Ele tinha muitos empecilhos para chegar até Jesus: porque os seus limites naturais, e a barreira da multidão e o próprio rótulo que as pessoas lhe davam, que era a consequência de uma vida desonesta, eram os argumentos físicos e espirituais para que ele não tivesse um encontro com Cristo. Mas vimos que Zaqueu não desistiu, ele estava decidido, e por isso, venceu todos os obstaculos, inclusive expondo-se ao ridículo de subir numa arvore. Não podemos esquecer que a Bíblia diz que ele era rico, tinha status.                                                                                 
Porém, certamente, foi essa postura que chamou a atenção de Jesus para a vida de Zaqueu.

Nós também precisamos demonstrar o quanto queremos o Senhor. Uma maneira de fazer isso é assumirmos o nosso compromisso de estar na célula, fazer a célula, e estarmos juntos buscando sua presença, para que na legitimidade possamos ministrar também aos outros.                                    

O profeta Jeremias diz assim em Jr 29:13.

13 Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração.

Já o profeta Isaias também nos mostra uma fé gratuita e que fique isso hoje em seu coração, em Is 55:6-7.

6 Buscai o Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. 7 Deixe o perverso o seu caminho, o iníquo, os seus pensamentos; converta-se ao Senhor, que se compadecerá dele, e volte-se para o nosso Deus, porque é rico em perdoar.

Note que Jesus não conhecia a Zaqueu, mas resolveu entrar na casa dele. Lc 19:5.

5 Quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, pois me convém “ficar hoje em tua casa”.

Veja que nesse fato Jesus nunca vira Zaqueu, mas o chamara pelo nome diante de uma multidão, e dizendo que queria ficar em sua casa! Por que Ele fez isso?

Porque Jesus conhece o nosso coração e nos vê além dos nossos rótulos.
Porque Jesus percebeu uma atitude em Zaqueu, uma vez que ele estava em cima de uma árvore para vê-lo. Isso nos ensina, que pessoas passivas não chamam a atenção do Senhor. Precisamos sim, manifestar nossa fé!
é porque há também um desejo no coração de Deus, que é mudar não apenas nossas vidas, mas também a da nossas famílias. Por isso, Jesus propôs entrar na casas de Zaqueu.

Porém, note que Zaqueu nesse momento, demonstrou prontidão, alegria em receber Jesus, e nem se intimidando com que os outros pensavam dele. Versículos 6-7.

6 Ele desceu a toda a pressa e o “recebeu com alegria”. 7 Todos os que viram isto “murmuravam”, dizendo que ele se hospedara com homem pecador.

Muita gente fica resistente em receber Jesus em sua casa física e espiritual, ficam resistentes em assumir uma fé.        Muitos pensam no que os outros vão dizer, e acabam apegando-se à uma agenda, de serviços ircular, de desonra, de negligencia, desmerecendo a presença de Jesus, fazendo outras coisas, transformando até, algumas bençãos em maldições.

Muitos são hábeis em dar suas desculpas, ficando em seu conforto de Alma, fechando assim, a porta da sua casa espiritual e consequentemente física para o Senhor.

Portanto, aprenda, quando uma barreira se coloca em nosso caminho, nós temos que ter a visão do Reino de “como vou superá-la” ao invés de ceder ou reclamar dela.                                                                             
 
Veja, Zaqueu era um visionário! Zaqueu nos ensina que se eu quero algo de Deus, eu preciso sair da mesmice e correr na frente, não é mesmo? Todas as vezes que você corre em direção a algo espiritual, vc conquista.
                                                              
Portanto, veja o que aconteceu com este homem?                                          
Ele recebeu um tratamento diferenciado. Não pelo dinheiro que tinha. Não pela posição social que ocupava. Mas pela atitude que tomou. Veja, que Jesus chegou exatamente onde ele estava, debaixo do sicômoro, e olhou para cima, e o chamou pelo seu nome.

Zaqueu, Eu hoje vou ficar em sua casa. E Zaqueu, ao ouvir essa proposta de Jesus, de ficar em sua casa, apressou-se e o recebeu cheio de alegria. Embora as pessoas ao seu redor o reprovassem, Zaqueu viu naquele momento a oportunidade, a chance de sua vida e não pensou duas vezes.                                                                                
 
Ele era um filho da paz e ele estava disposto a fazer de sua casa, uma casa de paz. Versículos 5-6.

5 Quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, pois me convém “ficar hoje em tua casa”. 6 Ele desceu a toda a pressa e o “recebeu com alegria”.

Veja que em Ap 3:20, a palavra diz assim.

20 Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo.

Portanto, nós podemos ver que a presença de Jesus em sua casa, foi um impacto na vida de Zaqueu como em sua casa. A presença de Jesus em nossas vidas e em nossa casa, tem que mudar as nossas vidas, versículo 8.

8 Entrementes, Zaqueu se levantou e disse ao Senhor: Senhor, “resolvo dar aos pobres a metade dos meus bens”; e, se “nalguma coisa tenho defraudado alguém, restituo quatro vezes mais”.

Portanto, a presença santa de Jesus tem que nos constranger ao arrependimento de muitas coisas erradas que estamos fazendo, e não estamos mais nem sentindo.

Veja, Jesus já entrou em nossas vidas e em nossa casa, não para deixar as coisas como estão, mas para provocar uma conversão, uma mudança de direção. Porque se Ele ainda não fez em sua vida, como vai fazer nas dos outros? Que autoridade teríamos?
                                                        
Podemos ver que infelizmente, muitas pessoas receberam Jesus em suas casas, mas não decidiram mudar de vida. Muitos, continuam com os mesmos velhos hábitos, mentindo, dando desculpas, priorizando outras coisas, menos Jesus. Porém, veja que com Zaqueu não foi assim!! Zaqueu sabia que era um pecador (como todos nós aqui) e ele estava arrependido, disposto a mudar.

Veja, que Zaqueu ao chamar Jesus de “Senhor” professa-o naquele momento um novo dono de sua vida. Ou seja, naquele momento, Zaqueu se convertendo a Cristo, sua decisão foi a de se tornar um abençoador de vidas (não mais um usurpador) mas, um homem que queria restituir àqueles a quem havia prejudicado, demonstrando que ele passou a ser um novo homem, digno de novos começos.

A nossa restituição hoje, nós podemos mostrar levando a palavra: Ganhar vidas. Consolidar vidas. Discipular vidas.
Enviar vidas.

Portanto, veja que a salvação é o maior milagre que pode acontecer na vida de uma pessoa, e por isso Jesus disse assim nos versículos 9-10.

9 Então, Jesus lhe disse: “Hoje, houve salvação nesta casa”, pois que também este é “filho de Abraão”. 10 Porque o “Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido”.

Muitas vezes buscamos a Deus por causa de enfermidades, problemas familiares, financeiros, enfim, para que Ele supra nossas necessidades. Entretanto, a obra mais importante do Senhor na vida de um homem é a salvação, porque é dai que se abrem as portas para todas as outras bênçãos. Foi por isso que Jesus se alegrou tanto. Ele veio salvar quem está perdido!

Portanto, Zaqueu teve a sua vida mudada ao receber Jesus em sua casa. Ele não vacilou em relação à sua fé. Cada um de nós precisa manifestar a mesma atitude de não apenas levar Jesus para nossos lares, mas assumi-lo como Senhor das nossas vidas, arrependendo dos nossos pecados e recebendo a salvação.

Jesus amou você primeiro! Ele sabe quem é você! Ele conhece o seu nome! Ele chama você pelo seu nome! Ele conhece o seu passado! Ele veio buscar e salvar o perdido.

Jesus está aqui hoje para salvar você tambem!

Zaqueu naquela árvore era como um fruto maduro que precisava ser colhido. Jo 15:16.

16 Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda.

Você tem Jesus? Que fruto você tem apresentado a Ele?

Amem.

Alameda Contorno, Nº 1842, Qd. 52, Lt. 13 e 14 - Jardim Santo Antonio - Goiânia-GO CEP: 74.853-120 Telefone: (62) 3922-3812
Segunda a sexta - 8 hs às 12 hs e 14 hs às 17 hs
Net Suprema