TEMA 2024: A IGREJA SE MOVENDO NO PODER DO ESPÍRITO.
image

O NOVO DE DEUS

A Bíblia nos diz em Rm 8:14 que os filhos de Deus são liderados pelo Espírito de Deus.

14 Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.

Então temos que confiar sempre em Deus. Porque nós nunca sabemos o que Deus fará de novo até que aconteça. Por isso, a vida de um cristão deve ser andar de fé em fé e de glória em glória.

Um dia os discípulos de Jesus perguntaram o porquê de Ele falar só por parábolas, e Jesus o respondeu assim em Mt 13:11.

11 Ao que respondeu: Porque a vós outros é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas àqueles não lhes é isso concedido.                                                               

Era como se Jesus respondesse, que era somente para os que estavam com o ouvido afinado no Espírito Santo, que iriam entender.

A outra parábola diz assim em Mt 9:16-17.

16 Ninguém põe remendo de pano novo em veste velha; porque o remendo tira parte da veste, e fica maior a rotura. 17 Nem se põe vinho novo em odres velhos; do contrário, rompem-se os odres, derrama-se o vinho, e os odres se perdem. Mas põe-se vinho novo em odres novos, e ambos se conservam.

Ou seja, Jesus estava dizendo que quando um homem pega um pedaço de remendo novo e coloca bum tecido velho, fazendo isso o remendo velho vai rasgar, porque o novo não combina com o velho.

Portanto, quando Deus quer faz algo novo, Ele não coloca sobre o que é velho, mas sobre uma nova revelação e um novo mover dEle. Por isso Ele mesmo diz assim em II Co 5:17.

17 E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.

Portanto, observe que as pessoas à sua volta não querem ficar perto de você, quando você deixa o velho e se abre para o novo. E é isso que Jesus está dizendo: Que você não pode colocar o novo, em uma religião velha. 

Jesus não veio para fazer um avivamento em uma velha religião, mas Ele veio para fazer uma revolução dentro de cada um de nós. Veja a mesma parábola em Lc 5:36-39.

36 Também lhes disse uma parábola: Ninguém tira um pedaço de veste nova e o põe em veste velha; pois rasgará a nova, e o remendo da nova não se ajustará à velha. 37 E ninguém põe vinho novo em odres velhos, pois o vinho novo romperá os odres; entornar-se-á o vinho, e os odres se estragarão. 38 Pelo contrário, vinho novo deve ser posto em odres novos [e ambos se conservam]. 39 E ninguém, tendo bebido o vinho velho, prefere o novo; porque diz: O velho é excelente.

Certa vez, Jesus disse a Pedro, quando resolveu fazer uma mudança na vida dele. Mas, Jesus disse a ele, que nele, construiria a Sua Igreja. Mt 16:16-19.

16 Respondendo Simão Pedro, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. 17 Então, Jesus lhe afirmou: Bem-aventurado és, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to revelaram, mas meu Pai, que está nos céus. 18 Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. 19 Dar-te-ei as chaves do reino dos céus; o que ligares na terra terá sido ligado nos céus; e o que desligares na terra terá sido desligado nos céus.

Ou seja, Pedro, “Sobre essa Rocha, Eu vou construir um povo”. 
                                                                                               
Vejamos os textos agora. A explicação de Jesus ao falar que ninguém deve colocar vinho novo em odre velho, é porque o vinho novo estoura o odre velho, consequentemente, o odre velho, deve ser resguardado. Por que? Porque vinho novo deve ser colocado em odres novos, para que os odres velhos sejam preservados.

O vinho velho durante um tempo foi vinho novo em sua vida!

Como a religião é lei. Porém, Jesus veio e trouxe algo novo.
                                              
O que você pode aprender é que: Não podemos desperdiçar o novo de Deus.

O que Jesus está dizendo, ainda hoje, através dessa parábola do remendo e do vinho, é que nós precisamos nos abrir para o novo de Deus, para a profecia e para a revelação. Ou você vai fluir, ou você vai resistir ao novo de Deus.

Veja, que Jesus em seu chamado era uma ameaça. Por que? Porque Ele estava trazendo um novo tempo, uma revolução, algo de mudança e estratégico. Por isso, que um novo odre é novo para se colocar vinho novo. 

Nós não podemos viver do passado. Nós temos que ter uma nova estrutura, ser um novo odre, preparado para receber o novo.

Nenhum homem bebendo vinho velho, vai querer trocar pelo novo! Por isso, nós precisamos ser odres que tornem o novo melhor.

O odre velho, em algum momento, foi novo, mas ficou duro, ficou velho e com o tempo, começa a rachar. Mas, por quê? Porque religião, a lei, é regra, e Jesus trouxe uma mensagem revolucionária de fé, amor, justiça, retidão e santidade.
                                                                                         
Tudo isso envolvia uma nova forma de pensar. Porque o novo, se tornou uma ameaça, porque o novo, estabelecia um novo Reino e um novo sacerdócio. Na verdade, Jesus estava trazendo uma revolução, porque era preciso ser mudado. E essa revolução foi tão tremenda, que tem mudado a mente e o coração da humanidade.

Nós sempre vamos nos opor ao novo de Deus. Para que  isso não aconteça, nós devemos andar de em fé em fé, e de glória em glória.

 A Igreja de hoje, tem que ser um povo de vinhos novos com odres novos. Isso fala de ter capacidade de desenvolvimento e envolvimento para receber as mudanças para avançar.

Você está pronto para receber o novo de Deus e viver Novos Começos?

Nós estamos vivendo uma nova estação. Ec 3:1-8.

1 Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu: 2 há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou; 3 tempo de matar e tempo de curar; tempo de derribar e tempo de edificar; 4 tempo de chorar e tempo de rir; tempo de prantear e tempo de saltar de alegria; 5 tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar e tempo de afastar-se de abraçar; 6 tempo de buscar e tempo de perder; tempo de guardar e tempo de deitar fora; 7 tempo de rasgar e tempo de coser; tempo de estar calado e tempo de falar; 8 tempo de amar e tempo de aborrecer; tempo de guerra e tempo de paz.

Cada tempo de Deus é um tempo específico! E nós estamos vivendo o tempo novo, em nossas vidas, em nossa nação. E nós sabemos que para cada tempo, Deus levantou pessoas.

Portanto, para avançarmos no Reino de Deus e ver a nação brasileira e as nações do mundo avançando, cada um tem que fazer a sua parte.

Se você estiver sempre comprometido com a mudança, você estará em constante mudança.

Isso é o novo nascimento, é o novo tempo, é o vinho novo e odres novos. Assim você nunca volta à forma antiga, mas sempre está em um novo mover e vivendo sempre os Novos Começos, de fé em fé e de glória em glória.

Lembre-se de que vinho novo requer odres novos, requer uma vida transforma para Cristo.  E a muito tempo, que Deus está nos dizendo que o velho não é bom. Ele tem o novo para mim, para você, para nós! Mas nós temos que abandonar o velho, e isso significa mudar a nossa forma de pensar, significa ter novas atitudes, e isso implica em ter uma nova identidade. 

Qual é a sua identidade? Como crente, como um Líder chamado por Deus, como um 12 que é modelo, que identidade você  tem em sua casa, em seu trabalho, por onde você anda?
 
Amem            

Alameda Contorno, Nº 1842, Qd. 52, Lt. 13 e 14 - Jardim Santo Antonio - Goiânia-GO CEP: 74.853-120 Telefone: (62) 3922-3812
Segunda a sexta - 8 hs às 12 hs e 14 hs às 17 hs
Net Suprema