TEMA 2024: A IGREJA SE MOVENDO NO PODER DO ESPÍRITO.
image

A FIDELIDADE DE UM DISCÍPULO

A FIDELIDADE DE UM DISCÍPULO

Mt 26:35
Disse-lhe Pedro: Ainda que me seja necessário morrer contigo, de nenhum modo te negarei. E todos os discípulos disseram o mesmo.

Ou seja; "...Ainda que me seja necessário morrer contigo, não te negarei. E todos os discípulos disseram o mesmo.” 

Veja, que Pedro era um homem valente e ousado. Ele achava que estava pronto para seguir Jesus e a visão do Reino de Deus. Mas o seu caráter ainda não estava transformado.
                  
Pedro se achava muito bom, porque estava andando com Jesus, mas ele ainda não tinha Jesus dentro de si. Ou seja, estava se mostrando ainda um homem falador, soberbo, ignorante e infiel.
                      
Há pessoas que se acham prontas na fidelidade a Deus, por que fazem algumas coisas boas. Porque estão em dia com suas obras de justiça, mas não sabem que para Deus essas obras não passam de trapos imundos, pois muitos as fazem para se valerem diante dos homens, como diz o profeta Is 64:4-8.

4 Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu Deus além de ti, que trabalha para aquele que nele espera.5 Sais ao encontro daquele que com alegria pratica justiça, daqueles que se lembram de ti nos teus caminhos; eis que te iraste, porque pecamos; por muito tempo temos pecado e havemos de ser salvos? 6 Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças, como trapo da imundícia; todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniqüidades, como um vento, nos arrebatam. 7 Já ninguém há que invoque o teu nome, que se desperte e te detenha; porque escondes de nós o rosto e nos consomes por causa das nossas iniqüidades.8 Mas agora, ó Senhor, tu és nosso Pai, nós somos o barro, e tu, o nosso oleiro; e todos nós, obra das tuas mãos.

Portanto, podemos entender, que Deus não escolhe homens que se acham bonzinhos, Ele escolhe àqueles nos quais pode derramar à sua própria vida, em favor DEle e de sua obra. E a visão do Reino de Deus começa com um homem ou com uma mulher ou com um jovem ou com uma jovem, nem que estes, estejam no chão, derrotados.

Note que um discípulo é levantado em tempos de crise, de confrontos, de choques. E foi neste contexto, que Jesus levantou um a um os seus doze. Ele lutava com palavras contra um sistema de um império político-religioso de grande tamanho, e em meio a este contexto Ele levanta uma equipe de discípulos que aos olhos de qualquer um, seria uma equipe falida. Mas, como foi o desenvolvimento desta equipe?

Os primeiros 12 discípulos de Jesus tinham inúmeros defeitos. Mas na célula de 12 de Jesus, Ele passou a semear o DNA do céu em cada um deles, para que eles pudessem germinar e trazer o Reino de Deus a terra.
                                    
Para trazermos a manifestação do Reino de Deus em nossos dias, é preciso seguirmos a visão que foi nos dada, sem aumentar e nem diminuir, porque esse modelo veio do Senhor.
                                                                                   
Jesus tem uma visão clara que trata o nosso caráter e diminui os esforços, porque a visão de Deus é trazida de forma estratégica e inteligente. Portanto, um estratégia certa diminui os esforços. E Jesus seguiu o modelo do céu, para que os seus discípulos tivessem a referência do céu.
                                                        
Em seu ministério Jesus alcançou milhares de pessoas, e sempre tinha uma multidão que o seguia, mas fez questão de investir e derramar da sua vida pessoalmente em 12 pessoas.

Temos a oportunidade de sermos abençoados. E Jesus foi fiel ao modelo do Pai, e aos desígnios de Deus no discipulado, e se somos filhos, precisamos segui-lo também. Mas, note que em seu ministério Jesus tinha livre-arbítrio para mudar as coisas, fazer do jeito DEle, mas abriu mão de seus direitos para seguir o projeto do céu. E Ele deseja que Sua Igreja ande na mesma direção em relação ao discipulado, e como cristãos, venhamos a abrir mão dos nossos desejos e fazer a vontade do Pai.
                                                                                  
Nós temos que ser fiéis! Nós temos que saber que Deus está contando individualmente com cada um de nós.
                                                                  
Se o seu líder, seu discipulador, não estiver presente para assumir o compromisso com Deus naquele dia, Deus vai contar com a sua fidelidade, que hoje pode ser apenas um membro, mas Deus não quer que sua história fique barrada, portanto, assuma um compromisso com Deus de fazer a vontade dEle, e Deus te exaltará.
 
E é por essa razão que o Espírito Santo fala na carta aos Hebreus, para que não venhamos deixar a nossas congregações (IGREJA) sendo infiéis, e parar de ajudarmos a vida dos irmãos, (discípula(o)) para que eles venham ter uma fé genuína, e fazer a obra que é de Deus crescer, e onde Ele tem nos plantado (Maanaim) para esse fim. 
                                      
Note, que Eliseu não deixou Elias até que a unção descesse sobre ele, porque estar com Elias simbolizava estar no caminho do discipulado, aprendendo tudo o que se podia aprender, para cumprir a seu tempo, o seu ministério duplamente ungido.
                                                              
Aquele que quer ser modelo segue de perto o discipulador. Seguir de perto, significa aprender as coisas boas que ele tem.
                                                                                       
O Apóstolo Paulo implantou um discipulado firme quanto ao caráter e fidelidade à Palavra de Deus. Desafiando em suas cartas as Igrejas implantadas, à fidelidade individual de cada cristão e ao compromisso de uma vida espiritual frutífera.

O que Deus que nos orientar hoje é que não venhamos a cair naquilo em que Pedro caiu; as suas atitudes não estavam no nível de suas palavras. Ou seja; "...Ainda que me seja necessário morrer contigo, não te negarei. E todos os discípulos disseram o mesmo.”

Terrível para um líder ser achado infiel naquilo que falou. Porque duas afirmativas de Pedro determinaram o seu nível de infidelidade:

1º “...Ainda que todos se escandalizem em ti, eu nunca me escandalizarei.” (Pedro disse que os outros poderiam decepcionar o Senhor mas ele nunca). E Pedro foi apanhado decepcionando o coração de Deus sendo infiel.

2º “...Ainda que me seja necessário morrer contigo, não te negarei.” 
                                                                             

Pedro afirmou sua fidelidade até a morte e na primeira oportunidade de ser fiel falhou com Deus.

Nós fomos chamados para uma vida de fidelidade e honra até a morte.
                                                                                           
A fidelidade e a honra serão cobradas de nós de forma individual.                

Fidelidade individual tem a ver conosco:
- É o compromisso de ter um compromisso.
- É ser santo.
- É ser sustentador da obra de Deus com nossa presença.
- É ser dizimista, ofertante e primiciante fiel.
- É ser um intercessor dos apóstolos, dos discipuladores e dos discípulos. (semente plantada)

Precisamos ser crentes, conforme o modelo de Igreja de Filadélfia, onde precisamos estar com nossa vida em dia diante de Deus porque somos a Igreja de Jesus! Aí sim poderemos então ouvir do céu: “Eu sei as tuas obras; eis que ponho diante de ti uma porta aberta e ninguém a pode fechar; tendo pouca força guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome.” 

- Pense nisso!

Como anda sua vida espiritual em relação à sua fidelidade na busca de Deus?

Como você poderia melhorar sua fidelidade ao Senhor?

De que maneira você ensinará a fidelidade para aqueles que não conhecem a Palavra? Eu quero te lembrar que estar presente nos cultos também faz parte da fidelidade e honra a Deus, porque onde estiverem dois ou três em nome dEle, Ele está.

E o que é muito importante também, é que cada um de vocês são líderes escolhidos por Deus.

Jo 15:16

Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.

Você é responsável por ganhar vidas para o Senhor, e que o fruto permaneça!
                     
Portanto amados, ganhe uma vida por mês, e tire sorrisos dos lábios do Pai! Permaneça fiel a Deus em suas atitudes! E se não está sendo ainda, mude hoje!

Deus abençoe beijo no coração!

Deus abençoe sua célula!

Alameda Contorno, Nº 1842, Qd. 52, Lt. 13 e 14 - Jardim Santo Antonio - Goiânia-GO CEP: 74.853-120 Telefone: (62) 3922-3812
Segunda a sexta - 8 hs às 12 hs e 14 hs às 17 hs
Net Suprema