TEMA 2019: NOVOS COMEÇOS.

É PRECISO ALIANÇA PARA CONSTRUIR PARA DEUS

20/03/2019
PARA SE CONTRUIR PARA DEUS, É PRECISO TER ALIANÇA.

Quando Deus nos chamou, Ele nos chamou para estabelecer o seu Reino, para edificar uma casa para Ele.

Em (versão utilizada RA) II Cr 2:1-7, vemos quando Salomão foi edificar uma casa para Deus, a Aliança que ele fez com Hirão para realizar esse projeto.

1 Resolveu Salomão edificar a casa ao nome do Senhor, como também casa para o seu reino. 2 Designou Salomão setenta mil homens para levarem as cargas, oitenta mil, para talharem pedras nas montanhas e três mil e seiscentos, para dirigirem a obra. 3 Salomão mandou dizer a Hirão, rei de Tiro: Como procedeste para com Davi, meu pai, e lhe mandaste cedros, para edificar a casa em que morasse, assim também procede comigo. 4 Eis que estou para edificar a casa ao nome do Senhor, meu Deus, e lha consagrar, para queimar perante ele incenso aromático, e lhe apresentar o pão contínuo da proposição e os holocaustos da manhã e da tarde, nos sábados, nas Festas da Lua Nova e nas festividades do Senhor, nosso Deus; o que é obrigação perpétua para Israel. 5 A casa que edificarei há de ser grande, porque o nosso Deus é maior do que todos os deuses. 6 No entanto, quem seria capaz de lhe edificar a casa, visto que os céus e até os céus dos céus o não podem conter? E quem sou eu para lhe edificar a casa, senão para queimar incenso perante ele? 7 Manda-me, pois, agora, um homem que saiba trabalhar em ouro, em prata, em bronze, em ferro, em obras de púrpura, de carmesim e de pano azul; que saiba fazer obras de entalhe juntamente com os peritos que estão comigo em Judá e em Jerusalém, os quais Davi, meu pai, empregou.

Portanto, hoje veremos 4 ensinamentos, usados por Salomão, para essa construção desse reino.

1º Precisamos saber o que é uma Aliança?

Nas Escrituras, Aliança é um contrato, um pacto, um ajuste, que solenemente se realizava entre duas ou mais pessoas.

Portano, as Alianças podem ser para construir ou para destruir, edificar ou derrubar, matar ou morrer.

** E nesse primeiro ensinamento, nós podemos ver uma Aliança para construir, versículo 1.

1 Resolveu Salomão edificar a casa ao nome do Senhor, como também casa para o seu reino.

Portanto, a palavra chave aqui é: resolveu, decidiu. O que Salomão fez? Decidiu? Salomão resolveu realizar um projeto, e na proporção desse projeto, ele precisava de parceiros, aliados para desenvolver as ações e executar esse projeto.

- Nenhum projeto, é desenvolvido de forma solitária.
- Nenhum projeto ganha projeção, se não for compartilhado.
- Nenhum projeto é executado, se não foi bem esclarecido.

E por isso, Salomão chamou muita gente para fazer parte do seu projeto, como vimos no versículo 2.

2 Designou Salomão setenta mil homens para levarem as cargas, oitenta mil, para talharem pedras nas montanhas e três mil e seiscentos, para dirigirem a obra.                                                                             

Salomão designou 153.600 pessoas, para que os sonhos de Deus viessem a serem realizados. Ou seja, 153.600 pessoas, que vieram a sonhar os sonhos de Deus e dele, para que o sonho fosse realizado.

Portanto, o projeto de Salomão, envolveu muita gente, para que a construção de um Reino viesse a ser realizada. Por isso que eu tenho orado a Deus, e eu tenho certeza que essa semente está plantada: - Deus me dê pessoas com quem eu possa contar, para que juntos possamos realizar o sonho que o Senhor tem.

Nós precisamos ter muita sabedoria para construir o Reino de Deus na vida das pessoas!

Não podemos mais negligenciar o nosso chamado!

2º Coisa que podemos aprender é: Qual a razão do chamado de Salomão a esse povo?

O ensinamento que podemos tirar é que Salomão foi chamado para construir um Reino na vida das pessoas. E o nosso chamado não é diferente, o nosso chamado é para fazer discípulos, construir o um Reino na vida das pessoas. Para que? Para que Deus venha reinar e estar conosco. Mas para isso acontecer conosco, precisamos obedecer ao chamado, sabendo que em uma Aliança, é preciso delegar um tempo, para que o Reino de Deus, venha a se estabelecer.

3º Coisa que podemos aprender, é que Salomão fez alianças para realizar seu projeto, o seu chamado, versículo 3.

3 Salomão mandou dizer a Hirão, rei de Tiro: Como procedeste para com Davi, meu pai, e lhe mandaste cedros, para edificar a casa em que morasse, assim também procede comigo.

O que Salomão fez? Salomão buscou o rei de Tiro e falou; “como foste com meu pai, assim procede comigo”.

Salomão buscou aliados para desenvolver o seu projeto.

Salomão, através de aliança, desenvolveu o seu projeto e chamado, porque Deus o chamou para que ele desenvolvesse um projeto maior.

O que muitos não entendem, é que estamos aqui, para CONTRUIR um Reino, uma casa para Deus, e continuar construindo.... reino.... em vidas.

Eu e você, somos somente instrumentos para que esse projeto se desenvolva, para que as vidas tenham sonhos restaurados. E Deus tem nos dado uma estratégia tremenda, que é a visão celular no modelo dos 12.

Quando eu ingresso em uma faculdade, eu vou para desenvolver um sonho de me formar, na área que Deus colocou o sonho na minha vida. E se esse curso na faculdade, for o de direito, eu não vou aprender lá nesse curso, medicina e muito menos belas artes. 

Portanto, no curso de direito, lá eu irei aprende sobre direito, sobre leis.                                                              .

Portanto, Jo 15:16, é verdade em sua vida, se você crê no seu chamado, e que Deus te colocou na Igreja em célula no modelo dos 12, e na MMA, você precisa sonhar a visão, que é: Ganhar vidas, Consolidar vidas, Discípular vidas e Enviar vidas porque a palavra diz:

16 Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda. 
         
Portanto, cuidado, porque você não pode ter outro ensinamento, porque pode bagunçar a nossa cabeçe e nós facilmente sairemos do foco, para a negligência.

Se você tem entendido o seu chamado, você deve ensinar as vidas a sonhar o sonhos de Deus, construindo um Reino na vida delas.

Portanto, com sabedoria pregue a visão, que liberta,  sara, cura, muda a geografia da pessoa, mais aquele que não estiver assíduo, porque recebe muito conhecimento, pode deixar a pessoa religiosa.             

Salomão fez alianças, para juntos CONTRUIR o Reino, e 18.600 pessoas foram envolvidas nessa estratégia para estabelecer um reino.

4º Coisa que podemos aprender: é que para o desenvolvimento do projeto, Salomão buscou peritos, para não fazer o seu projeto de qualquer maneira.  versículo 7.

7 Manda-me, pois, agora, um homem que saiba trabalhar em ouro, em prata, em bronze, em ferro, em obras de púrpura, de carmesim e de pano azul; que saiba fazer obras de entalhe juntamente com os peritos que estão comigo em Judá e em Jerusalém, os quais Davi, meu pai, empregou.

** Amados, Deus sabe muito bem, que nós não temos capacidade para desenvolver um projeto DEle, sem Ele. Por isso o clamor de Salomão foi: “Manda-me, pois, agora, um homem que saiba trabalhar em...”.

Quem é esse homem, que trazendo para os dias de hoje, que é capaz e com tantos talentos, ter tantas qualidades assim, como Salomão, pediu para poder saber e fazer tudo isso? Só Jesus.
                   
Veja o texto de novo: ”um homem que saiba trabalhar em ouro, em prata, em bronze, em ferro, em obras de púrpura, de carmesim e de pano azul; que saiba fazer obras de entalhe”. Portanto, se nós trouxermos para os dias de hoje, só um homem pode fazer isso, o filho do Homem, Yeshua. Somente Ele é perito para entalhar pessoas tão diferentes, trabalhá-las para brilharem como ouro e prata, forjando nelas um caráter santo, fazê-las se envolverem no Seu projeto de ganhar e discipular vidas, tornando-as seus discípulos.

Foi por isso que o rei de Tiro disse a Salomão no versículo 16:

16 E nós cortaremos tanta madeira no Líbano quanta houveres mister e ta faremos chegar em jangadas, pelo mar, a Jope, e tu a farás subir a Jerusalém.                          

Era como se o rei de Tiro dissesse assim a Salomão: - É Salomão, realmente você não tem uma equipe treinada, boa, a sua equipe ainda não está pronta, mas preste atenção, vou mandar tanta madeira do Líbano, o quanto você precisar, e vou fazer chegar em jangadas, pelo mar, a Jope, e depois, você a farás subir até Jerusalém.

Ou seja, para Salomão conduzir esse projeto, Salomão precisava de líderes aliançados com ele; E a equipe de 12 de Salomão precisava funcionar num discipulado eficaz, de obediência, de unidade, para que o projeto funcionasse. Não é diferente de nós.                                         

Era como se Salomão dissesse assim para sua equipe: Hooo, não era hora de buscar seus interesses pessoas mais, mas sim o interesse do Reino de Deus. Ou seja, o interesse de Salomão era o Reino de Deus, era para construir uma casa, versículo 4.

4 Eis que estou para edificar a casa ao nome do Senhor, meu Deus, e lha consagrar, para queimar perante ele incenso aromático, e lhe apresentar o pão contínuo da proposição e os holocaustos da manhã e da tarde, nos sábados, nas Festas da Lua Nova e nas festividades do Senhor, nosso Deus; o que é obrigação perpétua para Israel.

Portanto, precisamos ter muito cuidado, porque Deus nos chamou para desenvolver um projeto que é dEle, e Ele tem chamado muitos Líderes, para ganhar vidas, consolidar vidas, discipular vidas e enviar vidas a fazer discípulos, que é um projeto dEle. Mt 28:19-20.

Quando desviamos do propósito, deixamos de edificar a casa ao nome do Senhor, como também a casa para o seu reino e passamos a edificar monumentos como os de Absalão. 

Lebra de Absalão, filho de Davi? Ele ficou suspenso por uma árvore e Joabe veio e  o matou.

RA II Sm 18:18.

18 Ora, Absalão, quando ainda vivia, levantara para si uma coluna, que está no vale do Rei, porque dizia: Filho nenhum tenho para conservar a memória do meu nome; e deu o seu próprio nome à coluna; pelo que até hoje se chama o Monumento de Absalão.


Portanto, não levante coluna para você mesmo como Absalão, porque é assim que procede quem levanta sobre si uma coluna, vem a morte.

O monumento de Absalão foi levantado por ele mesmo, por suas atitudes e ações. Mas, eu quero te dizer, Yeshua é o filho do homem, que Deus deu a essa terra para que trabalhassemo o ouro, prata, bronze, ferro..., e edificasse uma casa para Si e para o Seu reino.

Deixe, Deus te lapidar, deixe Ele descidir, deixe Ele te ensinar, porque eu creio, que Ele ira fazer essa obra em tua vida.

Você é valioso para o Senhor, portanto, se deixe ser trabalhado, talhado, purificado, pulido.......
 
Amém.
Alameda Contorno, Nº 1840, Qd. 52, Lt. 13 e 14 - Jardim Santo Antonio - Goiânia - Goiás CEP:74.853-120 Telefone: (62) 3922-3812
Horário de funcionamento da secretaria: segunda a sexta - 8 h às 12 h e 14 h às 17 h.
Net Suprema