TEMA 2024: A IGREJA SE MOVENDO NO PODER DO ESPÍRITO.
image

ENFRENTANDO AS DIFICULDADES

Enfrentando as dificuldades.

Toda a Palavra de Deus tem ensinamentos para nossas vidas. Portanto, nós temos que ficar atentos para cada detalhe da Bíblia. 

Em (versão utilizada RA) Mc 6:45-50, nós podemos ler que os discípulos estavam em apuros, no meio do mar, e a Palavra de Deus diz que Jesus os viu em dificuldade. E é neste texto que Jesus caminha sobre as águas, e  onde Ele mandou os discípulos para o povoado de Betsaida.

45 Logo a seguir, compeliu Jesus os seus discípulos a embarcar e passar adiante para o outro lado, a Betsaida, enquanto ele despedia a multidão. 46 E, tendo-os despedido, subiu ao monte para orar. 47 Ao cair da tarde, estava o barco no meio do mar, e ele, sozinho em terra. 48 E, vendo-os em dificuldade a remar, porque o vento lhes era contrário, por volta da quarta vigília da noite, veio ter com eles, andando por sobre o mar; e queria tomar-lhes a dianteira. 49 Eles, porém, vendo-o andar sobre o mar, pensaram tratar-se de um fantasma e gritaram. 50 Pois todos ficaram aterrados à vista dele. Mas logo lhes falou e disse: Tende bom ânimo! Sou eu. Não temais!

Essa história serve para nós hoje, e para os nossos dias. Porém, eu quero que você tenha certeza de uma coisa: você não está sozinho no momento difícil, porque o Senhor vê tudo! Mas, infelizmente, muitas vezes, a primeira atitude que temos quando nos deparamos com uma dificuldade, o primeiro sentimento que nos sobre vem é desanimo.

Creia que nada fica distante dos olhos de Deus! E aprenda hoje: quando você olhar para o tamanho do seu problema, sempre apresente-o a Deus, porque, somente Ele pode te dar visão divina, e vai te dizer: Eu sou contigo!

Portanto, nós vimos no texto que lemos, que Jesus chegou junto na angústia e na dificuldade dos seus discípulos. Mas aí cabe uma pergunta: Qual era o maior dificuldade ou obstáculo naquele mar? Eram os ventos contrários. Ou seja, eles remavam com o vento contrário. Versículo 48.

48 E, vendo-os em dificuldade a remar, porque o vento lhes era contrário, por volta da quarta vigília da noite, veio ter com eles, andando por sobre o mar; e queria tomar-lhes a dianteira.

Portanto, para obedecer as ordens de Jesus, estamos sujeitos a ventos contrários. Versículo 45.

45 Logo a seguir, compeliu Jesus os seus discípulos a embarcar e passar adiante para o outro lado, a Betsaida, enquanto ele despedia a multidão.
                                
Porém, o que Deus quer orientar a vocês hoje é que nós sabemos que existem muitas pessoas, que vivem remando contra a maré, e já acham que isso é normal. No entanto, isso significa desperdiçar força e tempo.

Remar contra os ventos, é você empregar esforços sem ver os resultados, e isso não é o plano de Deus para nossa vida.

Nós já estamos vivendo um tempo de novos começos em nossas vidas, e precisamos discernir esse tempo.

A Bíblia é clara quando diz assim em Ec 3:1-8.

1 Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu: 2 há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou; 3 tempo de matar e tempo de curar; tempo de derribar e tempo de edificar; 4 tempo de chorar e tempo de rir; tempo de prantear e tempo de saltar de alegria; 5 tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar e tempo de afastar-se de abraçar; 6 tempo de buscar e tempo de perder; tempo de guardar e tempo de deitar fora; 7 tempo de rasgar e tempo de coser; tempo de estar calado e tempo de falar; 8 tempo de amar e tempo de aborrecer; tempo de guerra e tempo de paz.

A palavra Tempo aparece trinta vezes. Portanto, não deixe ocioso o tempo que Deus está dando: para O servir, tempo para você conquistar vidas, tempo para você fazer a diferença, tempo de você ter intimidade com Ele.

Ele tem tido tempo para ministrar em sua vida, para você poder fazer a diferença!

Portando, não deixe esses tempos passarem de sua vida. E não adianta você dizer assim: Deus é testemunha de que eu tentei ou tenho tentado! Nós estamos fazendo os Encontros com Deus, e isso exige de nós: tempo, esforço, dinheiro, incômodo, dedicação; e se isso não está ocorrendo em nossas vidas, nós estamos remando contra os ventos.

Eu tenho visto no decorrer destes anos em que fazemos encontros, se nós não consolidarmos essas vidas depois dos encontros, na escola de Líderes, se não fizermos o acompanhamento no discipulado (Ter uma célula), se não orientarmos, cobrarmos para que eles venham nos cultos, foram tempos e esforços em vão. Sem dedicação, o trabalho é de tolo esta é a realidade, como discípulos de Jesus sem dedicação estaremos remando contra o vento.

Deus quer nos abençoar ao ponto de não desperdiçarmos nosso tempo e nem nossos esforços.

Ele quer que empreguemos nossas forças e inteligência no lugar certo!

Portando, deixe o Senhor sondar o seu coração, e ver se realmente você quer fazer a vontade DEle, não só com palavras, mas com atitudes em direção a obra que é DEle. Porque somente assim, você estará cumprindo os tempos de Deus aqui na terra.

Em Jo 15:16-17, a Palavra diz assim:

16 Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda. 17 Isto vos mando: que vos ameis uns aos outros.

Portanto, eu tenho certeza que Jesus está vendo todos esses desejos em você, e Ele mudará os ventos e colocará esses ventos a teu favor. Mas, chegou o tempo de não enrolar mais.

Eu quero que você note no texto, que quando Jesus apareceu para os discípulos, ele mudou aquele quadro desesperador.

Portanto eu faço uma pergunta: Você não tem medo de Deus ter mudado muitos ventos que vinham tua direção, e que Ele mudou, porque Ele te ama?
                                                        
A situação desgastante e angustiante que os discípulos estavam vivendo, mudou quando Jesus viu a situação deles.

Jesus estava formando um caráter nos seus discípulos.

Jesus não deixou de lhes ensinar, nem no momento de suas dificuldades. Mas como vimos no texto, Jesus tinha olhado para eles. 

Tem algum discípulo de Jesus aqui? Portanto, se você diz que é discípulo dEle, cabem aqui algumas perguntas: O que Ele tem visto em você, quando vem os ventos contrários? Ele tem visto oração, jejum, esforço, visitas, lutas com o desejo de vencer o maligno na vida dos irmãos? Ele tem visto a sua Aliança com Ele, comigo, com os irmãos, com a Igreja? Ele tem visto que esses esforços não são um ou dois dias, apenas antes dos encontros? O que Ele tem visto em você?
                                      
Porque a proposta dEle para você hoje, isto é, se você está vivendo qualquer situação difícil, é que Ele quer mudar essa situação, Ele quer mudar esses ventos contrários, em nome dele mesmo: Jesus. Porque uma das atitudes erradas que todos nós devemos evitar é: pedir a Deus para que amenize os ventos. Por que? Porque nós precisamos ver Jesus chegando junto ao seu problema, e mudar a sua realidade definitivamente, como Ele já fez em algumas áreas da sua vida.

Nenhum problema deve minar suas forças.
                                  
Só o Senhor pode cessar todos os ventos para que você reme com o mar calmo! E eu conto com você nessa batalha! Mas se nada está acontecendo, algo precisa mudar.                                    

Eu creio que virá um tempo de bonança na sua vida, quando realmente nos esforçarmos para levantar os 12.

Eu quero que você se prepare para ouvir boas notícias e para viver a abundância de Deus, nesse novo tempo e novos começos.

Portanto, esteja pronto para receber das mãos do Senhor o que Ele tem de melhor para a sua vida.

Está em tempo ainda de você criar expectativas, atmosferas para ser abençoado.

Jesus tem prazer em repreender os ventos em sua vida, em fazê-lo soprar a seu favor para que você alcance as promessas do Senhor!

Amem!

Alameda Contorno, Nº 1842, Qd. 52, Lt. 13 e 14 - Jardim Santo Antonio - Goiânia-GO CEP: 74.853-120 Telefone: (62) 3922-3812
Segunda a sexta - 8 hs às 12 hs e 14 hs às 17 hs
Net Suprema