TEMA 2024: A IGREJA SE MOVENDO NO PODER DO ESPÍRITO.
image

NÃO SAIA DO CAMINHO

(versão utilizada RA) Lc 9:1-6.
1 Tendo Jesus convocado os doze, deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios, e para efetuarem curas. 2 Também os enviou a pregar o reino de Deus e a curar os enfermos. 3 E disse-lhes: Nada leveis para o caminho: nem bordão, nem alforje, nem pão, nem dinheiro; nem deveis ter duas túnicas. 4 Na casa em que entrardes, ali permanecei e dali saireis. 5 E onde quer que não vos receberem, ao sairdes daquela cidade, sacudi o pó dos vossos pés em testemunho contra eles. 6 Então, saindo, percorriam todas as aldeias, anunciando o evangelho e efetuando curas por toda parte.


Tudo que adquirimos hoje em dia, vem acompanhado de um manual de instruções. E esse manual nos dá esclarecimentos do bom uso dos itens adquiridos. E podemos ver uma lista em nosso dia a dia: Remédios. Escola. Em uma empresa. Em uma repartição pública. Em um comércio. Em um shopping. Enfim, tudo tem regras e instruções de bom uso.Principalmente quando se trata de áreas comuns com frequência de público, ainda que seja rotativo, há regras, há um manual a ser seguido. E Jesus foi quem criou isso.
                                                          
Deus é extremamente organizado e  em todo ensino ao Seu Filho Jesus, foi visível o seu nível de obediência aos comandos do Pai. E nesse texto, veremos aqui, Jesus chamando os seus 12 e dando instruções para eles.                                                                                  
Ser 12 de Jesus, não era simplesmente participar de suas reuniões, não!!! Para ser 12 de Jesus, tinham comandos a serem seguidos e o segredo de verem os resultados das instruções recebidas, era a obediência.

Note que o texto começa dizendo assim no versículo 1.

1 Tendo Jesus convocado os doze, deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios, e para efetuarem curas.

Ou seja, para ser 12 de Jesus, precisava seguir um manual, instruções, para não cair, para não envergonhar o nome de Jesus. Por isso, Jesus deixou como instrução, cinco itens de muita importância, em sua palavra que são:

1º Jesus fez uma convocação.
2º Jesus os capacitou.
3º Jesus deu a visão do Reino.
4º E Jesus orientou a não sair do caminho.
5º Jesus lhes advertiu, não percam o foco.
                                                                                                                                                                                         

1º Jesus fez uma convocação. Veja o versículo 1 novamente.

1 Tendo Jesus convocado os doze, deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios, e para efetuarem curas.                                                                                                                                          
Portanto, toda chamada de Jesus para nossa vida, é uma chamada para uma obra especifica, é uma chamada para um compromisso, é uma chamada para uma aliança, para a responsabilidade e para a salvação, tanto sua como de outros através de você.

Por isso Ele mesmo diz em Jo 14:6.

6 Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.
Portanto, note que a chamada de Jesus para os 12, foi uma convocação.

                                                                        
Como você tem respondido a essa convocação?
                              
Porque Ele nos ama. Ele nos confiou algo, o Seu Reino.

Você se esforça para estar na célula, no horário? Ou qualquer coisa, está tirando seu foco do caminho de Jesus?

Pense um pouco: Você não confiaria algo a alguém em quem você não confia, não é mesmo?
                                                                                       
E Jesus confia tanto em você, que em Jo 15:16, Ele mesmo diz.

16 Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda.

Portanto, não despreze a unção que está em você, não O despreze, pois Jesus lhe fez uma convocação, como fez aos seus 12 na época.              
                                         
2º Jesus os capacitou.                                                                          

Veja que Deus deu poder e autoridade. Por que? Porque eles não podiam realizar a obra que Jesus estava lhes propondo sem poder, sem autoridade.

Veja o versículo 1 novamente.

1 Tendo Jesus convocado os doze, deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios, e para efetuarem curas.                                                            
Portanto, Jesus estava os orientando que as suas trajetórias não seriam fáceis, e que eles encontrariam demônios em seus caminhos que se oporiam, que os provocariam, iriam resisti-los, iriam fazer tudo para que desistissem.
Você tem encontrado dificuldade, ou algo tem te resistido?

Lembre-se, de que com intimidade, sinceridade, paixão, amor, há poder do Espirito Santo para você dar testemunho de Jesus.

3º Jesus deu a visão do Reino. Versículo 2

2 Também os enviou a pregar o reino de Deus e a curar os enfermos.                                                                        

Jesus estava alertando-os de que eles não podiam desistir, que eles precisavam falar do Reino de Deus, e deveriam curar os enfermos.
 
Em nossa chamada, não é diferente. Precisamos curar os enfermos, libertar os cativos.

Quando você lidera uma célula, leva o evangelho do Reino, quantas vidas são curadas em suas emoções? Muitas dessas doenças emocionais levam a outras doenças físicas. Hoje a ciência prova isso. Mas o evangelho de Jesus, ministrado com amor, e a presença de Deus junto trazem libertação e cura.

Jesus deu-lhes uma orientação, um detalhe muito importante neste ensino, que é o quarto ponto que veremos.

4º E Jesus os orientou a não sairem do caminho.

Veja que esse é um detalhe importante se quisermos seguir as instruções de Jesus: Não podemos sair do caminho!
A maioria das pessoas, não todos, até começam a andar no caminho, mas vendo as coisas acontecerem em suas vidas, vendo os milagres vindo, vendo o poder se manifestando de forma sobrenatural na sua própria vida, muitos passam a ter uma tendência a sair do caminho e seguir o seu próprio caminho.

A autoridade e poder estão sobre você. E o que passa a acontecer: muitos passam a ter paz:
                                              
Passam a ter sabedoria do Alto;                                      
Passam a ter uma família ajustada;
Passam a ter dinheiro, negócios, portas abertas etc;Coisas que antes não tinham, mas que por uma ação divina em suas vidas, que é o sobrenatural, começam a terem os bens mais rapidamente, e ter os sonhos restaurados, através do poder designado.

Enfim, o laço é que muitos passamos a agir, como se o poder fosse algo pessoal, começamos a entrar na ganância, e no amor pelo dinheiro.

O dinheiro é bom? Muito bom, é bom demais. Mas, precisamos mandar nele, pois ele não pode entrar no caminho de Jesus
.
Toda a prosperidade, seja em qual for o nível e área,  mexe com o ego de muitos, que acabam saindo do caminho de Jesus e começam a seguir Mamom, o deus da riqueza, sem notar. E a orientação, não é minha, mas vem de Jesus para seus 12 no versículo 3, porque Deus, já lhes deu poder e autoridade para ser estabelecido o Reino de Deus.

3 E disse-lhes: Nada leveis para o caminho: nem bordão, nem alforje, nem pão, nem dinheiro; nem deveis ter duas túnicas.  

Jesus sabia que haveria tentação na vida deles, de que no meio daquele caminho, haveria tentações de outro bordão, que haveria tentação para agregar outro pão, que não alimenta, e o dinheiro, naquela circunstância, poderia seduzi-los e tirá-los do propósito.

Por isso Jesus disse: Nada leveis para o caminho, nem bordão, nem alforje, nem pão, nem dinheiro; nem deveis ter duas túnicas.

Ou seja, essa orientação era exatamente para que eles dependessem totalmente de Deus, e soubessem que ele estava presente em todos os momentos.
                                                                      
Os 12 tinham saído em direções diferentes, para lugares diferentes e estavam todos guardados e alimentados pelo Senhor.

Mas, o que é um Bordão? É um cajado grosso, arqueado, que ajudava a socorrer, era como uma arma. Esse instrumento era muito usado por quem viajava a pé. E era para dar firmeza ao que caminhava, o bordão facilitava nas subidas, nas descidas, era uma maneira de verificar a profundidade dos rios, lagos e perigos de pântanos. Ou seja, o bordão servia para a defesa pessoal, quanto a cobras, animais do caminho.

Mas Jesus queria mostrar o poder que Ele havia delegado a eles, para que eles entendessem esse mistério. Porém, com essa recomendação, Jesus tirou a estabilidade humana, e colocou o poder divino nessa caminhada da obediência.

Era como se Jesus estivesse lhes advertindo sobre a necessidade de ser um servo do Senhor e andar sempre firmes e armados. Hoje, a espada do Espírito é a palavra, para a nossa defesa, para a nossa caminhada aqui na terra.

Você foi convocado para esse grande exército do Senhor!                                                                                   

O que é um alforje? Um saco ou uma bolsa costurado nas duas pontas, aberto no meio para dividir o peso das coisas e de colocar nos ombros.

Jesus estava mostrando a eles, que o poder e autoridade já tinham sido dados para sua caminhada de estabelecer o Reino.

O poder dEle em suas vidas, iria sustentá-los, e que o jugo dEle era suave e o Seu fardo é leve.     
Jesus deixou bem claro, para não levar nada, porque eles poderiam encontrar pelo caminho alguma forma de serem seduzidos, e perdessem o foco.

Infelizmente temos visto muitas quedas, e nem é por dinheiro, mas por não observarem as instruções de Jesus, passando a serem seduzidos.
                                                 
Lembre-se, satanás entrou no coração de Judas Iscariotes, um 12, pela bolsa.

Portanto, a sedução das riquezas, que às vezes nem é muito, mas, tem impedido a muitos de cumprir seus ensinos, muitos passam a sair da rota, e já não vão mais de casa em casa, já não se preocupam mais, com a obra que ainda não foi concluída.

Portanto, não saia do seu caminho.

5º Jesus lhes advertiu, não percam o foco. Versículo 6.

6 Então, saindo, percorriam todas as aldeias, anunciando o evangelho e efetuando curas por toda parte.
                                                                                                                                                                                           

Note que o mais importante das instruções de Jesus, está aqui neste versículo 6, quando eles anunciavam o evangelho, as curas aconteciam por toda parte.

Por isso essa advertência! Porque quando saímos da rota, essa instrução deixa de ser executada, e não se dá mais importância à obra que é de Deus, tornando-a irrelevante.

Hoje em dia, temos as redes sociais que podemos utilizar para o reino, mas se formos honestos conosco mesmo, vamos notar que as redes não têm tido este fim, pelo contrário, estão quebrando relacionamentos, estão rompendo alianças, estão maquinando a malignidade.

A chamada de Jesus é para voltarmos a seguir as instruções deixadas em seu livro.

Hoje, você está sendo chamado a voltar para o propósito da sua chamada, ser discípulo e fazer discípulos em todas as nações.

Não saia do  CAMINHO!!

Amém!!

Alameda Contorno, Nº 1842, Qd. 52, Lt. 13 e 14 - Jardim Santo Antonio - Goiânia-GO CEP: 74.853-120 Telefone: (62) 3922-3812
Segunda a sexta - 8 hs às 12 hs e 14 hs às 17 hs
Net Suprema