TEMA 2024: A IGREJA SE MOVENDO NO PODER DO ESPÍRITO.
image

PRECISAMOS TER DECISÕES SÁBIAS

Como você é inteligente, você sabe que é responsável por suas decisões. Por exemplo: você é fruto das decisões de ontem. Amanhã será o fruto das decisões de hoje.

Portanto, as decisões são necessárias todos os dias da nossa vida e em todas as áreas.

A palavra diz em (versão utilizada RA) Pv 1:7, que:

7 O temor do Senhor é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino.                                                     
Algumas decisões são simples, como emprestar uma caneta a um colega do trabalho ou na Igreja. Outras decisões já são um pouco mais difíceis, como escolher uma roupa para sair, se está adequada ou não para aquele evento, a decisão de comprar um carro, ou para fazer uma viagem, qual lugar ir, se esses lugares serão confortáveis. Outras decisões são ainda mais difíceis, como a escolha de um futuro. Por exemplo, o seu cônjuge; Essa decisão já foi uma decisão que começou lá no namoro, e já é uma decisão de muita importância.

As decisões definem nosso futuro. Uma faculdade para cursar, qual seria a carreira ideal para trabalhar, como orientar nossos filhos. Essas são decisões importantes, que definem um futuro.

Porém, nós também tomamos uma decisões de servir a Jesus, entregando a nossa vida para Ele, e foi a decisão mais sábia da nossa vida. E nessa aliança, nós fizemos uma aliança de fazer a vontade dEle.

Ele deixou uma única ordem para nós, que está em.  Mt 28:19-20.

19 Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; 20 ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.

Outro exemplo muito importante, é como você tem tomado essas decisões de obedecer a Deus nos dias de hoje.       

É preciso ter muito cuidado. Porque, talvez você tenha tomado decisões, colocado na balança os prós e os contras, e analisado qual a opção mais vantajosa para você. Talvez você tenha escolhido aquela opção que renda mais dinheiro ou aquela que exija o menor esforço. Ou talvez você não tenha escolhido a nenhuma delas com medo de errar, e acabou deixando a vida escolher por você. Ou você tenha tomado a decisão de se acovardar, e se manter ouvindo e não reagindo à aliança que um dia fez com Deus.

Qual tem sido a sua decisão perante o seu chamado?

Porque o fato é que toda decisão traz conseqüências. Se a decisão for correta, a conseqüência será uma benção, será como um grande presente, trazendo uma enorme satisfação. Porém, se a decisão for errada, a angústia e o sofrimento virão. Por isso, precisamos ser sábios para que possamos tomar decisões corretas.

Pv 1:7, diz.

7 O temor do Senhor é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino.
                                                    
Um sábio não é aquele que senta no topo da pilha de livros que já leu e começa a expor seu conhecimento para um público. O sábio é aquele que adquire conhecimento e aplica-o adequadamente para tomar decisões em sua vida. Um sábio, não só lê a palavra de Deus, mas a pratica. 

Deus tem nos ensinado de onde vem a sabedoria. Pv 1:7 diz:

7 O temor do Senhor é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino.
                                                   
Portanto, para sermos sábios, precisamos temer ao Senhor, reconhecendo-o como soberano, e conhecedor de todas as coisas. Precisamos confiar NEle, porque os Seus caminhos e Seus pensamentos são mais altos do que os nossos, como diz o profeta em  Is 55:9.

9 Porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos.                                                                               
Creia que Deus tem uma visão ampla e completa de tudo, e nós temos uma visão reduzida. Mas Ele tem nos dado uma visão de conquista, tem nos dado um MODELO que Jesus usava para estabelecer o seu Reino, onde você precisa tomar uma decisão de praticá-la. 

Eu quero te dar uma dica: Que, todas as nossas decisões devem ser tomadas após uma boa conversa com Deus, seja em qual for a área. Ele sabe tudo, e eu faço uma pergunta: Por acaso há alguém melhor do que Ele para responder as nossas dúvidas?                                                                            

Portanto, pergunte sempre para Deus, qual caminho você deve seguir. Porque, para você orar a Deus não há fila, não é necessário pegar uma senha, não é necessário fazer nenhum ritual, apenas ter uma decisão de ter uma intimidade maior com Ele, e falar tudo com Ele.

Com Deus não tem hora, é 24 horas, não há intervalos, você pode falar com Ele agora se quiser.

Veja que Davi sabia que Deus tinha a resposta para todas as dúvidas, sejam quais forem as suas necessidades.

Quando ele soube que os filisteus invadiram a cidade de Queila, prontamente consultou o Senhor para saber se deveria enfrentar os filisteus ou não. I Sm 23:1-2.

1 E foi anunciado a Davi, dizendo: Eis que os filisteus pelejam contra Queila e saqueiam as eiras. 2 E consultou Davi ao Senhor, dizendo: Irei eu e ferirei estes filisteus? E disse o Senhor a Davi: Vai, e ferirás os filisteus, e livrarás Queila.
                       
Mas os soldados de Davi tinham muito medo dos filisteus e encheram sua mente de dúvidas, veja: I Sm 23:3.     

3 Porém os homens de Davi lhe disseram: Eis que tememos aqui em Judá, quanto mais indo a Queila contra os esquadrões dos filisteus. 
                       
Isto tem acontecido muito nesses últimos tempos: Muitas vezes recebemos a direção de Deus, e por darmos ouvidos a pessoas erradas, passamos a duvidar do que Deus falou. Mas Davi era sábio e consultou novamente o Senhor para obter a resposta, I Sm 23:4.

4 Então, Davi tornou a consultar o Senhor, e o Senhor lhe respondeu e disse: Levanta-te, desce a Queila, porque te dou os filisteus na tua mão.
                                                         
Portanto, quando obedecemos, nós passamos a vencer o inimigo da nossa vida, e Davi como sábio, tomou a decisão correta, foi e venceu os filisteus, versículo 5.

5 Então, Davi partiu com os seus homens a Queila, e pelejou contra os filisteus, e levou os gados, e fez grande estrago entre eles; e Davi livrou os moradores de Queila.

O que você precisa decidir hoje na sua vida?

Você já falou sobre o seu problema com Deus? Como sacerdote sobre sua vida, eu te oriento hoje: Seja lá o que você tenha que fazer, fale antes com Deus, busque Sua orientação, e você será mais do que vencedor em todas as áreas da sua vida. Pv 16:1.

1 O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do Senhor.
 
Tenha sempre as suas decisões em linha com a palavra de Deus, cumprindo a suas ordenanças, os seus princípios, honrando a aliança que um dia você fez com Ele, consultando tudo a Ele. Ele te ensinará a ter um coração sábio todos os dias da sua vida. O salmista diz assim em Sl 90:12.

12 Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.

Portanto, as nossas decisões definem o nosso futuro, e nós precisamos de sábias decisões e da sabedoria do Alto, para usufruir do que está escrito em Pv 3: 21-26.

21 Filho meu, não se apartem estas coisas dos teus olhos; guarda a verdadeira sabedoria e o bom siso;
22 porque serão vida para a tua alma e adorno ao teu pescoço. 23 Então, andarás seguro no teu caminho, e não tropeçará o teu pé. 24 Quando te deitares, não temerás; deitar-te-ás, e o teu sono será suave. 25 Não temas o pavor repentino, nem a arremetida dos perversos, quando vier. 26 Porque o Senhor será a tua segurança e guardará os teus pés de serem presos.


Tenha a decisão hoje de servir ao Senhor, em espírito e em verdade, guardando assim, os teus pés de serem presos pelo inimigo!

Quando um crente estiver se esforçando para tomar uma decisão segundo a vontade de Deus, é muito importante evitar pressa. Quando estamos apressados, é fácil tomar uma decisão errada. Devemos esperar até que tenhamos a certeza de que conhecemos a mente do Senhor e que Ele cuidará de nós, lembre-se de Davi, nos versículos 2 e 4.

2 E consultou Davi ao Senhor, dizendo: Irei eu e ferirei estes filisteus? E disse o Senhor a Davi: Vai, e ferirás os filisteus, e livrarás Queila.
   
4 Então, Davi tornou a consultar o Senhor, e o Senhor lhe respondeu e disse: Levanta-te, desce a Queila, porque te dou os filisteus na tua mão.


Portanto, conforme tua decisão, os teus inimigos estarão em tuas mãos.

Que o Eterno te abençoe bjo coração.                                                                             

Amém. 

Alameda Contorno, Nº 1842, Qd. 52, Lt. 13 e 14 - Jardim Santo Antonio - Goiânia-GO CEP: 74.853-120 Telefone: (62) 3922-3812
Segunda a sexta - 8 hs às 12 hs e 14 hs às 17 hs
Net Suprema