TEMA 2018: CIDADE DE DEUS, A CONQUISTA DO TERRITÓRIO.

VENCENDO O INIMIGO

14/11/2018
Em At 3:1-8 (versão utilizada RA) a Bíblia descreve a cura de um paralítico na porta do templo, através da vida de Pedro e João. O homem curado se apega aos apóstolos e passa a andar com eles.
1 Pedro e João subiam ao templo para a oração da hora nona. 2 Era levado um homem, coxo de nascença, o qual punham diariamente à porta do templo chamada Formosa, para pedir esmola aos que entravam. 3 Vendo ele a Pedro e João, que iam entrar no templo, implorava que lhe dessem uma esmola. 4 Pedro, fitando-o, juntamente com João, disse: Olha para nós. 5 Ele os olhava atentamente, esperando receber alguma coisa. 6 Pedro, porém, lhe disse: Não possuo nem prata nem ouro, mas o que tenho, isso te dou: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, anda! 7 E, tomando-o pela mão direita, o levantou; imediatamente, os seus pés e tornozelos se firmaram; 8 de um salto se pôs em pé, passou a andar e entrou com eles no templo, saltando e louvando a Deus.

Após isso, veja que logo uma multidão se reúne por conta do milagre, e Pedro e aproveita a ocasião para pregar em At 3:11-12.
11 Apegando-se ele a Pedro e a João, todo o povo correu atônito para junto deles no pórtico chamado de Salomão. 12 À vista disto, Pedro se dirigiu ao povo, dizendo: Israelitas, por que vos maravilhais disto ou por que fitais os olhos em nós como se pelo nosso próprio poder ou piedade o tivéssemos feito andar?


Mas, quando Pedro pregava, vieram os sacerdotes e algumas autoridades, que se ofenderam com o que estava acontecendo e mandaram prender a Pedro e a João. E no dia seguinte, trazem os dois para uma espécie de interrogatório. E a bíblia diz que eles “se doeram muito” pelo que os apóstolos estavam fazendo. Quando na verdade, Pedro e João estavam apenas fazendo o bem através da cura e da pregação da palavra da salvação.

Isso acontece nos dias de hoje, com muitas pessoas que são descrentes, autoridades (até parlamentares) que se doem, em saber que estamos pregando a palavra, e que o evangelho está sendo disseminado e que vidas estão sendo curadas.
 
Se nós observarmos na palavra as leis e as autoridades da época rejeitaram a Jesus.

Hoje em dia, as leis também estão sendo preparadas para rejeitar a Jesus ou para que as famílias e as crianças passem a rejeitá-lo. Com o pretexto de defender as minorias ou/e em busca de uma suposta igualdade, o nome de Deus e de Jesus está sendo afrontado todos os dias. Mas, nós crentes, precisamos ter convicção de que através de Jesus, Deus resgatará toda a humanidade de volta para seus caminhos.

E, Satanás sabendo disso, usa de todas as formas para que o povo não ouça sobre Jesus. Ele usa até mesmo as autoridades, a política, as leis, os métodos de ensino nas escolas, nos filmes, etc…

Nós, como povo santo e escolhido por Deus, precisamos nos posicionar, como a Igreja primitiva se posicionou: com intrepidez.

Em At 4:9, fica claro que eles foram inquiridos, simplesmente por fazerem o bem e isso nos gera algumas questões:
9 visto que hoje somos interrogados a propósito do benefício feito a um homem enfermo e do modo por que foi curado.

Portanto veja: Qual era a acusação sobre eles? Qual foi o crime que eles cometeram? Foi por curar? Foi por pregar a salvação através de Jesus?

Portanto, eles estavam sendo acusados por fazerem o bem.Ou seja, note que os valores foram invertidos. Mas, eu quero que você veja o que o profeta diz, que parece o jornal do dia de hoje em Is 5:20-24.
20 Ai dos que ao mal chamam bem e ao bem, mal; que fazem da escuridade luz e da luz, escuridade; põem o amargo por doce e o doce, por amargo! 21 Ai dos que são sábios a seus próprios olhos e prudentes em seu próprio conceito! 22 Ai dos que são heróis para beber vinho e valentes para misturar bebida forte, 23 os quais por suborno justificam o perverso e ao justo negam justiça! 24 Pelo que, como a língua de fogo consome o restolho, e a erva seca se desfaz pela chama, assim será a sua raiz como podridão, e a sua flor se esvaecerá como pó; porquanto rejeitaram a lei do Senhor dos Exércitos e desprezaram a palavra do Santo de Israel.

Portanto, da mesma forma, muitos nos dias de hoje, tem se levantado contra nós. Mas, o que estamos fazendo de errado? Qual é a acusação contra a Igreja dos dias de hoje? Será porque nos reunimos para orar e cultuar ao nosso Deus?

Com certeza, muitos, vão nos “acusar de fazer muito barulho”. Muitos, nos acusam porque defendemos o nosso direito de sermos cristãos e não aceitamos que enganem nossos filhos com falsos ensinos nas escolas! Muitos, até vão nos dizem que “somos extremistas”. E se você faz alguma propaganda, muitos até dizem, por exemplo: se entregar folhetos com palavras que podem mudar a vida das pessoas, que; “Somos chatos, intrometidos”. Muitos, porque defendemos o modelo de família criado pelo Deus, ao qual nós servimos, “Somos retrógrados”.
 
Ou seja, se nós cristãos, não nos posicionarmos e defendermos aquilo em que acreditamos, nunca Deus vai deixar acontecer o que aconteceu em At 4:13-14.
13 Ao verem a intrepidez de Pedro e João, sabendo que eram homens iletrados e incultos, admiraram-se; e reconheceram que haviam eles estado com Jesus. 14 Vendo com eles o homem que fora curado, nada tinham que dizer em contrário.               

Ninguém poderá nos acusar, nem Satanás nem os seus demônios poderão nos acusar, se realmente mostrarmos, quem está em nós.

Note que aquelas autoridades na época, perceberam que Pedro e João eram iletrados, mas que eles tinham intrepidez, que eles estavam convictos do que falavam, e hoje nós precisamos ter essa mesma intrepidez que a Bíblia diz. Porém, mesmo sabendo que não poderiam acusar os apóstolos em nada, aquelas autoridades não desistiram.

Em At 4:16-18, diz assim.
16 dizendo: Que faremos com estes homens? Pois, na verdade, é manifesto a todos os habitantes de Jerusalém que um sinal notório foi feito por eles, e não o podemos negar; 17 mas, para que não haja maior divulgação entre o povo, ameacemo-los para não mais falarem neste nome a quem quer que seja. 18 Chamando-os, ordenaram-lhes que absolutamente não falassem, nem ensinassem em o nome de Jesus.
                                                               
Veja a lógica deles: Eles NÃO PODIAM NEGAR, o sinal que foi feito (o bem ao homem através da cura), mas mesmo assim, eles não queriam que o nome de Jesus fosse divulgado. Hoje em dia, a sociedade, as autoridades, os ativistas, não podem negar o bem que a Igreja proporciona para sociedade, o bem que o evangelho faz na vida das pessoas, das famílias… mas mesmo assim, eles lutam para nos calar.

At 4:19-20.
19 Mas Pedro e João lhes responderam: Julgai se é justo diante de Deus ouvir-vos antes a vós outros do que a Deus; 20 pois nós não podemos deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos.

Ao final, Satanás não poderá nos acusar, porque o nosso advogado é Cristo e o nosso objetivo estará cumprido, ou seja, todo o povo glorificará ao nosso Deus.

SE A IGREJA SE POSICIONAR, SATANÁS NAO PODERÁ NOS CALAR.

Em At 4:24-31 diz que muitos, reis e autoridades sempre tentaram se levantar contra Deus e aos seus ungidos, porém ELE VENCEU e nos dias de hoje, também Deus nos dará a vitória.
24 Ouvindo isto, unânimes, levantaram a voz a Deus e disseram: Tu, Soberano Senhor, que fizeste o céu, a terra, o mar e tudo o que neles há; 25 que disseste por intermédio do Espírito Santo, por boca de Davi, nosso pai, teu servo: Por que se enfureceram os gentios, e os povos imaginaram coisas vãs? 26 Levantaram-se os reis da terra, e as autoridades ajuntaram-se à uma contra o Senhor e contra o seu Ungido; 27 porque verdadeiramente se ajuntaram nesta cidade contra o teu santo Servo Jesus, ao qual ungiste, Herodes e Pôncio Pilatos, com gentios e gente de Israel, 28 para fazerem tudo o que a tua mão e o teu propósito predeterminaram; 29 agora, Senhor, olha para as suas ameaças e concede aos teus servos que anunciem com toda a intrepidez a tua palavra, 30 enquanto estendes a mão para fazer curas, sinais e prodígios por intermédio do nome do teu santo Servo Jesus. 31 Tendo eles orado, tremeu o lugar onde estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e, com intrepidez, anunciavam a palavra de Deus.   

Note, que para isso acontecer, eles precisaram se manter firmes, defendendo os interesses do Reino, não negando a fé diante de homens comuns, nem de autoridades, e pregando a palavra com intrepidez.

Como está a sua vida com Deus? Como está as suas orações e leitura da palavra? Como está a celula, que Deus te incumbiu de fazer, para que os milagres viessem a acontecer? Como você tem agido na Igreja, em seu serviço, em seu chamado? E no mundo; Que tipo de testemunho você tem dado? Deus realmente está podendo contar com você?

Acabamos de ver sobre uma época do passado, se repetindo no presente.

Portanto, veja em Is 5: 11-16 (versão utilizada NLTH), usei a linguagem de hoje para melhor entendimento, mas, veja que o profeta diz.
11 Ai dos que passam o dia inteiro bebendo cerveja e vinho, desde a madrugada até tarde da noite, e ficam completamente bêbados! 12 Nas suas festas há música de harpas e de liras, de pandeiros e de flautas e muito vinho para beber. Eles não se importam com os “planos de Deus, o Senhor”, nem levam em conta o que ele está fazendo. 13 Portanto, por causa da sua desobediência, o meu povo será levado prisioneiro para fora do país. O povo e as autoridades morrerão de fome e de sede. 14 O mundo dos mortos, como se fosse uma fera faminta, abrirá a sua boca enorme e engolirá o povo e as autoridades, toda essa gente que vive nas farras e nas orgias. 15 Todos ficarão envergonhados, e os orgulhosos serão humilhados. 16 Mas o Senhor Todo-Poderoso fará o que é direito e assim mostrará a sua grandeza; Deus fará o que é certo, e assim todos ficarão sabendo que ele é santo.

Quem está vencendo? Você ou o inimigo?

Eu estou falando desse texto de Isaias, porque a terra Prometida sempre pertenceu a Deus, que a deu para os filhos de Israel, conforme tinha prometido. Deu, para ser a base da sobrevivência de qualquer “família da aliança”. E nela, habitavam povos de costumes “estranhos” que já tinham sido “julgados por Deus” e que deveriam ser exterminados ou expulsos de sua habitação, na época.

No entanto, o povo de Deus, ao negligenciar a Palavra de Deus, fizeram alianças com esse povo, e começaram a imita-los, um povo que era condenado por Deus por seus atos, pelo que, o juízo de Deus, que vinha sobre esse povo, veio também sobre os povo de Deus, sobre Israel por negligenciarem a palavra.

Portanto, precisamos vencer o inimigo da nossa alma! Ninguém poderá nos acusar, nem Satanás nem os seus demônios poderão nos acusar, se realmente mostrarmos quem está em nós!

Veja, Pedro e João eram iletrados, mas eles tinham intrepidez, eles estavam convictos do que falavam, e hoje nós precisamos ter essa mesma intrepidez que a Bíblia diz.

Deus te chama a uma reflexão, porque Deus sabe que esse povo do mundo, se não mudarem, já estão julgados, e se nós estivermos em aliança com eles, entraremos também junto como o povo de Israel entrou.

Como está a sua vida com Deus? Como estão as suas orações e leitura da palavra? Como está a celula, que Deus te incumbiu de fazer, para que os milagres viessem a acontecer? Como você tem agido na Igreja, em seu serviço, em seu chamado. E no mundo; Que tipo de testemunho você tem dado?                                                                                            
Deus realmente está podendo contar com você?

Ganhar, consolidar, discipular e enviar, esse é o nosso chamado! Peça a Deus a sua proteção, a sua unção!

Amém!                  
Alameda Contorno, Nº 1840, Qd. 52, Lt. 13 e 14 - Jardim Santo Antonio - Goiânia - Goiás CEP:74.853-120 Telefone: (62) 3922-3812
Horário de funcionamento da secretaria: segunda a sexta - 8 h às 12 h e 14 h às 17 h.
Net Suprema