TEMA 2024: A IGREJA SE MOVENDO NO PODER DO ESPÍRITO.
image

COVARDES, DESATENTOS OU VALENTES DE DEUS?

Três tipos de pessoas na Igreja: COVARDES, DESATENTOS E VALENTES
 
(Versão NLTH) Jz 7:1-21.
1 Jerubaal, isto é, Gideão, e todos os homens que estavam com ele se levantaram de madrugada e foram acampar perto da fonte de Harode. O acampamento dos midianitas ficava no vale, no lado norte, perto do monte Moré. 2 O Senhor Deus disse a Gideão: Você tem gente demais, e por isso não posso deixar que vocês derrotem os midianitas. Se eu deixasse, vocês poderiam pensar que venceram sem a minha ajuda. 3 Anuncie ao povo o seguinte: “Quem estiver com medo, que saia do monte Gilboa e volte para casa.” Gideão anunciou, e vinte e dois mil homens voltaram. Mas dez mil ficaram. 4 E o Senhor disse a Gideão: Ainda é gente demais. Leve todos até as águas, e ali eu separarei os que irão com você. Se eu disser que um homem deve ir com você, ele irá. Se disser que outro não deve ir, ele não irá. 5 Aí Gideão fez com que os homens descessem até as águas. E o Senhor Deus lhe disse: Todos os homens que lamberem a água com a língua, como fazem os cachorros, devem ser separados dos que se ajoelharem para beber. 6 Trezentos homens juntaram água nas mãos e lamberam. Todos os outros se ajoelharam para beber. 7 Aí o Senhor disse a Gideão: Com estes trezentos homens que lamberam a água, eu libertarei vocês e lhes darei a vitória sobre os midianitas. Diga aos outros que voltem para casa. 8 Então Gideão mandou todos os outros israelitas para casa, menos aqueles trezentos. Mas estes ficaram com toda a comida e todas as cornetas. O acampamento dos midianitas estava abaixo deles, no vale.
 
9 Naquela noite o Senhor Deus disse a Gideão: Levante-se e ataque o acampamento dos midianitas. Eu já dei a vitória a você. 10 Mas, se você estiver com medo de atacar, desça até o acampamento deles. Leve junto Purá, o seu ajudante. 11 Você vai ouvir o que eles estão dizendo e então terá coragem para atacar o acampamento. Gideão e Purá desceram até bem perto do acampamento inimigo. 12 Os midianitas, os amalequitas e os povos do deserto estavam espalhados no vale, como uma nuvem de gafanhotos. Eles e os seus camelos eram tantos como os grãos de areia da praia do mar. 13 Quando Gideão chegou, ouviu um homem contando o seu sonho a um amigo. Ele dizia: Eu sonhei que um pão de cevada rolou para dentro do nosso acampamento. Veio e bateu numa barraca. Ela caiu, virou no avesso e ficou estendida no chão. 14 O amigo respondeu: É a espada de Gideão, o israelita, o filho de Joás! Isso quer dizer que Deus entregou a ele o nosso povo e todo o nosso exército! 15 Quando Gideão ouviu esse sonho e entendeu o que ele queria dizer, ajoelhou-se e adorou a Deus. Então voltou para o acampamento israelita e disse: Levantem-se! O Senhor Deus entregou o exército dos midianitas nas mãos de vocês! 16 Gideão separou os trezentos em três grupos e deu a cada homem uma corneta de chifre de carneiro e um jarro com uma tocha dentro. 17 E disse: Olhem para mim! E, quando eu chegar perto do acampamento inimigo, façam o que eu fizer. 18 Quando eu e o meu grupo tocarmos as cornetas, então vocês, que estarão cercando o acampamento, toquem as cornetas e gritem: “Pelo Senhor e por Gideão!” 19 Um pouco antes da meia-noite, na hora de ser trocada a guarda, Gideão e os seus cem homens chegaram bem perto do acampamento. Então tocaram as cornetas e quebraram os jarros que levavam. 20 Os três grupos tocaram as cornetas e quebraram os jarros. Eles seguravam a tocha na mão esquerda e a corneta na direita e gritavam: “Uma espada pelo Senhor e por Gideão!” 21 E cada um ficou parado no seu lugar em volta do acampamento. Então todo o exército inimigo fugiu, gritando.

 
O nossa ganhar, consolidar, discípular e enviar de hoje, visa levar a Igreja perto daquilo que o Senhor quer que sejamos. E eu não tenho a intenção de admoestar ninguém aqui, mas de levá-los a experimentar mais de Deus. E a história de Gideão e o povo de Israel se assemelha à Igreja dos dias de hoje.
 
Nitidamente se nota, que existem três grupos de pessoas em uma Igreja. Quando falo de Igreja, eu estou falando de todos aqueles que vão buscar a presença de Deus, independente de sua denominação. E há então três grupos de pessoas: os COVARDES, os DESATENTOS e os VALENTES.

O objetivo desta Palavra hoje é tirar vocês dos dois primeiros grupos (COVARDES e dos DESATENTOS) e levar vocês para o grupo dos VALENTES. Porque é entre os VALENTES que você vai se sentir em suas emoções, integrante no reino de Deus.

Eu não sei se você já sentiu, em algum momento de sua vida, quando você vem à casa do Senhor e as coisas parecem não fazer muito sentido. Sabe por que? Porque só farão sentido as coisas de Deus em sua vida, se você se colocar entre os VALENTES.

Tenha certeza de uma coisa, é bem melhor você estar entre os VALENTES!

Miséria hoje em dia é você estar entre os COVARDES!
 
Vejamos o primeiro tipo de pessoas na Igreja, que são os COVARDES, para você analisar, e se deixar ser ministrado: (versão NLTH) Juízes 7:2-3.

2 O Senhor Deus disse a Gideão: Você tem gente demais, e por isso não posso deixar que vocês derrotem os midianitas. Se eu deixasse, vocês poderiam pensar que venceram sem a minha ajuda. 3 Anuncie ao povo o seguinte: “Quem estiver com medo, que saia do monte Gilboa e volte para casa.” Gideão anunciou, e vinte e dois mil homens voltaram. Mas dez mil ficaram.
 
Note, que a primeira característica deste texto, é que Deus não trabalha com multidões, Ele trabalha com equipes visando ai as multidões.E note também, que Deus não trabalha com quem faz as coisas por obrigação. Havia 32.000 pessoas, das quais 22.000 estavam ali por obrigação. Não estavam porque amavam a Deus. Ou a nação de Israel. Mas estavam ali porque era obrigação deles. E foi o próprio Deus, que descartou esta maioria logo de cara.

Deus quer pessoas dispostas e corajosas, para fazer história!

Olha o que Deus fala em apocalipse, acerca dos covardes:

(versão RA) Ap 21:8

Quanto, porém, aos COVARDES, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte.
 
Sabe por que? Porque é muito ruim trabalhar com COVARDES. Eles puxam os outros para trás, eles na realidade tem medo, desanimam a turma, dizem que as coisas não vão dar certo, são pessimistas, são o que o próprio Deus diz que são: covardes.

Note, que eles geralmente estão sempre cansados e dão no pé nas horas mais impróprias da batalha, quando o líder mais está precisando dele. Exemplo: na hora de trabalhar em um encontro, de participar de um congresso, um seminário etc. - ah! mas tem muita gente etc. Mentira! É porque o espírito de COVARDIA tem tomado o espírito dessa pessoa e isso mais tarde custará caro.

Portanto, quando dizemos não ao Líder, dizemos não a Deus, sempre Deus vai proteger o líder.

Veja, que os doze espias de Moisés, são um exemplo típico disto, do que eu estou falando: -  Olha o que dez COVARDES disseram à Moises, em (versão RA) Nm 13:33.
33 Também vimos ali gigantes (os filhos de Anaque são descendentes de gigantes), e éramos, aos nossos próprios olhos, como gafanhotos e assim também o éramos aos seus olhos.

Portanto, nos dias de hoje, também há muitos covardes no meio da Igreja, que por medo, arrumam desculpas anulando assim a obra de Deus em suas vidas. Mas eu hoje quero convidar, os Homens e Mulheres valentes, a profetizar agora estas palavras  e dizer: “eu rejeito o espírito de COVARDIA em minha vida”.

 
O segundo tipo de pessoa para nós meditarmos, para se deixar ser ministrado, SÃO OS DESATENTOS.
(versão NLTH) Juízes 7:4-6.
4 E o Senhor disse a Gideão: Ainda é gente demais. Leve todos até as águas, e ali eu separarei os que irão com você. Se eu disser que um homem deve ir com você, ele irá. Se disser que outro não deve ir, ele não irá. 5 Aí Gideão fez com que os homens descessem até as águas. E o Senhor Deus lhe disse: Todos os homens que lamberem a água com a língua, como fazem os cachorros, devem ser separados dos que se ajoelharem para beber. 6 Trezentos homens juntaram água nas mãos e lamberam. Todos os outros se ajoelharam para beber.
 
Ou seja, o número dos que lamberam a água levando-a com as mãos à boca foi de trezentos homens. Todos os demais se ajoelharam para beber.

Esse tipo é constituído por pessoas que até se dispuseram a ir para a luta, mas estão DESATENTOS, e não estão vigilantes. São pessoas que continuamente são enganados pelo diabo e caem em pecado ou em tentação.
 
Nós sabemos como líderes, que existe um grande número dessas pessoas nos dias de hoje dentro das Igrejas. E eu tenho uma palavra de Deus para você, se você se identificou com alguma característica entre essa pessoas que falei: "Deus quer te usar, mude seu modo de viver".

Note, que em determinado momento de sua vida, Deus fala com você e você se convence que precisa mudar de vida etc. Mas, de repente, vem as circunstâncias até você novamente, e você volta ao que era antes. E eu quero te garantir, que Deus não pode te usar dessa maneira.
 
Veja, que Deus fez uma transformação na vida de Gideão, para dar vitória a seu povo, através da vida de Gideão. E Jesus não usou da vida de seus discípulos, enquanto eles não estavam ATENTOS à realidade espiritual. Note também, que certa vez, Jesus então, voltou aos seus discípulos e os encontrou dormindo, quando Ele mais precisava de uma intercessão, no Getsêmani. (versão RA) Mc 14:37-38.

37 Voltando, achou-os dormindo; e disse a Pedro: Simão, tu dormes? Não pudeste vigiar nem uma hora? 38 Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.

Mais uma vez eu digo a vocês: Deus tem uma vontade enorme de usar você, mas se você tem uma vida cristã de altos e baixo, Deus não vai poder fazer isto. E Deus te faz um convite hoje: Deixe o grupo dos DESATENTOS. Porque esse tipo de pessoas, os DESATENTOS, não enxergam o que precisa ser feito, eles não se dão conta das coisas que estão acontecendo ao seu redor, e perdem a bênção por isto.

Muitos, até acham que estão sendo abençoados, mas na realidade estão na sombra dos valentes.

Coloque sua mão no coração, e profetize comigo: “Não serei mais um DESATENTO, serei vigilante!
 
O terceiro tipo de pessoa, que é o mais especial, SÃO OS VALENTES DE DEUS: (versão NLTH) Juízes 7:7.
7 Aí o Senhor disse a Gideão: Com estes trezentos homens que lamberam a água, eu libertarei vocês e lhes darei a vitória sobre os midianitas. Diga aos outros que voltem para casa.
 
Deus quer que você faça parte deste tipo de pessoa, os escolhidos. O escolhidos são aquele que conhecem mais a Deus, que tem temor a Deus, que se fazem e deixam ser conhecidos por Deus. Essas pessoas são a nata de Deus, são a elite de Deus, são a fina flor, a menina dos olhos de Deus.
 
Não são muitos, são poucos, mas são suficientes!

Jesus certa vez, usou da parábola de um casamento, para orientar os seus discípulos, que o reino de Deus, é como uma festa, onde o rei mandou chamar a todos, mais eles não quiseram vir, devido os seus afazeres, e Jesus disse assim em, (versão RA) Mt 22:14.
14 Porque muitos são chamados, mas poucos, escolhidos.

Portanto, todos nós temos a oportunidade! Quando Deus escreveu à Igreja de Sardes, em Apocalipse, Ele falou a respeito de pessoas especiais: (versão RA) Ap 3:4.

4 Tens, contudo, em Sardes, umas poucas pessoas que não contaminaram as suas vestiduras e andarão de branco junto comigo, pois são dignas.
 
Deus não precisa de muitos, Deus se alegra com aqueles que fazem a sua vontade.

Deus não é um megalomaníaco que precisa de fãs para sustentar seu ego. Ele é Deus, e está acima de todas estas coisas.

Quero te desafiar hoje a fazer um propósito com Deus: Eu quero te desafiar a SER um dos VALENTES DE DEUS.
 
Deus quer te desafiar a deixar de lado: Todo o medo de que não vai ser capaz. Toda a insegurança. Toda a timidez. Todo o desânimo. Todo o pecado. Toda a reclamação e murmuração. Para que você faça parte dessa ELITE, chamada por Ele, OS VALENTES DA MMA. 

Seja um valente do Senhor!
 
GUARDE O QUE EU ESTOU DIZENDO HOJE

Não será na nossa força que venceremos, mas na força do Deus de Israel, então não temos o que temer!

Deus derrotou os midianitas, com jarros e com trombetas. Imagina a vergonha para aquele exército, e o diabo sabe disso, mas não podemos subestimá-lo, e sermos derrotados com jarros de barro.

Deus vai envergonhar os teus INIMIGOS. Aqueles que se levantam contra você, saberão que você tem um Deus, se VOCÊ SE DISPUSER.

Pule fora do grupo dos covardes, dos desatentos, E SE ALIANCE aos VALENTES, pois ainda tem vaga para os 300.

Você vai experimentar coisas que você nunca imaginou.

Escolha agora qual é o tipo de pessoa que você quer ser!!
 
Amem.

Alameda Contorno, Nº 1842, Qd. 52, Lt. 13 e 14 - Jardim Santo Antonio - Goiânia-GO CEP: 74.853-120 Telefone: (62) 3922-3812
Segunda a sexta - 8 hs às 12 hs e 14 hs às 17 hs
Net Suprema