TEMA 2024: A IGREJA SE MOVENDO NO PODER DO ESPÍRITO.
image

A BÍBLIA ESCONDIDA NA CASA DE DEUS

Versão utilizada (RA)

Sl 119:10-11.

10 De todo o coração te busquei; não me deixes fugir aos teus mandamentos. 11 Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti.

O rei Davi foi um homem de muitas vitórias, mas seu maior reconhecimento foi o de ser chamado “homem segundo o coração de Deus. E neste salmo, nós podemos compreender o motivo disso: Davi guardou no coração, a palavra de Deus, e buscou seguir fielmente a todos os seus ensinamentos, e buscou ao Senhor de todo o seu coração.
 
A diferença de Davi e dos outros reis que se levantaram em Israel ao longo do tempo, é que eles se corromperam, eles não adoraram ao Senhor e ainda levaram o povo a pecar contra Deus, adorando a outros deuses.

No entanto, surgiu um rei chamado Josias, que começou a reinar sobre Israel quando tinha apenas 8 anos!                              
Josias era uma criança, mas ele fez o que o Senhor aprova e andou nos Seus caminhos sem se desviar.
II Rs 22:1-2.

1 Tinha Josias oito anos de idade quando começou a reinar e reinou trinta e um anos em Jerusalém. Sua mãe se chamava Jedida e era filha de Adaías, de Bozcate. 2 Fez ele o que era reto perante o Senhor, andou em todo o caminho de Davi, seu pai, e não se desviou nem para a direita nem para a esquerda.

Podemos observar na história, que imediatamente, quando Josias começou a reinar, ele mandou reformar o templo do Senhor, para que o povo voltasse a congregar e a adorar ao Deus verdadeiro. E foi nessa reforma, que o sacerdote Hilquias encontrou o Livro da Lei.                                                                              
 
Agora vamos pensar um pouco: Como é que o Livro da Lei se perdeu dentro do Templo?

A historia diz que anos antes, o Livro da Lei havia sido guardado, para evitar que fosse destruído. O problema foi que, por estar bem escondido, o povo facilmente esqueceu dele, e acabaram abandonando o Senhor.

Portanto, perder a Bíblia dentro da casa de Deus e só encontrá-la depois de muito tempo, e ainda por acaso, isso nos revela o quanto o povo havia se afastado do Senhor.  Por isso, encontrar o Livro da Lei foi muito importante, porque só assim, o rei Josias poderia conduzir o povo à reforma (não somente física do templo, mas também espiritual nos corações do povo de Deus).

Você já perdeu a Biblia?

Você sabe onde está a sua Bíblia? Ou você já até esqueceu de onde guardou a sua Bíblia?

Quanto tempo depois, foi que você foi dar falta dela? Porque, quando o povo de Deus esquece de ler a Bíblia e não rega a sua fé e pratica, as falsas doutrinas tomam conta do lugar sagrado.

Portanto, quanto mais nos afastamos dos ensinos bíblicos, menos consciência temos de nossos pecados.

O Apóstolo Paulo disse que é mediante a Lei que nos tornamos plenamente conscientes dos nossos pecados. E foi isso que aconteceu com o rei Josias ao ouvir as palavras do Livro da Lei, o rei rasgou suas vestes como quem rasga o coração diante de Deus, tocado pelo arrependimento. Paulo fala isso em Rm 3:20.
20 visto que ninguém será justificado diante dele por obras da lei, em razão de que pela lei vem o pleno conhecimento do pecado.

Devemos guardar, como disse o salmista, a Palavra de Deus em nosso coração, com todo zelo, e obedecê-la fielmente.

A Bíblia não é um amontoado de palavras inúteis, ela é a nossa vida e como está dito em Dt 32:47.

47 Porque esta palavra não é para vós outros coisa vã; antes, é a vossa vida; e, por esta mesma palavra, prolongareis os dias na terra à qual, passando o Jordão, ides para a possuir.
 
Portanto, nós precisamos ter a Palavra de Deus, precisamos estudá-la, compreendê-la e obedecê-la. Mas, apenas de termos a Bíblia em casa, não nos fará diferença alguma em nossa vida, se não desenvolvermos o hábito de ler a Bíblia com frequência e aproveitar os ensinos ministrados na igreja para crescer no conhecimento do Senhor.

Portanto, onde está sua bíblia? Em que ponto de sua trajetória ela se perdeu?

Comece hoje a escavar os escombros de sua vida. E procure pela Palavra do Senhor.                                           .

Porque ao reencontrá-la, você experimentará momentos novos e restauradores na presença do Senhor!

Alameda Contorno, Nº 1842, Qd. 52, Lt. 13 e 14 - Jardim Santo Antonio - Goiânia-GO CEP: 74.853-120 Telefone: (62) 3922-3812
Segunda a sexta - 8 hs às 12 hs e 14 hs às 17 hs
Net Suprema