TEMA 2024: A IGREJA SE MOVENDO NO PODER DO ESPÍRITO.
image

ESPÍRITO SANTO - SABEDORIA E COMPREENSÃO

O Espírito Santo está aumentando a nossa compreensão, na profunda sabedoria de Deus. Se nós estudarmos com frequência a Palavra de Deus, com inteireza de coração, e analisar todas as declarações de Jesus Cristo, você notará que o Espírito Santo começa a aumentar a nossa compreensão, e nós passamos a entender a sabedoria de Deus, para podermos andar na sua vontade.
 

I Co 2:10-12.
10 Mas foi a nós que Deus, por meio do Espírito, revelou o seu segredo. O Espírito Santo examina tudo, até mesmo os planos mais profundos e escondidos de Deus. 11 Quanto ao ser humano, somente o espírito que está nele é que conhece tudo a respeito dele. E, quanto a Deus, somente o seu próprio Espírito conhece tudo a respeito dele. 12 Não foi o espírito deste mundo que nós recebemos, mas o Espírito mandado por Deus, para que possamos entender tudo o que Deus nos tem dado.
 
Portanto, se exitir qualquer desvio inesperado em nosso caminho, caminho esse que nos conduz à vida eterna, é o Espírito Santo que nos guiará novamente ao caminho certo. Tudo se nós deixarmos, se entendermos que é Ele quem deve nos conduzir. Ele nos fará recordar os princípios bíblicos, que já conhecemos, e nos ajudará a saber como devemos dar o nosso próximo passo.
 
Veja, Jesus era guiado pelo Espírito de Deus, e da mesma forma Ele quer fazer conosco.

A palavra fala que em nome dEle e nEle faríamos maiores coisas do que Ele. Por isso, devemos desejar ser conduzidos por Ele.
 
Uma das razões que devemos desejar ser guiados pelo Espírito Santo, é que Deus orientou seu próprio Filho por meio dEle mesmo. Portanto, antes de vir à Terra, o Filho unigênito de Deus conhecia esta profecia de Is 11:2.

2 O Espírito do Senhor estará sobre ele e lhe dará sabedoria e conhecimento, capacidade e poder. Ele temerá o Senhor, conhecerá a sua vontade.
 
Imagine como Jesus deve ter se sentido ao receber a ajuda do Espírito de Deus, quando Ele passou a viver no seu novo ambiente aqui na Terra. Ou seja, o que estava acontecendo: É que a palavras de Deus estava se cumprindo na vida de Jesus.

A palavra de Deus diz  que isso aconteceu logo após o batismo de Jesus, em Lc 4:1.
1 Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do rio Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto.
 
Portanto, existe uma força ativa em nossas vidas, que é o Espírito Santo. E essa força foi usada desde a criação da terra. Note que a palavra na primeira folha da Bíblia, começa assim: A terra era sem forma e vazia e o Espírito de Deus.....  Ou seja, essa força ativa de Deus, agia na mente e no coração de Jesus, para orientar os seus pensamentos e suas decisões.

Portanto, como resultado disso, Jesus sabia o que fazer em cada situação, Jesus sempre fez exatamente o que seu Pai desejava que fizesse. Veja o que o profeta continua a dizer Is 11:2.

2 O Espírito do Senhor estará sobre ele e lhe dará sabedoria e conhecimento, capacidade e poder. Ele temerá o Senhor, conhecerá a sua vontade.
 
Portanto, como Jesus conhecia o valor dos efeitos do Espírito de Deus na sua própria vida, Jesus enfatizou aos seus discípulos a importância de pedir e de ser guiados pelo Espírito Santo.
 
Lc 11:9-13.
9 Por isso eu digo: peçam e vocês receberão; procurem e vocês acharão; batam, e a porta será aberta para vocês. 10 Porque todos aqueles que pedem recebem; aqueles que procuram acham; e a porta será aberta para quem bate. 11 Por acaso algum de vocês será capaz de dar uma cobra ao seu filho, quando ele pede um peixe? 12 Ou, se o filho pedir um ovo, vai lhe dar um escorpião? 13 Vocês, mesmo sendo maus, sabem dar coisas boas aos seus filhos. Quanto mais o Pai, que está no céu, dará o Espírito Santo aos que lhe pedirem!
 
Por que isso é tão necessário para nós? Porque o Espírito Santo é o único que pode transformar a nossa maneira de pensar, para modo que se assemelhe à mente de Jesus Cristo.
 
Rm 12:2.
2 Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a ele.
 
Ao permitirmos que o Espírito de Deus guie a nossa vida, podemos pensar como Cristo pensa e imitar seu exemplo. A outra razão é que devemos desejar que o Espírito de Deus nos guie, sem Ele, poderíamos ser desviados pelo espírito do mundo, que opera na vida da maioria das pessoas hoje.
 
Em vez de incutir nas pessoas a mente de Cristo, o espírito do mundo faz com que os conceitos e as ações deles se tornem parecidos com os do governante deste mundo, Satanás.
 
Ef 2:1-3.
1 Antigamente, por terem desobedecido a Deus e por terem cometido pecados, vocês estavam espiritualmente mortos. 2 Naquele tempo vocês seguiam o mau caminho deste mundo e faziam a vontade daquele que governa os poderes espirituais do espaço, o espírito que agora controla os que desobedecem a Deus. 3 De fato, todos nós éramos como eles e vivíamos de acordo com a nossa natureza humana, fazendo o que o nosso corpo e a nossa mente queriam. Assim, porque somos seres humanos como os outros, nós também estávamos destinados a sofrer o castigo de Deus.
 
As pessoas que cedem ao espírito do mundo e praticam as obras da carne sofrem graves consequências, que as impedem de herdar o Reino de Deus. Mas Deus nos habilita a resistir ao espírito do mundo.
Gl 5:19-21.
19 As coisas que a natureza humana produz são bem conhecidas. Elas são: a imoralidade sexual, a impureza, as ações indecentes, 20 a adoração de ídolos, as feitiçarias, as inimizades, as brigas, as ciumeiras, os acessos de raiva, a ambição egoísta, a desunião, as divisões, 21 as invejas, as bebedeiras, as farras e outras coisas parecidas com essas. Repito o que já disse: os que fazem essas coisas não receberão o Reino de Deus.
 
O Ap. Paulo nos exorta a ‘prosseguir adquirindo poder no Senhor e na potência da sua força para que possamos resistir no dia iníquo’.

Precisamos desejar sermos cheios do Espírito Santo, veja o que ap. Paulo fala em Ef 6:10-13.
10 Para terminar: tornem-se cada vez mais fortes, vivendo unidos com o Senhor e recebendo a força do seu grande poder. 11 Vistam-se com toda a armadura que Deus dá a vocês, para ficarem firmes contra as armadilhas do Diabo. 12 Pois nós não estamos lutando contra seres humanos, mas contra as forças espirituais do mal que vivem nas alturas, isto é, os governos, as autoridades e os poderes que dominam completamente este mundo de escuridão. 13 Por isso peguem agora a armadura que Deus lhes dá. Assim, quando chegar o dia de enfrentarem as forças do mal, vocês poderão resistir aos ataques do inimigo e, depois de lutarem até o fim, vocês continuarão firmes, “sem recuar”.
 
Amem.
 
 
 
 
 
 

Alameda Contorno, Nº 1842, Qd. 52, Lt. 13 e 14 - Jardim Santo Antonio - Goiânia-GO CEP: 74.853-120 Telefone: (62) 3922-3812
Segunda a sexta - 8 hs às 12 hs e 14 hs às 17 hs
Net Suprema