TEMA 2024: A IGREJA SE MOVENDO NO PODER DO ESPÍRITO.
image

NÃO APAGUEM O ESPÍRITO

NÃO APAGUEM O ESPÍRITO. (versão utilizada RA)
 
I Ts 5:16-22.

16 Regozijai-vos sempre. 17 Orai sem cessar. 18 Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. 19 Não apagueis o Espírito. 20 Não desprezeis as profecias; 21 julgai todas as coisas, retende o que é bom; 22 abstende-vos de toda forma de mal.

Só é possível andarmos no Espírito, quando estamos livres, porque nós não podemos dar passos para frente se estamos atados ou aprisionados em correntes.

Nós sabemos que o Egito na Bíblia, para nós, simboliza esse mundo, que nos escraviza e destrói, sugando as nossas forças, nos fazendo viver fora do propósito de Deus. Mas, a Bíblia diz que Deus teve misericórdia do seu povo e enviou um libertador, onde através do sangue do cordeiro e da morte do primogênito, o povo foi liberto.

Quando estávamos no mundo, estávamos no nosso “Egito”, éramos escravos do pecado, acorrentados pelos desejos da carne, e nós éramos maltratados e destruídos, destinados à justiça e o juízo.

Em Jo 8:34.
34 Replicou-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: todo o que comete pecado é escravo do pecado. 

Então, veio o Filho de Deus como o cordeiro que tira o pecado do mundo, que foi JESUS CRISTO, e trouxe a libertação através do seu sangue, como Paulo fala aos Corintos assim, em II Co 3:17.
17 Ora, o Senhor é o Espírito; e, onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade.

Portanto essa obra não acabou na cruz. Por isso, o nosso Senhor Jesus disse que Ele enviaria o Outro, e a palavra usada aqui nesse texto no original grego, veja que interessante, é ALLÓS que significa: Da mesma substância. Da mesma qualidade. Da mesma espécie. Ou seja, JESUS enviou outro igual a Ele, que é o ESPÍRITO DA VERDADE, que diz em Jo 14:16.
16 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco.

Portanto, o Espírito Santo foi enviado com o propósito de dar continuidade àquilo que Jesus começou, que é de edificar uma noiva imaculada para a sua volta, portanto, não podemos brincar de Igreja.

Não podemos negligenciar, porque a Bíblia diz: Aí daquele por quem vem o escândalo.

Portanto, ter o Espírito Santo habitando em nós, é uma dádiva da graça, pois não merecemos, mas pela sua misericórdia e amor Ele fez de nós “casa”.

O Espirito Santo não é uma coisa, uma força ou uma energia, como muitos pregam, mas Ele é uma pessoa e Ele é Deus. Ele é invisível mas real, e a intimidade com Ele é conquistada através da fé na Sua existência e no Seu poder transformador.
                                                                                   
Portanto, a nossa busca deve ser incansável pela sua presença, porque seremos e deixaremos uma geração forte, uma geração tomada pelo Espirito, porque nEle habita a força e o poder de Deus, NEle existe personalidade, vontade, raciocino e emoção, Ele pode ser entristecido, resistido e apagado.

Como está seu relacionamento com o Espirito Santo?

O Espirito Santo é aquele que mantém a paz e a liberdade na nossa vida, Ele zela pela libertação.

Se estamos cheios do Espírito, ali há liberdade, mas se estamos cheios de cadeias, é porque estamos vazios DEle.

A Bíblia diz que o mundo não pode recebe-lo…          Jo 14:17.
17 o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós.

Aquele que se faz amigo do mundo, se torna inimigo de Deus, mas aquele que se torna amigo de Deus, se torna inimigo do mundo. Em Jo 14:17 diz que o mundo não pode recebe-lo, por que não O vê, nem O conhece.

Nós estamos falando aqui sobre um sistema mundano, não podemos viver e ser do Espírito se vivermos em um sistema carnal, que nos aprisiona e nos cega.
Rm 8:5.
5 Porque os que se inclinam para a carne cogitam das coisas da carne; mas os que se inclinam para o Espírito, das coisas do Espírito.

Mas quando o Espírito Santo vier, Ele o guiará a toda verdade…

Jo 16:13.
13 quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir.

Portanto, entenda que o Espirito Santo de Deus é nosso guia. Ele é o responsável por nos guiar a toda a verdade. Ele é aquele que nos revela o desejo e o caminho do Pai. 

A palavra de Deus diz que aqueles que são guiados pelos Espírito, esses são filhos de Deus Rm 8:14.
                                14 Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.

Se observarmos no Antigo Testamento, Deus conduzia o seu povo, em Êx 13:21-22.
21 O Senhor ia adiante deles, durante o dia, numa coluna de nuvem, para os guiar pelo caminho; durante a noite, numa coluna de fogo, para os alumiar, a fim de que caminhassem de dia e de noite. 22 Nunca se apartou do povo a coluna de nuvem durante o dia, nem a coluna de fogo durante a noite.

O Senhor ia adiante deles: Um guia nunca pode ir atrás, ele sempre tem que estar à frente mostrando o caminho. Um guia está apto para mostrar o caminho que não conhecemos, pois ele conhece esse caminho. Assim é o Espírito Santo, Ele conhece a mente de Deus e nos guiará a toda a verdade.

Porque Deus usou a coluna de nuvem, a coluna de fogo? Porque tudo na palavra tem um significado.

Coluna de nuvem: 

Essa nuvem protegia o povo do sol escaldante do deserto, pois, o sol rouba a água do corpo e sem a água ficamos desidratados. E Jesus Disse que do seu interior fluirão rios de água viva.                                                                  
A sombra mantém a água em nossos corpos para que possamos nos manter em pleno funcionamento, hidratados. O nosso corpo só funciona com a água. E é assim é nosso homem espiritual.

A água é a Palavra que o Espirito protege em nosso coração, para fluir, e não para ser roubada. Nós só funcionamos com a Palavra. A Bíblia diz que a coluna de nuvem, guiava-os eles no caminho, e nós sabemos que o caminho é Jesus, e é o Espirito Santo que nos guia NEle.

Coluna de fogo:

No deserto as temperaturas são altas durante o dia, mas durante a noite elas caem relativamente, e no lugar do calor escaldante vem um frio congelante. Mas o Senhor na noite era uma coluna de fogo para proteger o Seu povo e não permitir que o frio os alcançasse.  
                                                                        
Assim é o Espirito Santo, um fogo que não permite que a frieza espiritual nos alcance nem nos domine, aí está uma das importâncias de buscá-lo sempre.

Muitos estão vivendo nesse “frio” porque não mantiveram a chama do Espírito Santo acessa em seus corações.
                                                                                   
Ele também é a luz que nos ilumina nas trevas. Nas trevas do deserto havia a luz da coluna de fogo; nas trevas da nossa vida, sempre existirá a luz: o Espírito Santo nos guiará para desviarmos das trevas.

Não se afastava do povo: O Espírito Santo é nosso companheiro, amigo fiel, e Ele não se afasta de nós.
O pão, o maná, só era revelado ao amanhecer. Moisés disse que ele foi dado pelo Senhor. Esse pão é Jesus, o Pão da Vida, e o Espírito Santo é essa luz que O revela Ele em nosso ser. Quem tem Ele, faz o que Ele manda, pois devemos estabelecer o Reino daquele que foi enviado para fazer isso, e que nos chamou para fazer o mesmo.

Portanto, NÃO APAGUEM O ESPÍRITO.

Amem.
 

Alameda Contorno, Nº 1842, Qd. 52, Lt. 13 e 14 - Jardim Santo Antonio - Goiânia-GO CEP: 74.853-120 Telefone: (62) 3922-3812
Segunda a sexta - 8 hs às 12 hs e 14 hs às 17 hs
Net Suprema