TEMA 2024: A IGREJA SE MOVENDO NO PODER DO ESPÍRITO.
image

OBEDIÊNCIA OU REBELDIA

(Versão utilizada RA) III Jo 1:11.

11 Amado, não imites o que é mau, senão o que é bom. Aquele que pratica o bem procede de Deus; aquele que pratica o mal jamais viu a Deus.

Portanto, quando fazemos o bem, podemos ver Deus em nossa família, em nosso trabalho, enfim em todas as áreas.

Quando fazemos o mal, dificilmente, vemos Deus operando em nossas vidas e a murmuração será constante.

Nós sabemos que Moisés foi um grande líder, o libertador do seu povo, seria como Jesus Cristo, o nosso libertador fiel hoje. E esse grande líder, mesmo tendo conduzido o seu povo durante 40 anos pelo deserto, na direção da terra prometida, infelizmente não teve o privilégio de entrar naquela terra. Mas, Deus o chamou para subir o monte, porque Deus é fiel em sua promessa, e fez ele ver a terra prometida, a Israel, com todas as suas riquezas naturais, e após ter contemplado toda a terra de Canaã, Moisés morreu.

Portanto, Moisés não herdou a promessa, porque ele foi rebelde, quando Deus mandou que ele O santificasse, e falasse, no meio dos filhos de Israel, fazendo sair água da rocha, num lugar chamado Meribá.
                  
Ex 17:1-7.
1 Tendo partido toda a congregação dos filhos de Israel do deserto de Sim, fazendo suas paradas, segundo o mandamento do Senhor, acamparam-se em Refidim; e não havia ali água para o povo beber. 2 Contendeu, pois, o povo com Moisés e disse: Dá-nos água para beber. Respondeu-lhes Moisés: Por que contendeis comigo? Por que tentais ao Senhor? 3 Tendo aí o povo sede de água, murmurou contra Moisés e disse: Por que nos fizeste subir do Egito, para nos matares de sede, a nós, a nossos filhos e aos nossos rebanhos? 4 Então, clamou Moisés ao Senhor: Que farei a este povo? Só lhe resta apedrejar-me. 5 Respondeu o Senhor a Moisés: Passa adiante do povo e toma contigo alguns dos anciãos de Israel, leva contigo em mão o bordão com que feriste o rio e vai. 6 Eis que estarei ali diante de ti sobre a rocha em Horebe; ferirás a rocha, e dela sairá água, e o povo beberá. Moisés assim o fez na presença dos anciãos de Israel. 7 E chamou o nome daquele lugar Massá e Meribá, por causa da contenda dos filhos de Israel e porque tentaram ao Senhor, dizendo: Está o Senhor no meio de nós ou não?

Mas, para nós entendermos melhor, vamos ler o mesmo texto em Nm 20:2-13.
2 Não havia água para o povo; então, se ajuntaram contra Moisés e contra Arão. 3 E o povo contendeu com Moisés, e disseram: Antes tivéssemos perecido quando expiraram nossos irmãos perante o Senhor! 4 Por que trouxestes a congregação do Senhor a este deserto, para morrermos aí, nós e os nossos animais? 5 E por que nos fizestes subir do Egito, para nos trazer a este mau lugar, que não é de cereais, nem de figos, nem de vides, nem de romãs, nem de água para beber? 6 Então, Moisés e Arão se foram de diante do povo para a porta da tenda da congregação e se lançaram sobre o seu rosto; e a glória do Senhor lhes apareceu. 7 Disse o Senhor a Moisés: 8 Toma o bordão, ajunta o povo, tu e Arão, teu irmão, e, diante dele, “falai à rocha”, e dará a sua água; assim lhe tirareis água da rocha e dareis a beber à congregação e aos seus animais. 9 Então, Moisés tomou o bordão de diante do Senhor, como lhe tinha ordenado.10 Moisés e Arão reuniram o povo diante da rocha, e Moisés lhe disse: Ouvi, agora, rebeldes: porventura, faremos sair água desta rocha para vós outros? 11 Moisés levantou a mão e feriu a rocha duas vezes com o seu bordão, e saíram muitas águas; e bebeu a congregação e os seus animais. 12 Mas o Senhor disse a Moisés e a Arão: Visto que “não crestes em mim”, para me santificardes diante dos filhos de Israel, por isso, não fareis entrar este povo na terra que lhe dei. 13 São estas as águas de Meribá, porque os filhos de Israel contenderam com o Senhor; e o Senhor se santificou neles.

Muitas vezes nossas atitudes de rebeldia, cancelam o cumprimento da promessa de Deus em nossas vidas, e as promessas também na nossa vida secular. De que maneira? Quando decidimos descumprir uma ordem de Deus, quando queremos fazer as coisas do nosso jeito.

Quantas vezes nós deixamos de glorificar ao Senhor, não crendo na Sua palavra, isso traz consequências desastrosas em nossas vidas. 

A Bíblia mesmo diz em I Sm 15:22, que melhor é obedecer do que sacrificar.
22 Porém Samuel disse: Tem, porventura, o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, melhor do que a gordura de carneiros.

Quando obedecemos atraímos as bênçãos de Deus sobre nossas vidas.

Em Dt 28:1-14, veja que Deus nos mostra, uma lista de bênçãos decorrentes da obediência.     
1 Se atentamente ouvires a voz do Senhor, teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que hoje te ordeno, o Senhor, teu Deus, te exaltará sobre todas as nações da terra. 2 Se ouvires a voz do Senhor, teu Deus, virão sobre ti e te alcançarão todas estas bênçãos: 3 Bendito serás tu na cidade e bendito serás no campo. 4 Bendito o fruto do teu ventre, e o fruto da tua terra, e o fruto dos teus animais, e as crias das tuas vacas e das tuas ovelhas. 5 Bendito o teu cesto e a tua amassadeira. 6 Bendito serás ao entrares e bendito, ao saíres. 7 O Senhor fará que sejam derrotados na tua presença os inimigos que se levantarem contra ti; por um caminho, sairão contra ti, mas, por sete caminhos, fugirão da tua presença. 8 O Senhor determinará que a bênção esteja nos teus celeiros e em tudo o que colocares a mão; e te abençoará na terra que te dá o Senhor, teu Deus. 9 O Senhor te constituirá para si em povo santo, como te tem jurado, quando guardares os mandamentos do Senhor, teu Deus, e andares nos seus caminhos. 10 E todos os povos da terra verão que és chamado pelo nome do Senhor e terão medo de ti. 11 O Senhor te dará abundância de bens no fruto do teu ventre, no fruto dos teus animais e no fruto do teu solo, na terra que o Senhor, sob juramento a teus pais, prometeu dar-te. 12 O Senhor te abrirá o seu bom tesouro, o céu, para dar chuva à tua terra no seu tempo e para abençoar toda obra das tuas mãos; emprestarás a muitas gentes, porém tu não tomarás emprestado. 13 O Senhor te porá por cabeça e não por cauda; e só estarás em cima e não debaixo, se obedeceres aos mandamentos do Senhor, teu Deus, que hoje te ordeno, para os guardar e cumprir. 14 Não te desviarás de todas as palavras que hoje te ordeno, nem para a direita nem para a esquerda, seguindo outros deuses, para os servires.

Por isso, que em I Sm 15:23, Samuel fala a Saul, e mostra a ele, que a rebeldia é como o pecado de feitiçaria.

23 Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e a obstinação é como a idolatria e culto a ídolos do lar. Visto que rejeitaste a palavra do Senhor, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei.

Portanto, todo pecado, tem suas consequências, e a Bíblia diz que o salário do pecado é a morte. Então não podemos agir com rebeldia contra Deus, contra os nossos pais, contra os nossos líderes ou responsáveis, enfim, aqueles que são autoridade sobre nossas vidas.

Se porventura pecarmos, precisamos nos arrepender e confessar o nosso pecado ao Senhor, pois Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.

Em I Jo 1:9-10, diz isso.
9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. 10 Se dissermos que não temos cometido pecado, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós.

Veja, Moisés foi um líder de fé e de coragem, a Bíblia diz que nunca mais se levantou um profeta como Moisés, a quem o Senhor, conhecera cara a cara. Depois de sua morte, Israel não ficou sem líder, Deus confiou o comando de seu povo a um homem valente, destemido, corajoso, fiel e acima de tudo, obediente a Ele(Deus). Quem foi ele? Josué!!!
                                                                                          
Josué, foi o novo líder escolhido por Deus. E Deus começou a preparar e a guiar Josué, para assumir o lugar de Moisés. E Deus ao chamá-lo, já o incentiva dizendo assim: sê forte e corajoso.

Portanto, Deus não nos dá uma missão sem providenciar os recursos necessários. No caso de Josué o recurso foi: “a presença constante de Deus”. Porque a promessa de Deus a Josué, era que Deus nunca o abandonaria, porque Deus havia dado a Lei a Moisés, isto é; a Palavra de Deus. Ou seja, o papel de Josué era ser forte, corajoso, crer e obedecer. Em troca disso, o desânimo e o medo, seriam vencidos pela confiança em Deus.

Veja em Js 1:1-9, diz assim:
1 Sucedeu, depois da morte de Moisés, servo do Senhor, que este falou a Josué, filho de Num, servidor de Moisés, dizendo: 2 Moisés, meu servo, é morto; dispõe-te, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel. 3 Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu prometi a Moisés. 4 Desde o deserto e o Líbano até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus e até ao mar Grande para o poente do sol será o vosso limite. 5 Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei. 6 Sê forte e corajoso, porque tu farás este povo herdar a terra que, sob juramento, prometi dar a seus pais. 7 Tão-somente sê forte e mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que meu Servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares. 8 Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido. 9 Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares. 
 
Deus não fará aquilo que nós temos que fazer. Por isso, quando Ele nos chama, Ele nos capacita. 

Portanto, se você quer ter vitória na vida, precisa confiar no poder de Deus e fazer a sua parte, obedecendo a sua palavra, as suas orientações.
     
Todos NÓS temos o ESPIRITO DE DEUS em NÓS! Será que os nossos ATOS de FÉ E OBEDIÊNCIA a DEUS, tem DEMONSTRADO isso ao MUNDO, aos nossos FAMILIARES, aos nossos AMIGOS?

Você pensa que JOSUÉ estava SOZINHO na luta DELE? Versículo 9.
9 Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares. 

DEUS está CONOSCO, mas temos que OBEDECÊ-LO, não se ENGANE, não existe VITÓRIA, sem OBEDIÊNCIA a DEUS.

Portanto, o contrário de obediência, é rebeldia. A Bíblia diz que a rebeldia é semelhante ao pecado da feitiçaria.

Deus não abençoa os rebeldes, Sl 68:6.
6 Deus faz que o solitário more em família; tira os cativos para a prosperidade; só os rebeldes habitam em terra estéril.

Se você deseja ser um conquistador das promessas de Deus para sua vida, é preciso aprender a obedecer. Ninguém nasce obediente.

A obediência é uma decisão. Pois decida ser como JESUS que em tudo foi obediente.
                                                                                                                 
Deus precisa de alguém dentro de uma família que decida obedecê-lo incondicionalmente. E essa pessoa, passará a ser o canal, para que a bênção e a salvação cheguem a todos os demais familiares.

Nesse ano da conquista de território, ande nas promessas que Deus tem para você, seja um conquistador e obediente.

Que tipo de testemunho você tem dado aos seus filhos? Como você em ensinado eles?

A ser fiel a Deus e a Igreja? Ou qualquer coisa, te tira da presença de Deus, do seu chamado?                                                                                         
Procure conhecer quais são os comandos de Deus para sua vida. Não seja questionador, nem fique adiando para fazer o que Deus mandou.
                                          
Seja pronto para obedecer. E se você tomar essa decisão, vc terá as experiências sobrenaturais, de que, mais vale a pena ser obediente a Deus, do que ser um rebelde, questionador e murmurador.

Se você está conectado no Pai, a sua vida vai prosperar, e sua colheita não terá limite.
                                                                                                             
Jesus tem uma promessa para todos nós hoje; Será salvo tu e a tua casa, o milagre está perto de ti.
       
Amém.

Alameda Contorno, Nº 1842, Qd. 52, Lt. 13 e 14 - Jardim Santo Antonio - Goiânia-GO CEP: 74.853-120 Telefone: (62) 3922-3812
Segunda a sexta - 8 hs às 12 hs e 14 hs às 17 hs
Net Suprema