TEMA 2024: A IGREJA SE MOVENDO NO PODER DO ESPÍRITO.
image

FOCO

Como é difícil manter o foco no que é essencial!
 
O nosso grande desafio é manter o foco certo. Há pessoas que se concentram muito bem em objetivos nobres, outras são dispersas. Querem fazer tudo e mais alguma coisa, mas não fazem o essencial, o que é prioritário. 
 
Precisamos compreender de forma madura o conceito de foco. 

Conjugue o verbo ‘focar’: - Eu foco. - Tu.....
 
Na Bíblia encontramos pessoas que trabalharam com o foco certo e outras que perderam o foco. Veja alguns que não focaram ou perderam o foco certo colocado pelo Senhor. 
 
VEJAMOS OS QUE PERDERAM O FOCO.

Esaú.

Esaú perdeu o foco da primogenitura.  Ele focou em si mesmo, nas suas necessidades físicas, pois trocou a sua primogenitura por um prato de lentilhas. Trocou a sua herança patriarcal por uma comida deliciosa, uma iguaria. Trocou o Eterno pelo passageiro. Trocou o essencial pelo não-essencial. Como isso é triste! 

Temos perdido o foco das coisas espirituais, à semelhança de Esaú. 

Quantas vezes agimos como carnais, materialistas e imediatistas. Muitas vezes, estamos tomados pelo ter e não pelo ser. 
 
Outro personagem bíblico que perdeu o foco tão bem colocado pelo Senhor, foi Jonas, o profeta. 

Jonas.

Deus determinou que ele fosse para Nínive (Assíria) com a missão de levar o povo ao arrependimento e, ao mesmo tempo, o reconhecimento da Majestade de Deus.
 
Diz o texto em (versão RA) Jn 1:3, diz que ele “fugiu da presença do Senhor, na direção de Társis”

3 Jonas se dispôs, mas para fugir da presença do Senhor, para Társis; e, tendo descido a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem e embarcou nele, para ir com eles para Társis, para longe da presença do Senhor. 

Portanto, o foco de Deus para Jonas era para que ele cumprisse a sua missão em Nínive, mas ele preferiu desviar-se e ir para Társis (QUE É A ESPANHA). 

Quantas vezes, nós somos assim, queremos fazer a nossa vontade, entrar em nossa zona de conforto e viver às nossas ‘custas’ sem darmos satisfação ao Deus de toda a graça, que nos criou e nos salvou em Cristo Jesus. 
 
Veja que Deus, para o nosso bem, intervém em nossa história. (versão RA) Rm 8:28.
28 Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
 
Portanto, essa intervenção de Deus é sempre para que venhamos atingir os Seus anseios.

Jonas pagou o preço da sua desobediência, e foi engolido por um grande peixe após uma tempestade no mar provocada pelo próprio Senhor.
 
Como Deus é Pai ao mandar a tempestade e o peixe para tratarem o profeta, para que ele voltasse os olhos na direção da Sua vontade, fosse posicionado no foco e pregar o Reino ao povo assírio na cidade de Nínive! Portanto, em seu chamado, não perca o foco.
 
Pedro.

Pedro foi outro personagem que em um tempo de sua vida perdeu o foco.
 
Jesus estava expondo aos discípulos acerca de Sua ida para Jerusalém e a necessidade de morrer pelos pecadores. Porque era a meta de Jesus. Mas, Pedro, tentou tirar o Senhor do Seu foco, tomado por por espíritos contra o foco de estabelecer o Reino, mais, Jesus notando disse para Pedro (versão RA Mt 16:23).
23 Mas Jesus, voltando-se, disse a Pedro: Arreda, Satanás! Tu és para mim pedra de tropeço, porque não cogitas das coisas de Deus, e sim das dos homens.
 
A natureza humana é assim, quer salvar a sua pele, quer conforto, comodidade e não tem interesse no caminho estreito, o caminho da cruz, que é o caminho do Pai. 

Assim foi Pedro. Ele perdeu o foco da vontade de Deus. Mas, Jesus havia deixado muito claro para Pedro e os demais discípulos, a relevância de uma vida de obediência, concentrada na boa, agradável e perfeita vontade de Deus.  
 
A nossa concentração deve estar sempre nas coisas mais importantes.
 
O Senhor será sempre o nosso referencial. Ele é a nossa perspectiva, definindo as nossas prioridades, a nossa agenda ao longo da vida. 
 
A Palavra de Deus é o nosso manual para nos concentrarmos no que Deus quer para nós. Ele sempre quer o melhor para os Seus e, acima de tudo, para a Sua glória.

MAS, TAMBÉM TEMOS OS QUE NÃO PERDERAM O FOCO.

Temos pessoas que focaram na vontade e na glória de Deus.  
 
Abrão
 
Abrão (depois, Abraão) foi uma delas. Um homem tremendo, que passou a ser chamado pai da fé. 

Deus o chamou de Ur dos Caldeus (Hoje Iraque) para a terra que Ele, o Senhor, iria mostrar. E Abrão focou o Senhor. Isto bastava para Abrão. 

Tem algo que dizemos para melhorar o foco e guardar, que diz assim: “Que Abrão não sabia para onde ia, mas sabia com quem ia”. Isso, faz toda a diferença. 

O futuro do patriarca haveria de experimentar a provisão e a proteção de Deus ao longo do caminho da fé. 
 
Ele venceu muitos obstáculos para chegar a Canaã. Ele sabia das implicações. 

Quando Deus coloca um desafio (foco) diante de nós, Ele nos capacita a vencer, a atingir o alvo. Abraão se tornou o pai da fé e da nação hebreia. 
 
Veja que Jesus, como homem, é da descendência de Abraão. Este servo de Deus foi pai em avançada idade.  Foi provado no Monte Moriá quando Deus pediu que ele sacrificasse o seu único filho, o filho da promessa.

Vimos no domingo, final do culto em (versão RA) Gn 22:2.
2 Acrescentou Deus: Toma teu filho, teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá; oferece-o ali em holocausto, sobre um dos montes, que eu te mostrarei.
 
Portanto, Abraão obedeceu e foi fazer a vontade de Deus. E lá se foi o velho, crendo no poder de Deus. 

No livro de hebreus, podemos interpretar este momento de forma tremenda, quando a palavra declara assim em Hb 11:17-19.
17 Pela fé, Abraão, quando posto à prova, ofereceu Isaque; estava mesmo para sacrificar o seu unigênito aquele que acolheu alegremente as promessas, 18 a quem se tinha dito: Em Isaque será chamada a tua descendência; 19 porque considerou que Deus era poderoso até para ressuscitá-lo dentre os mortos, de onde também, figuradamente, o recobrou.
 
Portanto, Abraão, o patriarca, ele estavam dependência do Todo-Poderoso, e Deus sempre proveu tudo. Que lição de fé e de amor ao Senhor! Um homem focado no amor e na glória do Senhor! Como precisamos imitar Abraão, seguir os seus passos! Obedecermos como ele obedeceu!
 
Além de Abraão, temos também Neemias!

Neemias, que, ao ser chamado pelo Senhor, quando era administrador do rei Artaxerxes, obedeceu. 

Após receber o relatório caótico acerca da cidade de Jerusalém, cujos muros estavam em ruinas, olha o que ele disse: Ne 1:4.
4 Tendo eu ouvido estas palavras, assentei-me, e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus.
 
Note, que mais tarde, no processo de construção dos muros, ele foi tentado por Tobias, Sambalate e Gesém, mas, em 52 dias, ele os reconstruiu, colocando as portas nos portais. Que obra tremenda e fantástica! Amados, como Neemias foi tentado! Ele estava sempre absorvido pelo projeto de Deus reconstruir os muros, a cidade e trazer alegria para o Seu povo. 
 
Quando oramos e choramos diante de Deus, Ele opera maravilhas para o nosso bem e para ser glorificado. 

Neemias era um homem autêntico. 

Neemias tinha norte, tinha uma direção. Mas, a sua liderança estava fundamentada na fidelidade a Deus. A vontade de Deus era o centro de sua vida. Por esta razão, ele foi muito bem sucedido.      

Daniel.

O outro, Daniel, jovem judeu exilado na Pérsia, tinha a oração como um estilo de vida. Era um jovem puro e talentoso.

Os seus inimigos levaram o rei Dario a assinar um edito injusto que, no período de 30 dias, ninguém poderia consultar o seu Deus. 
 
Diz o texto bíblico RA em Dn 6:10 que Daniel, mesmo sabendo da lei, continuou no foco da oração como costumava fazer.

110 Daniel, pois, quando soube que a escritura estava assinada, entrou em sua casa e, em cima, no seu quarto, onde havia janelas abertas do lado de Jerusalém, três vezes por dia, se punha de joelhos, e orava, e dava graças, diante do seu Deus, como costumava fazer.
 
Sabemos que a oração do justo pode muito em seus efeitos. Moço de oração, ele não se intimidou, mas buscou ao Senhor com mais intensidade e foi pego pelos seus algozes e jogado na cova dos leões famintos.
 
O rei Dario ficou muito consternado com a situação, mas, como sabemos, Deus é sempre fiel. 

Daniel, seu servo, foi preservado dos leões, mas os seus inimigos foram jogados lá e estraçalhados pelas feras famintas. O homem colhe o que semeia Gl 6:7.
7 Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará. 
 
Por último, Jesus é o nosso maior exemplo de alguém, cujo foco foi morrer por nós, satisfazendo plenamente a justiça de Deus. Ele satisfez toda a justiça do Pai para que, nEle, pudéssemos ser perdoados, livres e abençoados.
Jesus sempre deixou muito claro a Sua missão: buscar e salvar o que se havia perdido Lc 19:10.
10 Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido.
 
Ele sempre se conformou com a vontade do Pai, sendo sempre obediente. Esta vontade era o Seu prazer. O Pai tinha prazer no Filho.
 
Não podemos perder o foco no chamado da vontade de Deus. Ela é sempre boa, agradável e perfeita  Rm 12:2.

2 E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. 
 
Portanto, devemos imitar Abraão, pai da fé; Neemias, o construtor de Deus; e Daniel, o jovem de oração; e Jesus, o único Salvador e Senhor. 
 
Veja os conselho de Deus, se referindo ao Salvador e Senhor Jesus Cristo:  Hb 12:1-2.
 
1 Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta, 2 olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus.

Que Jesus seja sempre o nosso foco principal e referência para os focos da nossa agenda como homens e mulheres de Deus. Seu foco deve estar no encontro com Deus, casamento comunitário, celula e se possível, já orar per seus 12. Deus tem as pessoas certas para você continuar com o foco em sua obra.

Qual tem sido o seu foco?

Deus abençoe! Beijo no coração!

Alameda Contorno, Nº 1842, Qd. 52, Lt. 13 e 14 - Jardim Santo Antonio - Goiânia-GO CEP: 74.853-120 Telefone: (62) 3922-3812
Segunda a sexta - 8 hs às 12 hs e 14 hs às 17 hs
Net Suprema