TEMA 2024: A IGREJA SE MOVENDO NO PODER DO ESPÍRITO.
image

A ESCOLHA CERTA - CONTINUAÇÃO

Continuando a palavra do discipulado passado, sabemos que uma escolha errada pode nos trazer consequências irreparáveis.

Vimos e vamos continuar um pouco nesse texto para entendermos bem, o que Deus quer nos falar, porém, veja que Josué exorta o povo a observar a Lei do Senhor, a “fazer uma escolha” em, (versão RA) Js 23:1-3.

1 Passado muito tempo depois que o Senhor dera repouso a Israel de todos os seus inimigos em redor, e sendo Josué já velho e entrado em dias, 2 chamou Josué a todo o Israel, os seus anciãos, os seus cabeças, os seus juízes e os seus oficiais e disse-lhes: Já sou velho e entrado em dias, 3 e vós já tendes visto tudo quanto fez o Senhor, vosso Deus, a todas estas nações por causa de vós, porque o Senhor, vosso Deus, é o que pelejou por vós.
                                                                                    
E aqui em Js 24:14-15, Josué “desafia o povo fazer essa escolha”, e faz naquele momento uma renovação da aliança.
14 Agora, pois, temei ao Senhor e servi-o com integridade e com fidelidade; deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais dalém do Eufrates e no Egito e servi ao Senhor. 15 Porém, se vos parece mal servir ao Senhor, “escolhei”, hoje, a quem sirvais: se aos deuses a quem serviram vossos pais que estavam dalém do Eufrates ou aos deuses dos amorreus em cuja terra habitais. (A ESCOLHA, DE JOSUÉ SEM VACILO) Eu e a minha casa serviremos ao Senhor.

Constantemente em nosso dia a dia, em nossas vidas, nós precisamos fazer escolhas. E uma escolha errada pode influenciar negativamente em nossos dias, em nossas descendências, em nossas vidas e até a nossa eternidade.

Só para dar exemplo: Um escolha de uma Roupas, ou um alimento, ou o nosso credo religião, emprego etc... Nós sabemos que existem escolhas que deveriam ser para a vida toda, mas por serem feitas de forma errada, essas escolhas podem durar pouco tempo, deixando muitas vezes, sequelas irreparáveis. Por exemplo: Um Namoro, um casamento, uma faculdade, um emprego até mesmo, uma atitude errada.

Porém, uma escolha que todo ser humano deveria fazer, para não ter problemas nas suas escolhas, é escolher para toda a sua vida, servir a JESUS, ser discípulo de JESUS.

A palavra diz que Ele foi enviado pelo Pai, e sofreu até a morte, foi crucificado, pelo meu e teu pecado, ou seja, foi morto pelo pecado da humanidade, e muitos, servem e dão glória a outros deuses.

Veja, que “escolha” absurda e cega, escolher outros deuses!
 
A Bíblia relata vários casos importantes, em que a “escolha” de um ou mais homens, influenciaram negativamente a história de um povo.

Por exemplo: Ló e Abrão. Veja essa história, o seu desfecho e a “escolha” errada que definiu um futuro a Ló e a sua descendência em Gn 13:7-9.
7 Houve contenda entre os pastores do gado de Abrão e os pastores do gado de Ló. Nesse tempo os cananeus e os ferezeus habitavam essa terra.8 Disse Abrão a Ló: Não haja contenda entre mim e ti e entre os meus pastores e os teus pastores, porque somos parentes chegados. 9 Acaso, não está diante de ti toda a terra? Peço-te que te apartes de mim; se fores para a esquerda, irei para a direita; se fores para a direita, irei para a esquerda.

Nesse momento, o espírito de ingratidão pegou Ló. Devido aquela escolha errada, veja como a maldição se instalou na descendencia de Ló, em Gn 19:30-33.
30 Subiu Ló de Zoar e habitou no monte, ele e suas duas filhas, porque receavam permanecer em Zoar; e habitou numa caverna, e com ele as duas filhas. 31 Então, a primogênita disse à mais moça: Nosso pai está velho, e não há homem na terra que venha unir-se conosco, segundo o costume de toda terra. 32 Vem, façamo-lo beber vinho, deitemo-nos com ele e conservemos a descendência de nosso pai. 33 Naquela noite, pois, deram a beber vinho a seu pai, e, entrando a primogênita, se deitou com ele, sem que ele o notasse, nem quando ela se deitou, nem quando se levantou.

Portanto, veja que uma “escolha” gananciosa de Ló trouxe no futuro como consequência de uma escolha errada, a origem de povos, inimigos do povo de Israel. Esse povos, foram os Moabitas e Amonitas. Os moabitas eram um povo que descendia de Moabe, filho de Ló. Eles eram parentes próximos dos israelitas, e até conseguiram conviver um tempo com paz com os israelitas, por alguns períodos da História. Porém em muitas outras ocasiões os moabitas aparecem na Bíblia como inimigos do povo de Deus. 
                                                                                      
Nós sabemos,que Moabe era o filho de Ló fruto de uma relação incestuosa com sua filha mais velha, fruto, de “sua primeira escolha” errada de ingratidão a seu tio Abrão, e foi ai, que a maldição se criou dentro de sua casa, atingindo sua descendência em Gn 19:37.
37 A primogênita deu à luz um filho e lhe chamou Moabe: é o pai dos moabitas, até ao dia de hoje.

Portanto, que o sangue de Jesus, nos salve e livre de toda a escolha errada.
 
Veja Salomão!! Deus dá uma escolha para Salomão, e ele faz outra.

I Rs 11:1-10.
1 Ora, além da filha de Faraó, amou Salomão muitas mulheres estrangeiras: moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e hetéias, 2 mulheres das nações de que havia o Senhor dito aos filhos de Israel: Não caseis com elas, nem casem elas convosco, pois vos perverteriam o coração, para seguirdes os seus deuses. A estas se apegou Salomão pelo amor. 3 Tinha setecentas mulheres, princesas e trezentas concubinas; e suas mulheres lhe perverteram o coração. 4 Sendo já velho, suas mulheres lhe perverteram o coração para seguir outros deuses; e o seu coração não era de todo fiel para com o Senhor, seu Deus, como fora o de Davi, seu pai. 5 Salomão seguiu a Astarote, deusa dos sidônios, e a Milcom, abominação dos amonitas. 6 Assim, fez Salomão o que era mau perante o Senhor e não perseverou em seguir ao Senhor, como Davi, seu pai. 7 Nesse tempo, edificou Salomão um santuário a Quemos, abominação de Moabe, sobre o monte fronteiro a Jerusalém, e a Moloque, abominação dos filhos de Amom. 8 Assim fez para com todas as suas mulheres estrangeiras, as quais queimavam incenso e sacrificavam a seus deuses.
                                                                                   
Ou seja, as “escolhas” do Rei Salomão em não seguir as ordens expressas de Deus, para não se ajuntarem com outros povos, foram ignoradas. E esta escolha trouxe consequências negativas ao povo de Israel.

A escolha que mais me tocou, foi a de soltar Jesus Cristo ou Barrabás.

Veja que Pilatos fez uma escolha, perguntando ao povo a quem soltar e a quem crucificar;

Mt 27:20-23.
20 Mas os principais sacerdotes e os anciãos persuadiram o povo a que pedisse Barrabás e fizesse morrer Jesus. 21 De novo, perguntou-lhes o governador: Qual dos dois quereis que eu vos solte? Responderam eles: Barrabás! 22 Replicou-lhes Pilatos: Que farei, então, de Jesus, chamado Cristo? Seja crucificado! Responderam todos. 23 Que mal fez ele? Perguntou Pilatos. Porém cada vez clamavam mais: Seja crucificado!
                                                                                          
Dizem por aí: "a voz do povo é a voz de Deus"!! Será? Foi dada ao povo a chance de escolher, crucificar um assassino e malfeitor Barrabás, ou Jesus Cristo Filho de Deus. E o que o povo escolheu? Barrabas!!!
 
E quais tem sido as nossas escolhas? As coisas do mundo ou as coisas de Deus? Tem sido Jesus Cristo ou Barrabás?

Note, que Josué foi bem sucedido, porque fez as escolhas certas.
 
Portanto, nós podemos citar 3 (três) aspectos e aprender com Josué a fazer a escolha certa na vida:
 
1º JOSUÉ NÃO SE DEIXOU LEVAR POR PALAVRAS NEGATIVAS DE OUTROS LIDERES.

A Bíblia diz que Josué quando voltou de espiar a terra prometida em Nm 13, não se deixou ser tocado por “escolhas” dos outros líderes, mas antes, afirmou em (versão RA) Nm 14:9 "como pão os devoraremos".
9 Tão-somente não sejais rebeldes contra o Senhor e não temais o povo dessa terra, porquanto, como pão, os podemos devorar; retirou-se deles o seu amparo; o Senhor é conosco; não os temais.

Portanto, o nosso inimigo sempre estará ao nosso derredor, e a todo o momento nos tentará para nos destruir. Sempre tentará nos intimidar, para nos fazer desistir, e ai estão as nossas escolhas. Mas uma coisa é certa, ele não conseguirá nos atingir se estivermos firmes e inabaláveis nas promessas do Senhor.
 
Cuidado com os conselhos dos "amigos". Muitas vezes aqueles que estão próximos de nós, são os que mais lançam palavras de derrotas, fazendo com que venhamos nos conformar com nossa situação.

Portanto, não aceite palavras de derrotas, mas lembre-se a cada instante de sua vida,, de quem é esse Deus Forte e Poderoso, Vencedor Invicto, que está sempre ao seu lado.
 
2º JOSUÉ SABIA QUEM ELE ERA PARA DEUS.

Veja que Deus também fez uma “escolha”. Deus “escolheu Josué” para ser sucessor de Moisés Js 1:1-5 e ordenou:
1 Sucedeu, depois da morte de Moisés, servo do Senhor, que este falou a Josué, filho de Num, servidor de Moisés, dizendo: 2 Moisés, meu servo, é morto; dispõe-te, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel. 3 Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu prometi a Moisés. 4 Desde o deserto e o Líbano até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus e até ao mar Grande para o poente do sol será o vosso limite. 5 Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei.                                                                          

Portanto, Deus fez uma escolha para Salomão, e agora, estamos vendo uma escolha de Deus para Josué. E nessa escolha, Deus disse: Esforça-te e tenha bom ânimo, porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria... Não se aparte da tua boca o livro desta lei, antes medita nele de dia e de noite... O Senhor teu Deus estará contigo por onde quer que andares.

Portanto, Josué sabia que foi Deus quem o escolheu. E Josué, não tinha dúvidas no seu coração. Quem você é em Deus? Você é Filho do Todo Poderoso? Você tem escolhido viver na fidelidade a Deus? Você realmente é herdeiro das Bênçãos do Senhor?

Não se atemorize, nem se espante, Deus fará maravilhas na sua vida, tão somente creia e não se aparte das Palavras do Senhor.
 
3º JOSUÉ TINHA PAZ. A PAZ NO CORAÇÃO ERA O ÁRBITRO DE SUAS DECISÕES.

Josué, com toda calma e serenidade declarou a todo o povo de Israel. Veja que ele fez uma escolha: Js 24:15. 
15 Porém, se vos parece mal servir ao Senhor, escolhei, hoje, a quem sirvais: se aos deuses a quem serviram vossos pais que estavam dalém do Eufrates ou aos deuses dos amorreus em cuja terra habitais. (A SUA ESCOLHA, SEM VACILO) Eu e a minha casa serviremos ao Senhor.

Josué disse assim em nossas palavra; Quanto a vocês, eu não sei, porém eu e minha casa serviremos ao Senhor. Josué tinha paz em seu coração, pois sabia que Deus estava no controle de todas as coisas.
 
A vida de Josué era direcionada por Deus, por isso tudo dava certo. Ele tinha certeza, de que as dificuldades e as barreiras que aparecessem em sua vida, seriam vencidas pelo poder de Deus.
 
Quando estamos atribulados, as nossas escolhas e decisões, tendem ao fracasso. Quando estamos assim, pecamos, porque deixamos de crer no poder de Deus, e isso mostra a falta fé.

A Paz de Deus, tem que ser o árbitro em todas as nossas escolhas e decisões. A palavra diz, que Paz de Deus guardará os nossos corações e mentes em Cristo Jesus Fp 4:5-7.
5 Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor. 6 Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. 7 E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.
 
Portanto, como cristão, líder, discípulo, servo do Deus vivo, use desses 3 (três) aspectos, que Josué usou em todas as escolhas e decisões que você precisar tomar:

1º Não se deixe levar por palavras negativas.
2º Saiba quem você é em Deus.
3º Tenha paz em seu coração.
 
Veja, que Jesus deu uma orientação também aqui, em Lc 10:38-42.
38 Indo eles de caminho, entrou Jesus num povoado. E certa mulher, chamada Marta, hospedou-o na sua casa. 39 Tinha ela uma irmã, chamada Maria, e esta quedava-se assentada aos pés do Senhor a ouvir-lhe os ensinamentos. 40 Marta agitava-se de um lado para outro, ocupada em muitos serviços. Então, se aproximou de Jesus e disse: Senhor, não te importas de que minha irmã tenha deixado que eu fique a servir sozinha? Ordena-lhe, pois, que venha ajudar-me. 41 Respondeu-lhe o Senhor: Marta! Marta! Andas inquieta e te preocupas com muitas coisas. 42 Entretanto, pouco é necessário ou mesmo uma só coisa; Maria, pois, “escolheu” a boa parte, e esta não lhe será tirada.
                                                                                                     
 
Faça como Maria, escolha a boa parte!
ESCOLHA HOJE JESUS CRISTO!
ESCOLHA HOJE OBEDECÊ-LO!
ESCOLHA HOJE SER FIEL!
ESCOLHA HOJE, FAZER CÉLULA!
ESCOLHA HOJE, ABRIR SUA CASA PARA UMA CÉLULA!
ESCOLHA HOJE, NÃO SER COMO O POVO, ESCOLHENDO BARRABAS! ESCOLHA JESUS!

QUANDO ESCOLHEMOS FICAR EM CASA, CANSADO, NÃO FAZER A OBRA, NAO VIR A CULTOS, ESTAMOS ESCOLHENDO BARRABAS, E GRITANDO; CRUCIFICA-O. TEMOS QUE DAR TESTEMUNHO, POIS SOMOS LÍDERES!
 
Qual tem sido as nossas escolhas? As coisas do mundo ou as coisas de Deus? Tem sido Jesus Cristo ou Barrabás?

Note, que Josué foi bem sucedido, porque fez as escolhas certas!
 
AMEM!

Alameda Contorno, Nº 1842, Qd. 52, Lt. 13 e 14 - Jardim Santo Antonio - Goiânia-GO CEP: 74.853-120 Telefone: (62) 3922-3812
Segunda a sexta - 8 hs às 12 hs e 14 hs às 17 hs
Net Suprema