TEMA 2024: A IGREJA SE MOVENDO NO PODER DO ESPÍRITO.
image

VENCENDO O MEDO

(versão utilizada RA)
Mt 14:22-33.

22 Logo a seguir, compeliu Jesus os discípulos a embarcar e passar adiante dele para o outro lado, enquanto ele despedia as multidões. 23 E, despedidas as multidões, subiu ao monte, a fim de orar sozinho. Em caindo a tarde, lá estava ele, só. 24 Entretanto, o barco já estava longe, a muitos estádios da terra, açoitado pelas ondas; porque o vento era contrário. 25 Na quarta vigília da noite, foi Jesus ter com eles, andando por sobre o mar. 26 E os discípulos, ao verem-no andando sobre as águas, ficaram aterrados e exclamaram: É um fantasma! E, tomados de medo, gritaram.27 Mas Jesus imediatamente lhes disse: Tende bom ânimo! Sou eu. Não temais! 28 Respondendo-lhe Pedro, disse: Se és tu, Senhor, manda-me ir ter contigo, por sobre as águas. 29 E ele disse: Vem! E Pedro, descendo do barco, andou por sobre as águas e foi ter com Jesus. 30Reparando, porém, na força do vento, teve medo; e, começando a submergir, gritou: Salva-me, Senhor! 31 E, prontamente, Jesus, estendendo a mão, tomou-o e lhe disse: Homem de pequena fé, por que duvidaste? 32 Subindo ambos para o barco, cessou o vento. 33 E os que estavam no barco o adoraram, dizendo: Verdadeiramente és Filho de Deus!

Para Deus realizar o que Ele deseja aqui na terra, Ele está levantando uma geração de discípulos e líderes que sejam apaixonados por Ele. Mas, primeiro, Ele precisa tirar um obstáculo muito grande de nós, chamado MEDO.

Na Bíblia está escrito “não temas” 365 vezes.

A Bíblia nos conta que vinte e três mil homens compareceram para lutar com Gideão, porém só trezentos lutaram, o restante a Bíblia descreve que “estavam tremendo de MEDO”.

A palavra medo provém do termo latim “metus”. Trata-se de uma perturbação angustiosa perante um risco ou uma ameaça real ou até mesmo imaginária.                   
 
Três coisas que o medo faz:

1º O medo paralisa.
2º O medo confunde.
3º O medo freia a fé.                                                              

Vejamos algumas coisas de cada um desses itens.
 
1º O medo paralisa.

Você pode até parar por um instante, mas você tem que continuar sua caminhada.

O Medo é derrota antecipada. Portanto, ter medo é bem diferente de ter temor ao Senhor.

Temer ao Senhor é respeitá-lo e reverenciá-lo, reconhecendo a sua grandeza e santidade.

O "temor a Deus" não é ter medo ou fugir DEle, é antes respeitá-lo.

(versão NLTH)  Pv 14:2

2 O que anda na retidão teme ao Senhor, mas o que anda em caminhos tortuosos, esse o despreza.
 
I Jo 4:18
18 No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor.

Portanto, o medo paralisa.

Agora, quando realmente amamos, lançamos fora o medo, porque temos muito zelo no trato com as pessoas, passamos a nos policiar, para dar testemunho daquele que Reina, pois somos chamados por Ele, e que maiores obra ainda faríamos em nome dEle.
 
 
2º O medo nos confunde.

Por causa do medo, aqueles 12 discípulos dEle, confundiram Jesus com um fantasma.

Portanto, quando temos MEDO, é como se o inimigo colocasse um óculos em nossa vida, que com certeza, faria você enxergar as coisas de um jeito diferente de Deus. Mas hoje, Deus quer tirar esses óculos embaçados e colocar os óculos do Espírito Santo, para que possamos enxergar as coisas do jeito dEle, Mc 8:22-25.
22 E chegou a Betsaida; e trouxeram-lhe um cego, e rogaram. 23 E tomando o cego pela mão, levou-o para fora da aldeia; e cuspindo-lhe nos olhos, e impondo-lhe as mãos, perguntou-lhe se via alguma coisa. 24 E levantando ele os olhos, disse: Vejo os homens; pois os vejo como árvores que andam. 25 Depois tornou a pôr-lhe as mãos nos olhos, e levantando ele os olhos, ficou restabelecido, e viu distintamente a todos.

- Não deixe a tua visão ser confundida.....
 
 3º O medo freia a fé.

Medo é a certeza de que vai dar errado, ou seja, é o oposto da fé, que acredita mesmo que as circunstancias estejam dizendo o contrário.

O medo é o pai da incredulidade. Mas, note, que o medo entra na nossa vida, por 2 portas:

* Porta 1: As experiências ruins de outras pessoas. Não aceite as frustrações e os medos dos outros na sua vida.Você nasceu para vencer!

* Porta 2: Suas experiências ruins do passado. Não é porque você fracassou em alguma tentativa que agora tudo vai ser um fracasso. Deus continua querendo te abençoar, não deixe que o medo te impeça de receber.
 
Uma coisa é certa, Deus quer que sejamos menos medrosos e mais ousados.

Não deixe que seus medos tomem o lugar dos seus sonhos.

Medo é uma questão de foco: enquanto você olha para Jesus, o medo some. Mas enquanto você olha para o medo, Jesus some.
 
A pergunta é: Para onde você está olhando? Onde está o seu foco? Será que não está em seus medos? Ou no Senhor que está acima dos medos, acima das tempestades, o Senhor de tudo?

Amém, creio no poder que opera em sua chamada.

A hora faz com que vcs sejam honrados.

Honra a Deus, com os princípios deixado escrito em sua palavra.

Honra a Igreja, honre o anjo da igreja e você será bem sucedido pela terra. Ao contrário disso é desonrra, e o medo a derrota o mau se estabelece.

Hoje, nesse discipulado, Deus te chama a colocar suas emoções em dia.

Deus abençoe! Beijo no coração!

Alameda Contorno, Nº 1842, Qd. 52, Lt. 13 e 14 - Jardim Santo Antonio - Goiânia-GO CEP: 74.853-120 Telefone: (62) 3922-3812
Segunda a sexta - 8 hs às 12 hs e 14 hs às 17 hs
Net Suprema