TEMA 2024: A IGREJA SE MOVENDO NO PODER DO ESPÍRITO.
image

SINAIS QUE MOSTRAM O CAMINHO QUE ESTAMOS SEGUINDO

DISC. ALGUNS SINAIS QUE NOS MOSTRAM O CAMINHO QUE ESTAMOS SEGUINDO...
 
Nós sabemos que sinais são marcas, indícios, vestígios que nos indicam alguma coisa em nossas vidas.

Por exemplo: Os sinais de trânsito nos indicam coisas que devemos ou não devemos fazer!

O sinal vermelho indica que devemos parar. O Sinal amarelo indica que devemos ficar alerta. O sinal verde indica que devemos seguir. 
 
Da mesma forma que estes sinais físicos existem, sabemos que existem sinais espirituais, muito claros em nossas vidas, que indicam para nós como está a nossa vida espiritual.

Portanto, precisamos estar atentos a estes sinais, porque eles indicam como anda a nossa vida com Deus. Ou seja, se detectarmos esses sinais em nossas vidas, nós podemos identificar claramente se estamos em um caminho de vida ou em um caminho de morte. E quando temos esse entendimento e sensibilidade, saberemos identificá-los, porque as suas consequências podem nos levar a caminhos de derrotas.

Na maioria das vezes, nós conhecemos estes sinais, mas os ignoramos. E esses sinais sendo ignorados, nos trazem muitos males.

Portanto, para você entender melhor: se nós estivermos dirigindo, e ignorarmos um sinal vermelho em um sinaleiro e ultrapassar, corremos um grave risco, ou até acidentamos, tudo, porque ignoramos um sinal vermelho no trânsito.

Por que? Nós somos inteligentes, sabemos que sinais são colocados para serem respeitados. Porque, sinal que não é respeitado, que não é notado, que é ignorado, pode sim, nos levar a ter acidentes, que podem nos levar até a morte.
Não é verdade?!
 
Portanto, hoje veremos 8 sinais, ou 8 vestígios, ou 8 marcas de alerta, que nos mostram, se estamos no caminho certo ou errado em nossas vidas. Hoje iremos identificá-los, e veremos se estamos no caminhos que nos leva a vitória ou de derrota.

Portanto, se você identificar algo que está no caminho da derrota, mude imediatamente!!

SINAL 1

Quando a disciplina espiritual não está fazendo parte do nosso dia, como ler a palavra, orar com entendimento e jejuar, com certeza, esses sinais são os mais importantes, que nos mostram que quem não tem essa disciplina, está num caminho errado e que precisa fazer o retorno imediatamente ao caminho certo.

Portanto, é um sinal que devemos nos analisar como crentes, com líderes, como quem Deus chamou para um propósito, que deve ser analisado, dia a dia. Ou seja, entenda que para termos êxito em todas as áreas das nossas vidas, nós precisamos desejar esses sinais divinos ativos, em nossas vidas. Porque, como cristãos, esses sinais, como oração, leitura da palavra e jejum, são sinais básicos na vida de um cristão.
 
Portanto, entenda que a leitura da Bíblia e a oração, precisam estar presentes todos os dias em nossas vidas. Seria como o arroz e feijão da vida espiritual.

Eu faço uma pergunta: Só isso adianta? Não!! Porque ninguém vive só de arroz e feijão.

Um cristão de êxito tem que ter uma alimentação equilibrada, arroz, feijão, carne, salada etc. Assim é nossa vida espiritual, ela precisa estar em um constante avanço, com disciplinas espirituais, perante o Senhor, com uma cadeia de alimento completo.

Portanto, um dos sinais de que estou no caminho certo, é quando eu estou alimentando bem o meu espírito, a minha alma e o meu corpo. Esse primeiro sinal mostrará se você está trilhando no presente ou estará no futuro, um caminho de vitória ou da derrota, portando, é preciso vigiar.
 
 
SINAL 2

Precisamos notar o que está acontecendo mais em nossas vidas: as derrotas para o pecado ou as vitórias sobre a nossa carne.

Todos nós sabemos que nós devemos lutar contra o pecado diariamente. Mas, um sinal fortíssimo de que a vida com Deus não vai bem, é quando o pecado nos vence com facilidade. 
 
Como saber? Facil!! Quem está vencendo mais em nossa vida, a palavra da verdade, ou os princípios velados da palavra. Porque se for o pecado, as mentiras, brigas, as murmurações, o mau testemunho, ignorância, a raiva, as brigas, as gritarias, o não cumprir princípios da palavra, a desonra, a desobediência etc, estiver tendo vitória, são esses, sinais terríveis, de que iremos pagar o preço. Mas se os vencermos seremos vitoriosos em tudo.
 
Como esses sinais estão sendo detectados em suas emoções aí? Você está sendo mais vitorioso do que derrotado, ou mais derrotados do que vitoriosos.
 
Como você está detectando isso? Porque creio, que é Deus te mostrando quem está vencendo em sua vida, que sua caminhada. Às vezes, estamos em nossa caminhada, e ja não notamos mais.

Portanto, Deus hoje, está te mostrando como você está espiritualmente. 
 
Não responda: Mas, até aqui, quais são os sinais mais evidentes em sua vida?. Você está se sentindo forte ou fraco espiritualmente?  Porque conforme o sinal que você estiver identificando em sua vida, é Deus te mostrando um sinal de “falta de alimentação espiritual”, causado por você mesmo e não por Ele. 
 
Portanto, lutar contra o pecado não é estar no caminho errado! Mas, ser vencido pelo pecado constantemente é o caminho errado e é sinal também de que alguma coisa não vai bem na sua vida.
 
Quem é derrotado pelo pecado, não tem uma vida de êxito, sempre estará em pendências.
 
O pecado, seja qual for o nível, deve ser dominado por você!                                                                                        
 
Deus disse assim a Caim, quanto ao seu pecado, (versão utilizada RA) Gn 4:6-7.

6 Então, lhe disse o Senhor: Por que andas irado, e por que descaiu o teu semblante? 7 Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo.
 
Portanto, o pecado passa na mente, vem nas emoções, nos pensamentos e é um sinal de que a derrota está muito perto, de que todos têm falhas, mas cabe a cada um dominar.

Na realidade, quem não está vigilante, já nem nota mais que deve lutar contra esse mal. Que sinal você tem identificado até agora em sua vida?  Você tem mais vitórias ou mais derrotas?

Que caminho você tem seguido? O da vigilância ou nem estava mais notando?
 
 
SINAL 3

Tem pessoas que arruma muitas desculpas para não andar nos caminhos de Deus.

Paulo diz em Rm 10:17

17 E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo.

Geralmente, quando não temos paciência para ouvir a palavra de Deus, ou se deixarmos quaisquer pessoas serem usadas irreverentemente para te impedir de ouvir a palavra de Deus, porque onde estiver um ou dois em nome dEle, Ele está, e quem quer roubar a palavra de Deus é o diabo, é um sinal de que precisamos ver como está esse caminho em nossa vida!!!

Hummm é mesmo, eu não tenho conseguido ouvir, o fulano vem sempre conversar comigo etc. São sinais de caminho de derrota, que às vezes pode estar acontecendo e você não está notando.

São sinais, de que facilmente essas pessoas estão perdendo a presença de Deus. E diante de você identificar isso em sua vida, (se tem acontecido) lembre-se que pode ser um sinal de Deus hoje, te avisando que você pode estar no caminho da derrota espiritual. E geralmente, esse caminho da derrota, começa em nossos pensamentos, com um descompromisso com o chamado, de que deveria ser de testemunho, mas não está sendo.

Passamos a ser flechados por pensamento, que nos assolam em nosso chamado assim: Deixe que os outros façam, os outros que precisam ouvir, há eu estou loco para ir embora, já vim aqui, Deus está comigo etc.
 
Portanto, um crente fortalecido em Cristo e na doutrina dos apóstolos, sempre buscará ânimo para andar no caminho estreito.

Em At 2:42-47, mostra o caminho dos convertidos na Igreja primitiva. 
 
Mas, o sinal ao contrário, nos mostra o crente cambaleando, com grande desânimo, onde podemos ver o sinal, que ele(crente) começa a arrumar desculpas para não fazer o que se deve fazer, para não andar no caminho e na vontade de Deus. 
 
Quando chega a esse nível, é porque está havendo um sinal de distanciamento de Deus, e de uma grande derrota na vida da pessoa.
 
O desânimo, só vem, por falta de contato com o Senhor, falta de intimidade com o Senhor, e é onde a pessoa começa a dar lugar, para a “malandragem” para arrumar desculpas, para amenizar os seu erros.

Na realidade, nós sabemos, que esse desânimo vem na pessoa por causa do maior contato dela com a carne, com o mundo e com o Diabo, do que com Deus.

Hoje Deus nos mostrou, esse terceiro sinal do caminho da derrota, que uma pessoa, pode estar trilhando. Se existe algum sinal desses em sua vida, arrependa-se, e volte para aquEle que tem vida e vida em abundância para você.

SINAL 4

Esse sinal é quando a pessoas começa a se isolar da igreja.

Nós como líderes, precisamos saber, e estar bem claro dentro de nós, que a Igreja é o ajuntamento dos salvos, dos que professam a fé em Jesus Cristo, e que a Igreja tem papel fundamental na vida do crente que anda no caminho da vitória. 
 
O crente verdadeiro foi chamado por Jesus para ser Igreja, para fortalecer e ser fortalecido na Igreja. Mas, sem o seu investimento na vida com Deus, essa pessoa, está nos mostrando, um grande sinal de que sua vida está indo de mal a pior.  Por que? Porque a sua vontade de não se envolver em trabalhos da Igreja, em evangelização, em servir, ser sal e luz em meio ao mundo, é o sinal claro, de um caminho futuro para destruição. 

Como podemos ver esse sinal, em nossas vidas? É quando notamos que a pessoa se fecha em um grande egoísmo e só vê a si mesmo. Isso é terrível é extremamente reprovável, perante Deus.

Cuidado com os sinais de que você pode estar se desviado do seu chamado.  A humildade precede a honra.

SINAL 5

Um dos sinais que Deus detesta, é quando a pessoa ou o crente, começa a procura defeitos em tudo.

Geralmente, essa pessoa tem áreas em sua vida que estão derrotadas, e no lugar da cura, esse lugar é preenchido por suas críticas destrutivas.
 
Ela não consegue se ater ao que é bom, antes, procura sempre achar algum defeito, e se não conseguir achar, ela mesma inventa um defeito. 
 
Geralmente, este é um sinal de uma amargura no coração, de uma distância de Deus, por alguma decepção.
 
Precisamos ter entendimento, que uma crítica construtiva é importante para o crescimento de todos, porém, “uma pessoa que está longe dos caminhos do Senhor, faz da crítica, uma espada para ferir, e não uma ferramenta de construção”. E essa pessoa agindo dessa forma, passa a andar no caminho da derrota e não da vitória, porque está plantando.
 
 
SINAL 6

Pessoas que não investem tempo, energia e recursos no Reino de Deus, vamos ver que Jesus deixou bem claro em Sua palavra, que Seus servos seriam pessoas que buscariam em primeiro lugar o Reino de Deus em Mt 6:33.

33 buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. 
 
Portanto, um grave sinal que nos mostra que alguém está andando em caminhos de derrota, é quando não existe essa busca do Reino de Deus como uma prioridade na sua vida. Ainda mais se temos uma posição de destaque na Igreja, porque ou damos testemunho ou não.

Um sinal muito ruim é quando sabemos que podemos nos esforçar para dar esse testemunho, mas não o fazemos, e de Deus não se zomba, é quando não se investe quase nada de tempo em prol do reino de Deus, que deveria ser investido.

Geralmente, esse sinal, é quando essa pessoa na qual Deus a chamou, não se dispõe mais a fazer que que deveria, começa a ficar estagnada, não tira um centavo do bolso para ajudar em nada, e nem para investir no próprio crescimento espiritual seu e do próximo, o seu tempo, começa a ficar comprometido.
 
SINAL 7

É quando a pessoa acha que tudo está bem e que nada precisa mudar.

A pessoa que está no caminho da derrota, e que se identificou com vários dos sinais acima que eu citei em si mesma, e ainda acha que tudo está bem e que, na verdade, ela está no controle da situação e que a situação não está tão ruim assim. E essas pessoas acham que não precisam tomar nenhuma atitude concreta para mudar de vida. Esse é o pior sinal de todos, pois só consegue mudar, quem consegue dar o braço a torcer de que tem algo a mudar. 
 
Os derrotados nunca assumem seus erros e nem estão dispostos a usar a humildade para reconhecer que erraram e que precisam mudar. Preferem dar “razão” e permanecer no caminho da derrota, presente ou futura, a serem humildes, e tentar buscar a trilhar o caminho da vitória e de vida e vida em abundância.

Geralmente, já estão tão cheios de si, que passam a ser  cheios de desculpas, preferindo a desonra do que a honra.
 
SINAL 8

Há um sinal de que podemos ser mais do que vitoriosos. É preciso ter humildade de coração e se prostrar diante do Senhor, se dispondo a trabalhar para que situações ruins mudem, conquistando essa geografia interior. A fe vem pelo ouvir.......
 
Um dos sinais de que você está voltando para os caminhos do Senhor, é quando começa a cair em si, de que algo está errado e você começa a tomar providências concretas sobre o que está errado. 

Este é o sinal que Deus quer ver em nós, pois é o sinal de que Deus pode confiar em você!

Você foi chamado para ser mais do que vitorioso. Lembre-se disso!

Quais os sinais que você precisa dizer ao senhor:  Me ajude, me perdoe, eu quero mudar, eu quero lhe honrar, as portas do inferno não prevalecerão sobre mim.
 

 

Alameda Contorno, Nº 1842, Qd. 52, Lt. 13 e 14 - Jardim Santo Antonio - Goiânia-GO CEP: 74.853-120 Telefone: (62) 3922-3812
Segunda a sexta - 8 hs às 12 hs e 14 hs às 17 hs
Net Suprema